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Tendências e Inovação

Método SMART: pratique definir objetivos e metas inteligentes

imagem com método smart

Se você tem um empreendimento, está preocupado porque as metas estão abaixo das expectativas programadas e não sabe como resolver, este artigo chegou na hora certa!

Para entender melhor a prática do Método SMART e suas estratégias infalíveis para alavancar os negócios, é preciso estar ciente sobre sua relevância no desenvolvimento de metas úteis em processos e projetos para uma empresa.

Ora, é de comum acordo que toda organização sempre busca melhorar a produtividade dos colaboradores, otimizar seus resultados e vender mais, não é verdade?

No entanto, nada disso torna-se alcançável sem antes se definir objetivos claros por meio de metas inteligentes baseadas na realidade.

Neste artigo, vamos te mostrar o que é o Método SMART e quais os passos a serem dados em cada etapa de realização para melhorar seus resultados esperados.

Boa leitura!

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O que é o Método SMART?

Como vimos a pouco, o Método SMART refere-se a uma metodologia que auxilia a definir ações e expectativas para maximizar suas chances de alcançá-las.

Assim, ao invés de optar por objetivos vagos, como acontece na maioria das vezes, você aplicará esse conceito direcionando-o a um objetivo específico e atingível dentro de um determinado período de tempo, com marcos identificáveis e uma estimativa de como realizar a meta.

Antes de aprofundarmos o tema, para que você transforme suas metas em S.M.A.R.T. faz-se necessário aprender com exatidão o que significa na prática cada uma de suas letras em inglês a seguir:

  • Specific  (específico)
  • Measurable  (mensurável)
  • Achievable  (alcançável)
  • Relevant  (relevante)
  • Timed  (tempo ou cronometrada)
  • Specific ou Específico

A primeira compreensão para a meta específica do Método SMART está voltada a dois fatores que caminham em paralelo: o nível de clareza e o específico.

Para um melhor entendimento, o nível de clareza é representado simplesmente pelo que é claro e objetivo.

Já o específico, contempla o que é pontual ou cirúrgico.

E para que um objetivo seja eficaz, ele precisa ser específico e responder a perguntas como:

  • O que precisa ser realizado?
  • Por que quer isso?
  • Quem é o responsável por isso?
  • Que passos precisam ser dados para alcançá-lo?
  • Quando pretende realizá-lo?

Refletir sobre essas abordagens ajuda a chegar ao cerne do que você está buscando.

  • Measurable ou Mensurável

A especificidade é um começo sólido, mas quantificar seus objetivos, ou seja, garantir que eles sejam mensuráveis torna mais fácil acompanhar o progresso e saber se ele está dentro do cronograma estipulado.

Logo, para a meta mensurável do Método SMART, observamos dois parâmetros, como no exemplo abaixo:

  1. Qual: qual o volume de público que minha empresa precisa para atrair e realizar uma venda diária no meu e-commerce?
  2.  Quanto: quanto tempo a minha empresa precisa para realizar 100 vendas no meu e-commerce?

Para obter as respostas, veja os seguintes resultados:

  1. Volume de 1 000 clientes diários visitando o e-commerce da minha empresa;
  2. Para realizar 100 vendas, serão necessários 3 meses e 10 dias.

Observe que para você alcançar o volume desejado (metas) é indispensável a metrificação da estratégia, para se obter o resultado esperado, isto é, de 3 meses e 10 dias.

Imagine neste instante, que você bateu o resultado tranquilamente, e a sua estratégia foi um sucesso.

Afinal, você não precisou investir muito dinheiro para alcançar a meta desejada.

Digamos que agora você quer atingir níveis mais altos, e para isso é preciso estimular sua equipe a bater a meta de 200 vendas no mesmo tempo de 3 meses e 10 dias!

Daí eu te pergunto, será que é alcançável?

  •  Achievable ou Alcançável

Entendendo como funciona a estratégia anterior, temos um olhar mais apurado para chegar à meta alcançável do Método SMART.

Na prática, a metodologia destaca que não adianta escolher objetivos difíceis e inalcançáveis, pois isso vai apenas desmotivar a equipe.

Por outro lado, estabelecer e atingir metas alcançáveis proporcionam um aumento de confiança e motivação no trabalho.

Então, para aplicar, de maneira coerente, esse novo patamar dentro da estratégia, é requerido alinhar as expectativas aos resultados, adicionando dois elementos fundamentais para esta métrica, que são:

  • “Base Histórica”: muito indicada para chegar ao resultado esperado;
  • “Opinião dos Gestores”: por apresentarem experiência profissional e diagnóstico mais preciso sobre os resultados.
  • Relevant ou Relevante

Quando falamos em Método SMART, é de referir que nem todos objetivos que podem ser alcançados valem a pena ser estipulados.

Isso porque determinados objetivos não são relevantes para suas necessidades, suas habilidades ou a realidade atual do mercado.

Por isso, quando ouvimos a opinião dos gestores sobre seus diagnósticos que foram aplicados dentro do Método SMART, fica muito mais seguro e relevante traçar uma estratégia técnica que atenda às expectativas alcançáveis.

Sendo assim, o olhar técnico desses profissionais, como no exemplo da análise dos indicadores numéricos sobre a visitação do cliente no e-commerce, ou o valor investido e seus lucros, transforma-se em componentes cruciais para o fortalecimento da empresa e maior alcance de clientes possível.

  • Time based ou Tempo

Para medir adequadamente o sucesso, toda estratégia bem elaborada demanda ter como parceiro de negócio o tempo, para que você e sua equipe saibam como permanecer no caminho certo dentro de um período de tempo designado.

No entanto, quando o tempo, mencionado em nosso caso de meta mensurável, é aplicado ao Método SMART e calculado para se chegar a um resultado tangível de 3 meses e 10 dias, todos os esforços serão direcionados para que sua meta SMART esteja concluída.

De modo igual, isso força você a administrar melhor o seu tempo, e desfrutar de um sentimento de realização quando consegue superar os obstáculos e chegar no ponto que planejou.

Viu só? Saber como definir metas usando o Método SMART só irá ajudá-lo a ter sucesso em atingir metas, não importa quão grandes ou pequenas.

Quais são os benefícios do Método SMART?

Muitas pessoas sonham em ter seu próprio negócio, e é comum desejar que seu negócio prospere.

Afinal de contas, ninguém investe dinheiro sem esperar o seu devido retorno.

Porém, muitos iniciam seu negócio investindo uma quantia em dinheiro, sem ao menos traçar uma meta específica para que ele venha alcançar um determinado resultado.

É aí que entram as inúmeras razões para você aplicar o Método SMART em sua empresa!

E para reforçar o que foi dito em todos os tópicos, deixo algumas dicas para que o seu negócio prospere em segurança.

Uma delas é para que você nunca deixe de monitorar o desempenho de sua empresa, principalmente através de demonstrativos gráficos e relatórios periódicos, de fáceis aplicações e ajustes.

Outra dica é sobre sua equipe de gestores: saiba selecionar bem quem estará te auxiliando nessa empreitada, pois o futuro do seu negócio depende de uma gestão bem capacitada.

Seguindo todas essas recomendações, o Método SMART é muito seguro quando as análises das métricas são diagnosticadas de maneira correta e por profissionais preparados.

Além, é claro, de ser uma ferramenta de inteligência em gestão empresarial, e sua aplicação no setor financeiro preparar sua empresa estruturalmente para atingir níveis mais amplos e sustentáveis.

Curtiu o conteúdo?

Com um exemplo simples, você viu como o Método SMART muda significativamente a maneira como você enxerga seus objetivos e metas inteligentes: ao racionalizar o que você deseja, essa ideia sai do campo abstrato e transforma-se em algo concreto.

Dessa forma, você começa a construção de um caminho e tem maiores chances de alcançar o que almeja.

Autor: Presleyson Lima

Doutorando e Mestre em Sistemas da Informação e Gestão do Conhecimento, Pós-Graduado em MBA Gerenciamento de Projetos, Pós-Graduado em MBA Gestão Comercial, Pós-Graduado em Risco e Compliance, Graduado em Sistemas de Informação e técnico em processamento de dados. Atualmente Sócio-Diretor de Marketing e Comunicação da Prolinx, Diretor da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais, membro da ANPPD® – Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados, Palestrante e Professor.

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