Posso mandar mensagem para o recrutador depois da entrevista?

posso mandar mensagem para o recrutador depois da entrevista

Participar de entrevistas de emprego sempre desperta um certo frio na barriga, não é mesmo? Os candidatos ficam nervosos para saber se foram bem, avançaram para as próximas etapas e podem sonhar com uma aprovação. Então, se você está se perguntando “posso mandar mensagem para o recrutador depois da entrevista”, saiba que você não é o único.

Boa parte dos profissionais ficam aflitos para descobrir como foi o seu desempenho, e a vontade é de pegar o celular e mandar uma mensagem imediata para o entrevistador. Porém, será que essa é mesmo a melhor abordagem? Os recrutadores aceitam esse tipo de iniciativa? Você corre o risco de se “queimar” no processo seletivo por conta dessa ação?

Hoje você vai descobrir tudo isso, ficando tranquilo para saber como agir e garantir as melhores estratégias para cada etapa da busca por uma nova oportunidade profissional.

Posso mandar mensagem para o recrutador depois da entrevista?

Em primeiro lugar, saiba que não há problemas em entrar em contato com o recrutador após a entrevista. Na realidade, é completamente normal e recomendado que você continue falando com o entrevistador depois dessa primeira conversa. Essa abordagem mostra que você está interessado, reforça a sua participação e faz com que o seu nome fique “fresco” na mente dos profissionais de RH.

Contudo, o segredo está em acertar a melhor maneira de fazer isso. Existem algumas formas específicas para abordar os recrutadores. Dessa maneira, você garante que está deixando uma ótima impressão e não corre o risco de comprometer a sua participação.

Então, não perca tempo e veja todas as nossas dicas na lista que elaboramos abaixo.

Como falar com o entrevistador? 4 dicas para não errar

1 – Tire suas dúvidas sobre as etapas do processo durante a entrevista

O mais importante é lembrar que uma boa abordagem após a entrevista começa na entrevista em si. Durante a conversa, vale a pena tirar todas as suas dúvidas e já questionar sobre os próximos passos.

Por exemplo, pergunte quando entrarão em contato para falar sobre a próxima fase e quem vai fazer isso. Também é relevante questionar qual a urgência da empresa para a vaga e em quanto tempo você deve esperar um contato, independente do teor da informação.

Dessa forma, você poderá organizar um cronograma na sua cabeça, entendendo o melhor momento para entrar em contato novamente ao longo das semanas seguintes.

2 – Entre em contato até 24 horas após a conversa para agradecer pela oportunidade

Independentemente do caso, uma boa prática é entrar em contato com o recrutador nas primeiras 24 horas após a entrevista. Aqui, a ideia principal é agradecer pela oportunidade e pelo tempo para a entrevista.

Porém, essa também é a sua chance de refrescar a memória do entrevistador, reforçar o seu interesse pela vaga, se colocar à disposição e deixar claro que você não está brincando: você realmente quer essa posição.

Para isso, mantenha o padrão das comunicações anteriores. Incluindo plataforma, estilo de mensagens e maneira de contatar o recrutador. Por exemplo, se tudo estava sendo organizado por e-mail, essa não é a hora de mandar uma mensagem por WhatsApp.

3 – Volte a enviar uma mensagem para solicitar um feedback

Já se passaram alguns dias ou semanas das datas esperadas, e você não recebeu nenhum contato da empresa? Então vale a pena, sim, voltar a se comunicar com o recrutador. Aqui, o caminho ideal é o do feedback. Use os canais de comunicação que já estavam sendo utilizados para pedir um retorno sobre a sua participação.

Você pode relembrar que participou do processo seletivo e gostaria de saber se a empresa já tem uma posição e tomou uma decisão sobre o candidato escolhido. Não se esqueça de ser bastante educado, polido e profissional para fazer essa abordagem. Por mais que ela seja completamente normal, a maneira como você falará vai fazer toda a diferença.

4 – Não insista: o silêncio pode já ser uma resposta

Infelizmente, nem sempre todos os desfechos serão como esperamos. Assim, caso você não tenha uma resposta nos próximos dias, saiba que insistir não é o melhor caminho. O silêncio também pode nos dizer muitas coisas, e a principal delas, nesse cenário, é que você fez tudo o que podia.

Agora, cabe ao recrutador oferecer uma resposta. Talvez a empresa esteja prestes a definir o candidato, e não queira dar mais detalhes por conta disso. Muitas vezes, o processo seletivo pode atrasar e o recrutador fica sem tempo para comunicar a todos.

Ou, com pesar, pode ser que você não tenha sido escolhido e a companhia não tenha uma cultura de transparência, comunicando a todos os participantes o fim do processo. Infelizmente, isso também pode acontecer.

Então, além de saber a resposta para “posso mandar mensagem para o recrutador depois da entrevista”, vale a pena saber que o ideal é reforçar o seu currículo com os cursos de pós-graduação EAD Anhanguera. Dessa maneira, você vai construir um perfil profissional diferenciado, capaz de chamar a atenção de qualquer entrevistador daqui para frente.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!