Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Quais os princípios da metodologia Lean Startup e como funcionam?

metodologia Lean Startup

Quem trabalha na área de tecnologia ou administração já deve ter ouvido falar na metodologia Lean Startup.

De acordo com essa modalidade, uma das principais razões pelas quais uma empresa falha nos primeiros anos é devido aos erros no desenvolvimento e na entrega de um produto.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Ao conceitualizar e produzir algo para o público, os empresários costumam deixar as demandas e necessidades dos consumidores de lado, focando apenas em suas ideias.

Ou seja, o produto, inflado com investimentos externos, não faz sucesso com os clientes, acabando com as chances de êxito da empresa.

Entretanto, a metodologia Lean Startup promete mudar como os novos produtos são conceitualizados e a importância do público consumidor durante esse processo.

Hoje, nós vamos abordar tudo sobre a metodologia Lean Startup, quais seus princípios e como utilizá-los!

Confira!

O que é a metodologia Lean Startup?

Inúmeras empresas – ou startups – iniciam suas atividades idealizando um produto que acreditam que as pessoas querem. 

Essas empresas, então, passam meses, às vezes anos, aperfeiçoando tal produto com base, apenas, nas presunções dos próprios empresários, sem o feedback do público.

Então, ao lançarem a primeira versão do produto, as vendas não sobem e os consumidores se tornam indiferentes ao objeto, gerando pouco ou nenhum engajamento para a empresa.

E é aí que ela falha, após a injeção descabida de recursos na produção de um artigo que não teve aceitação pelo público.

Na metodologia Lean Startup, essa falha não ocorreria, já que, pelos seus princípios, o desenvolvimento excessivo do produto, ainda em seu início, é uma das etapas menos importantes.

Isso porque a Lean Startup é uma abordagem científica utilizada para lançar empresas, fundamentada, majoritariamente, na análise de dados dos usuários e em seus respectivos feedbacks, a fim de orientar e acelerar o desenvolvimento iterativo de um produto.

Ou seja, através de dados e testes, baseados na distribuição de um produto rudimentar inicial, é possível chegar no produto que os consumidores finais desejam.

Leia também: 7 cursos para empreendedores que você precisa conhecer

Quais os princípios da metodologia Lean Startup?

De acordo com os idealizadores da metodologia Lean Startup, existem, atualmente, cinco princípios fundamentais:

  1. Os empreendedores estão em toda parte;
  2. O empreendedorismo é uma gestão;
  3. Aprendizado validado;
  4. Responsabilidade na inovação
  5. Construir, medir, aprender.

Confira abaixo a explicação de cada um desses princípios.

1 – Os empreendedores estão em toda parte

Para a metodologia Lean Startup, se alguém tem uma empresa, startup ou ideia, essa pessoa é empreendedora e pode aplicar a metodologia em seus processos.

Se a ideia é economizar tempo e recursos, a metodologia Lean Startup pode, definitivamente, beneficiar todos os envolvidos durante o desenvolvimento dos produtos.

2 – O empreendedorismo é uma gestão

Assim como qualquer outra empresa, as startups precisam de gerenciamento, mesmo que não tão tradicionais e inflexíveis como as mais antigas.

Isso significa que os processos provavelmente não seriam tão ordenados como em uma empresa já estabelecida e operante.

Entretanto, de acordo com a metodologia Lean Startup, os gerentes devem ser capazes de reagir a situações de riscos, lidar com investidores e permitir uma maior gama de experimentação por parte de seus funcionários.

3 – Aprendizado validado

O princípio vital da metodologia Lean Startup é a construção de um modelo de negócios sustentável por meio de aprendizado validado.

Isso significa constantemente conduzir novos experimentos, obter e recolher os resultados e basear todas as decisões futuras em dados relevantes e feedbacks de clientes. 

A maior pergunta é: o produto resolve um problema no mercado? 

Se a resposta for negativa, como é possível mudar de estratégia e se adaptar às  necessidades do mercado?

4 – Responsabilidade na inovação

Na metodologia Lean Startup, os empresários devem ter responsabilidade durante todo o processo de desenvolvimento de uma empresa.

Para criar, de maneira bem-sucedida, um negócio sustentável a longo prazo, os empreendedores devem ser capazes de:

  • Monitorar o progresso de forma objetiva;
  • Estabelecer metas;
  • Priorizar o trabalho;
  • E tomar as decisões corretas com base nos dados colhidos.

5 – Construir, medir, aprender

De acordo com a metodologia Lean Startup, o loop “construir, medir, aprender” possibilita o aprendizado validado por meio do famoso Produto Mínimo Viável (MVP) sobre o qual os experimentos devem ser realizados. 

Além de ser imprescindível durante todo o processo de produção e desenvolvimento da empresa, esse é o princípio-chave da metodologia. 

Ou seja, o consumidor e o produto sempre no centro dos interesses!

Aprenda mais sobre empreendedorismo com uma especialização

Apesar de qualquer pessoa poder se tornar um empreendedor, um curso profissionalizante pode abrir inúmeras portas no mercado de trabalho.

Através de uma pós-graduação EAD, é possível concluir um curso de especialização em inúmeras áreas diferentes em apenas 6 ou 10 meses.

Ou seja, além de ter a flexibilidade e acessibilidade de estudar onde  e como quiser, o curso de pós-graduação EAD ainda permite trabalhar durante todo esse período.

Que tal investir em sua educação e aprimorar cada vez mais suas competências e habilidades profissionais?

Não perca essa chance de dar um upgrade na sua carreira!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades