Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como usar o método STAR na entrevista de emprego?

imagem com a palavra STAR para ilustrar texto sobre método STAR na entrevista

Participar de processos seletivos pode ser um tanto quanto estressante, e por isso, é sempre interessante pensar em maneiras de otimizar esse momento. Uma delas é a aplicação do método STAR na entrevista. Você já ouviu falar nele?

Trata-se de uma maneira interessante e eficaz de apresentar suas experiências e habilidades. Além disso, muitos recrutadores formulam suas perguntas dentro do “estilo STAR”, então, dominar o método vai te ajudar a suprir as expectativas do entrevistador e se destacar.

O que é o método STAR?

Para começar, que tal compreender o que, de fato, significa o método STAR? Em linhas gerais, ele é um acrônimo para “Situation, Task, Action and Result”, que pode ser traduzido para “Situação, Tarefa, Ação e Resultado”. Isto é, uma estrutura narrativa para criar um fio condutor consistente e estratégico para suas vivências profissionais.

Ele consiste em organizar exemplos concretos de maneira inteligente, construindo um verdadeiro storytelling para a situação narrada. Dessa maneira, você consegue englobar todos os pontos importantes da história em questão e repassá-los de maneira natural e intuitiva, ajudando o recrutador a compreender o seu racional, habilidades e maneiras de resolver problemas e desafios.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

O que precisa ser dito em cada etapa?

Cada “parte” da experiência que você deseja detalhar precisa entrar em um momento específico da narrativa. Aqui, você deve prestar atenção para não errar e confundir o recrutador, contudo, não há motivos para se preocupar.

Como cada uma das etapas STAR é autoexplicativa, decorar o acrônimo vai te ajudar a encaixar as informações adequadas em cada período da sua resposta ou argumentação.

Em suma, o método pode ser destrinchado da seguinte forma:

1 – Situação

Essa é a introdução da sua fala, ou seja, o momento de detalhar o contexto da situação em questão. Você deve ser específico e passar todas as informações que considerar relevantes para que o recrutador consiga “recriar” a cena em sua imaginação.

Dessa maneira, ele tem acesso a todos os elementos importantes do caso, o que é essencial para a plena compreensão dos tópicos a seguir.

2 – Tarefa

Depois de garantir que o contexto foi bem apresentado, comece a explicar o que precisava ser feito naquela situação. Ou seja, qual era a sua responsabilidade? É fundamental que você reforce as suas demandas individuais, mesmo que o caso em questão tenha envolvido uma ou mais equipes.

Isso porque você precisa ressaltar as suas experiências e habilidades para que o entrevistador enxergue os seus diferenciais e pontos de relevância.

3 – Ação

Em seguida, chegou a hora de falar sobre o que você efetivamente fez nessa situação. É o momento de brilhar e mostrar todas as estratégias utilizadas, o seu racional para cada uma delas, e a forma de colocar em prática o que foi solicitado.

Sua expertise precisa ganhar todos os holofotes, provando ao recrutador que você tem as habilidades necessárias para resolver problemas, lidar com desafios e ser um colaborador valioso para qualquer empresa.

4 – Resultado

Por fim, comente sobre o resultado de suas ações e estratégias. Mostre quais foram os benefícios para o projeto e para a empresa, explique como a sua atuação foi fundamental e não se esqueça de detalhar os aprendizados resultantes dessa experiência, ou seja, como ela mudou a sua maneira de trabalhar, encarar desafios e te ajudou a se tornar um profissional ainda melhor.

Como aplicar o método STAR na entrevista de emprego?

Aplicá-lo em uma entrevista pode não ser tão simples assim. Por isso, separamos algumas situações e dicas, que você encontra abaixo, para te ajudar a se preparar e organizar suas experiências de acordo com a metodologia.

1 – Para responder questionamentos sobre liderança

É comum que recrutadores façam perguntas sobre a sua experiência e afinidade como líder, e o método STAR é perfeito para exemplificar suas vivências e provar que você é um ótimo gestor.

Sendo assim, escolha um ou mais momentos em que você precisou assumir uma posição de líder, detalhe as suas ações e ressalte como você foi fundamental para que o resultado fosse positivo.

2 – Com o objetivo de demonstrar e comprovar a sua experiência

Muitos entrevistadores recorrem à metodologia para testar seus candidatos. Como existem profissionais que mentem e inflam suas vivências no currículo, a entrevista é o momento ideal para descobrir a veracidade de algumas experiências e afirmações, e você pode usar isso a seu favor.

Então, não se esqueça das quatro letras na hora de explicar suas experiências anteriores, adicionando riqueza de detalhes e fatores que agreguem valor à sua candidatura.

3 – Na hora de explicar o que você aprendeu em empregos anteriores

Questionamentos sobre experiências passadas são um clássico de qualquer entrevista, e para se dar bem nessa etapa, recorra à estratégia STAR sem pensar duas vezes.

Assim, você vai conseguir montar uma narrativa consistente, com começo, meio e fim, que detalha toda a sua trajetória até chegar ao ponto do aprendizado.

4 – Para adicionar valor a experiências na faculdade e em estágios

Para quem ainda está no começo da carreira, e não acumula muitas experiências profissionais, esse método pode ser seu grande aliado. Como ele valoriza vivências como um todo, você pode estruturar alguns exemplos de vivências na faculdade ou estágios adicionando detalhes e elevando a sua candidatura.

Assim, o entrevistador vai entender que mesmo com pouca experiência, você é um profissional dedicado, que valoriza todos os momentos de aprendizado, não tem medo de desafios e, mesmo sendo júnior, faz a diferença nas equipes em que está inserido.

5 – No momento de mostrar o seu raciocínio

Percebeu que o método STAR na entrevista é estruturado de forma a valorizar o seu raciocínio? Todas as etapas oferecem oportunidades únicas para mostrar como você pensa, encara desafios novos, lida com problemas e projeta o futuro. Mantenha isso em mente na hora do processo seletivo, pois assim você consegue dar exemplos para o recrutador de como é a sua personalidade e racional na vida profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades