6 coisas que você não deve fazer ao liderar uma reunião

Liderar uma reunião

Liderar uma reunião pode ser um verdadeiro desafio, por isso, quanto mais você estiver preparado, maiores as chances de se sair bem. Mas além de saber o que fazer, também é muito importante saber o que não fazer de jeito nenhum — e a gente te ajuda nisso!

Saber o que não fazer ajuda a garantir que a reunião seja produtiva e eficiente. Isso porque reuniões mal conduzidas podem desperdiçar tempo, gerar frustrações e comprometer o engajamento de todos.

Logo, evitar fatores como a falta de preparação ou as interrupções constantes pode ajudar a manter o foco e a ordem, permitindo que as discussões fluam de maneira estruturada. 

A importância de saber liderar uma reunião

Ao exercer uma boa gestão da reunião, você mantém o foco nos objetivos e garante que o tempo seja usado de forma eficiente. Isso evita dispersões, assegura que as decisões necessárias sejam tomadas e que as ações sejam definidas claramente.

A reunião eficaz também incentiva a participação ativa de todos, criando um ambiente onde as pessoas se sentem à vontade para compartilhar ideias e opiniões. 

Nessas horas, um líder habilidoso também deve se mostrar capaz de identificar e gerenciar conflitos que possam surgir durante a reunião, garantindo que eles sejam resolvidos de maneira construtiva. 

O que não fazer ao liderar uma reunião

Dito isso, o que fazer para liderar uma reunião de forma eficaz? Ou melhor ainda: o que não fazer? Abaixo, trazemos atitudes que você deve evitar a todo custo.

1 – Não planejar

O principal erro ao liderar uma reunião é não contar com nenhum tipo de planejamento. O improviso total só vai fazer com que você gaste mais tempo pensando em qual assunto deve abordar a seguir, e isso pode fazer com que a conversa tome um rumo que não era o propósito.

Por isso, crie uma agenda estruturada, que deve ser compartilhada com os participantes com antecedência. Selecione os tópicos mais relevantes, priorize as discussões e determine o tempo necessário para cada ponto. Dessa forma, você não se perde ao conduzir toda a conversa.

2 – Não ter um objetivo concreto

Para que serve a reunião? Se não houver um propósito, ninguém vai sair do lugar. Ao fazer uma reunião, você deve ter em mente justamente o que a torna tão necessária, senão poderia ser apenas um e-mail ou uma conversa em qualquer outro canal de comunicação.

Se os objetivos da reunião não forem claramente definidos, os participantes podem sair confusos sobre o propósito da discussão e fica até mais difícil que todos prestem a devida atenção.

3 – Ser rígido demais com a programação

No entanto, lembre-se que ser inflexível com a agenda ou com as opiniões dos outros pode sufocar a criatividade e impedir a solução eficaz de problemas. Manter uma agenda é importante, mas saiba reconhecer quando é válido desviar um pouco do previsto.

Se uma discussão é importante e está durando mais do que você tinha estipulado, pode ser que a agenda tenha sido feita com um cálculo um pouco equivocado. Não tem problema deixar estender um pouco mais. Cortar o assunto sem resolver pode deixar tudo mais confuso do que antes. É necessário ter esse jogo de cintura.

4 – Ser descompromissado com os horários

Seja o exemplo para todos os presentes, principalmente no que diz respeito à pontualidade. Pense o seguinte: todos que estão ali abdicaram de outras tarefas e abriram um espaço na agenda para que a reunião se encaixasse. Com isso, chegar atrasado pode passar a impressão de desorganização e falta de respeito pelo tempo dos outros.

5 – Não respeitar a diversidade de opiniões

Um grande erro ao conduzir reuniões é subestimar a importância da diversidade de opiniões, algo que pode impactar significativamente a qualidade das decisões e a inovação dentro da equipe.

O que acontece é que, quando um líder ou um grupo se concentra apenas em opiniões semelhantes ou ignora opiniões que nadam contra a maré, perde-se a oportunidade de explorar outros pontos de vista. A diversidade de perspectivas trazida por pessoas com diferentes experiências, habilidades e pontos de vista enriquece as discussões.

Além disso, valorizar a diversidade de opiniões promove um ambiente de inclusão e respeito, onde todos os membros da equipe se sentem motivados a contribuir. 

6 – Ignorar ideias

A reunião deve ser um diálogo, e não um monólogo. É claro que o líder deve ser o responsável por trazer os pontos a serem discutidos, mas despejar um discurso ininterrupto sem deixar espaço para que outras pessoas apresentem ideias ou opiniões também pode prejudicar a qualidade da reunião. 

Além de saber como liderar uma reunião, um bom líder tem diversas habilidades a desenvolver. Para isso, que tal fazer uma pós-graduação em Liderança de Equipes? Assim, você conquista todo o conhecimento necessário para fazer uma boa gestão.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!