Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Mentalidade de sucesso: 7 estratégias para alcançá-la

mentalidade de sucesso

Para ter uma mentalidade de sucesso, não basta apenas confiar em si mesmo. Claro que isso é muito importante, mas você precisa criar estratégias para alcançar o objetivo que deseja. Ser uma referência na área em que atua e ser reconhecido no mercado de trabalho é um sonho comum, que pode se tornar realidade se você estiver focado nisso. 

Tenha claro que para obter sucesso é preciso adotar alguns hábitos na sua rotina. Sim, pequenas ações podem trazer grandes resultados, por isso, fique atento ao que você pode fazer para se tornar o profissional que deseja. 

Também é importante ter em mente que não existe mágica ou truques para alcançar o sucesso. Para ser um profissional bem-sucedido, é necessário esforço e dedicação. 

Como ter uma mentalidade de sucesso?

Caso não saiba por onde começar, fique calmo. Veja algumas dicas de hábitos que você pode adotar para conseguir alcançar a tão sonhada mente do sucesso. 

1 – Comprometimento e disciplina

Sabe o termo “vestir a camisa”? Pois é, uma pessoa bem-sucedida é aquela que se compromete com o que está fazendo. Ter responsabilidade com seus afazeres do dia a dia é extremamente importante. 

Muitas pessoas ficam com a mente presa no futuro, pensando em como será lá na frente, mas não dá para pular etapas. Para chegar ao seu objetivo final, é preciso caminhar até lá. Então a primeira dica é ser comprometido com seu trabalho e também disciplinado. 

Desta forma, você conseguirá desempenhar bem suas funções e isso te trará uma segurança de que está no caminho certo para ter sucesso na profissão. 

2 – Não tenha medo de mudanças

Muitas vezes, mudar é necessário durante o processo. Essas mudanças podem acontecer por diversos motivos e o importante é não se desestabilizar com isso. O percurso profissional para quem busca crescer é sempre cheio de obstáculos e de altos e baixos. 

Para ter a mente focada no sucesso, é preciso não apenas se adaptar às mudanças, mas também saber gerenciá-las. Quando algo der errado no percurso, pense em como recomeçar, recalcule a rota e siga em frente. Sim, falar é fácil, mas se já tiver em mente que imprevistos podem acontecer, será mais fácil pensar no plano B, C, D, e por aí vai. 

3 – Tenha um planejamento 

O que pode te ajudar a lidar bem com as mudanças que surgirem é fazer um planejamento. Definir metas para o futuro é fundamental para quem busca o sucesso. Isso porque, desta forma, você terá claro na sua mente aonde quer chegar. 

Com isso, se algo te desviar do caminho, ficará mais fácil pensar em que estratégia adotar para recalcular a rota e continuar seguindo seu objetivo. As metas não precisam ser apenas focadas no futuro. Você também pode adotá-las no seu dia a dia para celebrar suas pequenas conquistas. 

Ao começar seu dia de trabalho, anote quais são suas principais obrigações e vai riscando da sua lista assim que for concluindo cada uma delas. Essa é uma forma de você visualizar o quanto está rendendo e o quanto se esforça diariamente. Além de te motivar, essa tarefa fará com que você seja mais organizado no trabalho.

4 – Aceite desafios

Quem almeja sucesso, precisa se arriscar um pouco. Sair da zona de conforto é importante para quem busca crescer, pois é uma forma de aprender algo novo e mostrar que você é, sim, capaz de fazer coisas novas ou, quem sabe, de comandar um projeto.

Isso não significa que você precisa se desafiar a todo momento, mas é importante que você não fique estagnado por receio de falhar. Os erros servem de aprendizados e é comum dar uma derrapada vez ou outra. 

O importante é você estar disposto a encarar desafios. Um bom exemplo é aceitar ficar no lugar do seu chefe durante as férias dele. Recusar ocupar essa posição com medo de falhar indicará para a empresa que você não possui perfil para um cargo de liderança. Resumindo, abrace as oportunidades. 

5 – O que é sucesso para você? 

O exemplo do tópico anterior pode não ser válido se você não almeja subir de cargo. Por isso, é importante se perguntar: o que é sucesso para você? Ter sucesso não é apenas ocupar cargos de liderança. 

Muitos profissionais sonham apenas em ser reconhecidos como excelentes profissionais na área em que já atuam. Por isso, é importante que você se faça essa pergunta e seja sincero na resposta. 

Com a mudança de cargo vem novas responsabilidades e afazeres, por isso, não é algo atrativo para alguns profissionais — principalmente para aqueles que já amam aquilo que fazem. 

Pergunte a si mesmo o que significa ter sucesso para você e qual é seu real objetivo. Isso vai te ajudar a chegar onde você de fato deseja. 

6 – Invista em especialização

Pensando na sua construção pessoal, é importante estar sempre atualizado. Para isso, invista em uma especialização. Além de ampliar seus conhecimentos, você consegue se manter atualizado sobre sua área de atuação. 

A Unopar oferece cursos de MBA que você pode fazer online, o que facilita encaixar os estudos na sua rotina. São várias as opções de cursos, que você pode concluir em 4, 6 ou 10 meses. Fora isso, os valores são acessíveis para você conseguir investir no seu futuro. Conheça as opções e faça sua matrícula.  

7 – Reconheça seus pontos fracos

Durante esse processo, também é importante que você reconheça quais são seus pontos fracos, tanto na questão comportamental quanto em habilidades técnicas. Ter claro o que você precisa melhorar vai te ajudar pensar em estratégias para isso e em que curso fazer caso decida se especializar. 

Para ter uma mentalidade de sucesso, é preciso olhar para o seu perfil profissional de forma franca e honesta, assim, você vai entender o que te impede atualmente de ser um trabalhador ainda mais qualificado. Após essa análise, pense em soluções e as coloquem em prática. Só tome cuidado para não ser muito duro consigo mesmo.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades