Será que mudar muito de emprego pode ser um problema?

mudar muito de emprego

Antes considerado um empecilho durante processos seletivos, mudar muito de emprego tem se tornado uma prática comum entre os profissionais modernos.

Seja por conta de insatisfações no cargo atual, seja pela busca de uma remuneração maior, cada vez mais colaboradores decidem deixar a empresa em busca de novas oportunidades.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Entretanto, nem sempre mudar muito de emprego tem conotações negativas para os empregadores e recrutadores, dependendo do contexto no qual ocorre.

Hoje, vamos explorar as razões pelas quais muitos profissionais decidem mudar muito de emprego, os benefícios e desvantagens dessa prática e se ela realmente pode se tornar um problema lá na frente.

Confira!

Por que os profissionais atuais mudam de emprego?

Entender o porquê de tantos profissionais decidirem largar seus cargos com tanta frequência é fundamental para descobrir se mudar muito de emprego pode ser um problema.

Há inúmeras razões pelas quais um profissional pode decidir que está na hora de buscar novas oportunidades em uma outra empresa.

Na maioria das vezes, um salário maior, a oferta de melhores benefícios ou mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional estão entre os principais motivos pela troca de emprego.

Entretanto, existem situações nas quais essa troca ocorre por razões muito mais urgentes, como problemas de saúde, cultura organizacional tóxica ou mudanças internas na corporação, por exemplo.

De qualquer forma, em relação à geração anterior, os profissionais atuais estão mudando cada vez mais de empregos, seja por motivos positivos, seja por motivos negativos.

Vantagens de mudar de emprego

Mudar muito de emprego não é algo totalmente negativo, desde que seu contexto seja válido e traga mais benefícios do que prejuízos.

Por essa razão, separamos 3 vantagens que mudar muito de emprego pode trazer aos profissionais do mercado de trabalho atual.

Confira abaixo.

1 – Maior salário

A principal razão de um profissional escolher mudar de emprego com certa frequência é por conta do salário.

Uma mudança de cargo geralmente vem com uma melhora significativa na remuneração, algo que muitos colaboradores preferem ao invés de esperar por um aumento na empresa que estão. 

2 – Avanço na carreira

Outra vantagem de mudar muito de emprego é a progressão na carreira.

Enquanto aguardar por uma promoção na mesma empresa pode levar anos, migrar para outra organização pode oferecer oportunidades de assumir cargos mais seniores em menos tempo.

3 – Adaptabilidade

Mudar com frequência de emprego demonstra que o colaborador possui um alto nível de versatilidade profissional.

Ser capaz de ingressar em um nova equipe, se acostumar com uma nova rotina de trabalho e interagir com novos supervisores requer boas habilidades de comunicação e adaptação.

Duas soft skills altamente valorizadas pelas empresas!

Desvantagens de mudar de emprego

Apesar das vantagens em mudar muito de emprego, existem, também, malefícios que podem acabar prejudicando o profissional a longo prazo.

Além de poder se tornar um candidato duvidoso aos olhos de recrutadores e entrevistadores, a instabilidade profissional pode acabar dificultando futuras contratações.

Separamos, abaixo, 3 desvantagens que podem ocorrer àqueles que decidem mudar de emprego com frequência.

1 – Dificuldade de achar emprego

A maior dificuldade na hora de trocar de empresa com frequência é achar novas ofertas de emprego.

Entrevistadores geralmente analisam o histórico de empregos dos candidatos, julgando-os com base em quanto tempo ocuparam os cargos anteriores.

Para os profissionais que mudam com frequência de emprego, isso é uma desvantagem.

Afinal, muitas vezes os recrutadores simplesmente deixarão de chamá-los para uma entrevista ao invés de questioná-los acerca da razão de tanta instabilidade nos empregos passados.

2 – Experiência inconsistente

Devido às constantes mudanças de empregos, é difícil que um profissional tenha tido tempo suficiente para adquirir uma experiência consistente naquela área.

Se tornar um expert em algum assunto leva tempo, fazendo com que um bom e duradouro histórico laboral seja o mais recomendado aos candidatos que queiram adquirir habilidades e vivência em suas indústrias.

3 – Insatisfação no trabalho

Mudar de emprego sempre que se deparar com um obstáculo ou desafio pode acabar dificultando a aprendizagem na hora de lidar com adversidades e problemas no dia a dia.

Isso pode acabar causando um círculo vicioso de insatisfação no trabalho, tornando as mudanças de emprego ainda mais frequentes e prejudicando ainda mais a carreira do profissional.

Mudar muito de emprego é um problema?

A mudança constante de emprego pode acabar se tornando um problema a longo prazo caso o contexto no qual ela ocorra seja negativo.

Se o candidato possui um plano de carreira e projetos futuros, é difícil que um recrutador negue a oferta de uma vaga baseando-se unicamente no tempo de trabalho em cada cargo.

Agora, caso o profissional tenha um histórico de trocar de emprego por conflitos com a equipe, insubordinação ou incapacidade de tomar conta de suas responsabilidades, é provável que o entrevistador ofereça a vaga a outro candidato.

Prepare-se para um novo emprego com uma pós-graduação

Esteja preparado para realizar uma mudança de carreira cursando uma especialização na área de seu interesse.

Com nossa bolsa de pós-graduação, você pode se tornar um expert em apenas 6 ou 10 meses de maneira completamente remota, sem gastar muito!

Invista em seu futuro e avance em sua carreira!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!