Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como melhorar o trabalho em equipe? 3 estratégias

como melhorar o trabalho em equipe

Um dos segredos para o bom desempenho de uma empresa é saber como melhorar o trabalho em equipe. No meio corporativo, nada é feito sozinho, e conseguir construir um time unido fará a diferença nos resultados de uma organização. 

Mesmo que realizem as mesmas tarefas, os colaboradores têm pontos fortes e habilidades diferentes, mas a convivência nem sempre é fácil e pode gerar atritos na realização das tarefas. 

Por outro lado, quando o grupo está alinhado e sabe que pode contar com os colegas, o trabalho flui melhor e todos têm a oportunidade de se desenvolver. 

A importância do trabalho em equipe

Em um time, assim como nos esportes, é por meio do esforço coletivo e da dedicação de cada um que se vence. A comparação pode parecer clichê, mas ter um clima organizacional ruim e não ser capaz de compartilhar dificuldades ou ideias com os colegas pode afetar o desempenho individual, aumentar as discordâncias e transformar o ambiente de trabalho em um lugar hostil. 

Esse clima pode, inclusive, afetar outras áreas e pior, transparecer para os clientes, que irão notar a ineficácia da equipe.

Saber desenvolver um grupo que trabalha unido permite que os colaboradores estreitem laços e prezem pela colaboração. Assim, também ficam mais satisfeitos com suas ocupações, o que diminui o turnover e aumenta a produtividade. 

Criar uma equipe motivada permite que cada um desperte o melhor em si, valorizando seu próprio trabalho e conhecendo seu potencial. Aumenta também o sentimento de pertencimento, pois cada um se sentirá acolhido e à vontade para compartilhar sugestões, propor inovações e ser proativo em seu dia a dia. 

O papel do líder 

As pessoas agem pelo exemplo, portanto para ter um bom desempenho na equipe, a ação deve partir do líder e da empresa em geral. Promover um time unido deve fazer parte da cultura da organização, pois aspectos que devem ser estimulados, como a empatia, devem partir de outras áreas também. 

Só assim os indivíduos se sentirão estimulados a replicar essas atitudes com colegas. Portanto, trata-se de um ciclo que envolve toda a empresa desde as funções mais altas dentro da organização hierárquica, espalhando-se por todos os setores. 

Entenda qual o papel do líder ao promover o trabalho em equipe:

Planejamento

Os colaboradores se sentem mais seguros e focados quando sabem exatamente para onde devem ir. Isso depende de um bom planejamento, que permita que a equipe visualize o que deve fazer, e como a atuação de cada um impacta o trabalho do outro. 

Deixar isso claro faz com que todos saibam quais são as prioridades de cada um, além dos prazos de entrega. Também permite delegar as tarefas adequadamente, com foco no que cada um faz melhor, dando autonomia para a equipe realizar as tarefas.

Oferecer valor

As pessoas trabalham mais motivadas quando veem valor no que fazem, mas em alguns casos isso não é fácil de ver. Quem trabalha na concepção de um produto, por exemplo, tem em mente que precisa inovar e atender o mercado e que a criação deve vender. 

Mas e quem não atua com a criação ou equipe de vendas? Talvez não seja tão simples entender o papel de cada um para o sucesso da organização, mas o líder deve ser capaz de indicar para as equipes a importância do que fazem dentro do ecossistema da organização. 

Realizar treinamentos

Algumas dinâmicas em equipe podem parecer desagradáveis, portanto não é qualquer atividade que ajudará a unir a equipe. Pessoas mais introspectivas, por exemplo, não se sentirão à vontade fazendo um exercício onde devem falar pelo grupo. 

Mas propor uma atividade tendo em mente o perfil das pessoas ajudará a integrá-los, permitindo que se conheçam melhor e aprendam quais são as habilidades que se destacam no colega. 

Como tornar a equipe mais unida? 

Além dessas atitudes que devem partir do líder, existem ações que podem ser praticadas por todos para fazer com que o trabalho em equipe flua melhor. Para os colaboradores, essa é uma importante habilidade para desenvolver, sendo útil para seu desenvolvimento profissional. 

Veja as atitudes que devem ser reproduzidas por todos para ter uma equipe mais unida:

1 – Paciência

Ninguém vai realizar determinada tarefa como você. Alguns podem não ser tão bons, outros podem ser melhores. Entender isso ajuda a ter mais paciência ao lidar com o outro. 

Isso serve também para opiniões conflitantes. Por mais firme que alguém esteja em seu posicionamento, é possível que tenha que comprometer um ponto de vista pelo bem da equipe. 

Portanto, a paciência é necessária para evitar atritos e ser capaz de tomar decisões pensadas, não falar algo que vai se arrepender e prejudicar o grupo. 

2 – Empatia e respeito

Respeitar os outros é a regra básica, mas uma equipe unida deve desenvolver empatia. Conhecer melhor os colegas permite entender suas histórias, experiências de vida e trabalho, e oferecem uma visão sobre quem eles são profissionalmente. 

3 – Boa comunicação

Manter um diálogo aberto com as pessoas é a única forma de fortalecer uma equipe. Poder falar sobre seus desafios e dificuldades sem ser julgado e desmerecido faz com que a pessoa se sinta aliviada e estimulada para mudar as coisas. 

Permite que, ao invés de falar mal pelas costas, as pessoas se ajudem frente a frente, criando um ambiente mais alegre. 

O trabalho em equipe é tão importante que começamos a desenvolvê-lo ainda na escola. Saber lidar com as diferenças e fortalecer os laços é o que permitirá que o grupo apresente uma solução coesa e resultados melhores. 

Os profissionais que buscam aperfeiçoamento profissional e querem desenvolver novas habilidades comportamentais como essa devem seguir estudando e buscando uma especialização, como a pós-graduação Anhanguera

Assim, são capazes de ampliar seu conhecimento dentro da área de atuação, além de desenvolver competências como melhorar o trabalho em equipe. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades