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Tendências e Inovação

Como melhorar a visibilidade no Instagram? Confira!

mulher com celular na mão para ilustrar texto sobre como melhorar a visibilidade no Instagram

Em plena era das redes sociais, quem não é visto, não é lembrado. E é com isso em mente que muitas marcas apostam nessas plataformas para alcançar cada vez mais público, uma vez que a internet não tem limites e pode abraçar o mundo inteiro. Mas como melhorar a visibilidade no Instagram? O que fazer para obter o tão desejado engajamento?

Atualmente, a própria plataforma disponibiliza recursos para ajudar as contas que a utilizam para se conectar com o público, como o Instagram para Empresas, que pode ser utilizado para gerar leads, aumentar o valor da marca e impulsionar as vendas.

A princípio, vale entender como funciona o alcance do Instagram, enquanto métrica. Basicamente, consiste no número total de usuários que visualizam o conteúdo, e contempla não apenas os seus seguidores, como também um público geral, com o qual ainda não se está conectado.  

Também é importante compreender que não adianta apenas criar a conta e esperar que as pessoas chegarão organicamente sem muita dedicação. É primordial atrair o público e, para isso, é preciso investir em uma estratégia. Mas não se desespere: temos algumas dicas do que você pode fazer para atrair cada vez mais pessoas. 

Como melhorar a visibilidade no Instagram?

Além da própria métrica de alcance, você pode prestar atenção em outras métricas de relatório do Instagram, como número de seguidores e compartilhamentos. Acompanhar esses números constantemente vai fazer com que você entenda melhor sobre o que está acontecendo em sua conta e se está crescendo ou não.

Existem ferramentas próprias para observar e registrar essas mudanças de alcance, o chamado Instagram analytics, que podem dar uma luz sobre como aumentar a visibilidade do Instagram. 

1 – Aproveite as ferramentas de análise

A ferramenta de análise padrão do Instagram se chama Instagram Insights, e fica disponível quando você cria uma conta profissional. Por isso, inclusive, o primeiro passo para ser criador de conteúdo, ou para investir na conta de sua marca, é torná-la profissional.

O Instagram Insights fornece os principais dados demográficos de seus seguidores e o desempenho de suas postagens e campanhas, mas de maneira muito superficial. No entanto, já é suficiente para indicar os horários de pico e os dias em que seu público consome mais na rede social em questão. Também mostra quais são as postagens mais populares, além de disponibilizar um resumo das impressões e do alcance da sua conta.

2 – Acompanhe os horários

Como já deu para perceber, os horários são importantes na hora de produzir conteúdo.  Com isso, descubra quais dias da semana e horários os seus seguidores estão mais ativos, para que então planeje o conteúdo nesses horários em especial. Se o seu conteúdo for postado aleatoriamente, pode não chegar na quantidade de pessoas que você pretende alcançar.

3 – Seja ativo nos stories

Quanto mais ativa a sua empresa for nos stories, melhor. Justamente por conta do caráter espontâneo e mais simplificado dos stories, é uma oportunidade de ouro para se aproximar do seu público e conquistá-lo, de uma forma mais humana que as postagens do feed, por exemplo.

Sempre que você posta um story, a conta fica aparecendo para os usuários, e aqui vale aquele lema que dissemos em cima: quem não é visto, não é lembrado. Faça com que sua conta seja vista sempre, porque a ausência total de stories faz com que você se distancie da rede social. E o bom é que esse conteúdo dos stories não precisa ser muito elaborado. Pelo contrário. 

4 – Aproveite todos os recursos

Esteja presente em todos os recursos do Instagram: além dos stories, faça também os reels, publique no feed, utilize os destaques e as transmissões ao vivo. Quanto mais versátil for a sua conta, mais chances de você angariar público.

Os destaques dos Stories permitem que o conteúdo já postado seja fixado no perfil, assim não some por 24h. É ideal para postar informações pertinentes sobre a sua marca, como ações já feitas e FAQ.

5 – Estude sobre redes sociais

As redes sociais já deixaram de ser puro entretenimento para se tornar um assunto comercial pertinente, e como tal, para aproveitá-las ao máximo, você precisa estudá-las. Para isso, existem vários cursos. Com uma pós Anhanguera, por exemplo, você consegue descobrir como melhorar a visibilidade no Instagram, além de várias outras estratégias.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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