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Curiosidades

Mídia OOH: o que é Out-Of-Home e por que investir

mídia OOH

Você já se deparou com outdoors nas ruas? Viu publicidades nos pontos de ônibus e estações de metrô? Painéis de divulgação em espaços públicos? Banners em shoppings? Então, mesmo sem saber, você entrou em contato com o formato de mídia OOH.

Por mais que a expressão seja um tanto quanto confusa em um primeiro momento, com uma sigla curiosa, nós te garantimos que seu significado é simples de entender. Além disso, você vai perceber que é fácil ser impactado por esse formato de publicidade, que mesmo com os avanços digitais e online, segue fazendo a diferença para as empresas.

Então, está pronto para descobrir tudo sobre OOH, ou mídia out-of-home, que significa “mídia fora de casa”? Confira as respostas para as suas dúvidas abaixo.

O que é mídia out-of-home?

Que tal começar desvendando essa expressão, que está em outro idioma? 

Como adiantamos acima, OOH é a sigla para “out-of-home”. O termo pode ser traduzido do inglês, de maneira literal, para “fora de casa”. Sendo assim, temos uma mídia fora de casa, dentro do contexto de estratégias de marketing e publicidade.

Ou seja, out-of-home é toda a publicidade veiculada em espaços de circulação pública. Seja nas ruas, seja em rodovias, estações de ônibus, metrô e trem, shoppings, lojas, eventos, praças, parques, exposições, aeroportos e muitas outras possibilidades.

Aqui, o importante é fazer com que a sua marca e o seu produto estejam presentes no dia a dia do público consumidor, quando ele estiver fora de casa. Agora ficou fácil desvendar o nome, não é mesmo?

Mídia OOH: sim, ela ainda é relevante

Contudo, talvez você esteja pensando que, nos dias atuais, o OOH teria perdido espaço para outras estratégias de marketing, não é mesmo? Afinal de contas, se todos estão na internet, e é possível trabalhar com anúncios nichados e direcionados para atingir exatamente quem você deseja, por que seria interessante investir em um método “de massa”?

Ao colocar um outdoor em uma rodovia, por exemplo, a capacidade de direcionamento é bem mais limitada, e isso deixaria a mídia out-of-home em bastante desvantagem, correndo o risco de cair em desuso. Todavia, essas suposições não poderiam estar mais incorretas.

De acordo com o estudo Inside OOH 2023, realizado pela Kantar, o out-of-home ainda é extremamente relevante. Ele impacta cerca de 89% da população brasileira, com níveis que chegam a 95% no Recife e no Distrito Federal, e 93% em Fortaleza.

E os números positivos não param por aí. Segundo a mesma pesquisa, 68% dos entrevistados já compraram ou buscaram produtos e serviços observados em mídias OOH, uma taxa de conversão bastante interessante, que não pode ser deixada de lado. 

Por que investir em mídia out-of-home?

Com tais dados, fica fácil entender que o out-of-home precisa ser considerado nos planejamentos de marketing, não é mesmo? Por mais que nem sempre ele seja o mais adequado para todas as empresas, produtos e serviços, ele tem um impacto avassalador, mostrando que não perdeu todo o seu espaço para as possibilidades virtuais.

Sendo assim, que tal descobrir todas as vantagens desse tipo de mídia? Confira 5 benefícios abaixo.

1 – Alta relevância e poder de impacto

Estar presente no dia a dia do seu público consumidor vai além de rodar campanhas segmentadas no mundo virtual. Afinal de contas, um bom plano de marketing leva em consideração o poder da diversificação para alcançar os efeitos desejados.

Por isso, quando você coloca a sua marca em espaços públicos e de alta circulação, você aumenta o poder de impacto da campanha e garante relevância para a estratégia. Até porque, hoje em dia, muitos bloqueadores de anúncios já estão disponíveis na internet, sendo uma ameaça para o sucesso da publicidade direcionada.

2 – Interessante custo-benefício para as companhias

Pode ser que a ideia de fazer anúncios OOH pareça cara para você. Porém, na realidade, ela oferece um custo-benefício bastante atrativo. Por exemplo, a revista Forbes divulgou que, para cada dólar investido em out-of-home, as empresas obtêm um retorno de cerca de US$ 5,97 em receita. Parece bom para você?

3 – Visibilidade surpreendente para as suas campanhas, fortalecendo a marca

Um dos objetivos do marketing é fortalecer a marca, certo? Aumentar o seu reconhecimento, reputação e imagem fazem parte da estratégia, e usando os espaços onde seu potencial consumidor vai circular, você consegue fazer com que a marca “entre” para o cotidiano do público. Até porque a ideia é que ele cruze com os anúncios várias vezes por semana.

4 – Possibilidade de fazer divulgações segmentadas ou “em massa”

Por mais que o conceito de OOH envolva ações que são “em massa”, hoje em dia é possível pensar em diversas alternativas para segmentar esse tipo de publicidade, sabia?

Por exemplo, você pode pensar em mensagens diferentes para cada região da campanha, trabalhar com diferentes horários e focos, usar pesquisas para entender a melhor abordagem e ter, assim, resultados mais satisfatórios e que vão “direto ao ponto”.

5 – Estímulo de engajamento com o público-alvo

Você pode pensar que o out-of-home é um tipo de mídia unilateral. Contudo, já existem diversas campanhas interativas, que fazem bastante sucesso, e também a possibilidade de fomentar um engajamento certeiro.

Em grandes espaços, seu anúncio vai chegar para pessoas que não se identificam com ele, e vão ignorar qualquer tipo de interação, por mais que sedimentem a marca em suas mentes. Porém, ele também vai chegar exatamente em quem você quer atingir. Assim, seu público vai engajar e interagir, fazendo com que ações subsequentes ocorram.

Entendeu tudo sobre mídia OOH e já sabe por que incluí-la no seu planejamento de Marketing? Então chegou de hora de aprender muitas outras possibilidades e estratégias. Para se manter atualizado e em dia com as novidades e tendências da área, invista em um MBA online em Marketing e Vendas. Dessa maneira, você vai continuar relevante para o mercado, detendo um conhecimento valioso sobre Marketing e Vendas.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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