10 coisas que você não deve fazer ao receber feedback negativo

receber feedback negativo

Não é fácil receber feedback negativo, afinal ninguém gosta de ser criticado pelo seu trabalho. Mas isso faz parte do crescimento na carreira e os profissionais focados em melhorar seu desempenho devem enxergar esses comentários como oportunidades de se desenvolver. 

Ainda assim, por mais práticos que possam ser na hora de receber esse feedback, alguns podem deixar a emoção tomar conta e acabar respondendo de forma impulsiva e até mesmo estremecendo a relação com a liderança. 

O que não fazer ao receber feedback negativo?

Por isso, ao escutar um feedback negativo, tente controlar as emoções e evite alguns comportamentos que podem prejudicar a carreira. Confira:

1 – Não leve para o pessoal

A troca de feedbacks faz parte do processo de melhoria nas equipes, e não é uma afronta pessoal. 

Evite: sentir-se atacado ou ofendido.

Lembre-se: o feedback é sobre o seu trabalho ou comportamento, não sobre quem você é como pessoa.

2 – Não reaja de forma defensiva

O autoconhecimento é uma forma poderosa de crescer na carreira, e isso envolve reconhecer suas falhas e evitar desculpas. 

Evite: justificar ou defender suas ações imediatamente.

Lembre-se: saiba ouvir e procure entender o ponto de vista da outra pessoa.

3 – Não ignore o feedback

Por mais difícil que seja na hora, reavalie suas atitudes e aplique as mudanças sugeridas. 

Evite: desconsiderar ou minimizar o feedback recebido.

Lembre-se: mesmo que você não concorde, há sempre algo a aprender.

4 – Não interrompa quem está falando

Haverá um momento para você expor seu ponto de vista, portanto ouça com atenção antes de argumentar. 

Evite: cortar a fala da pessoa que está dando o feedback.

Lembre-se: de ouvir primeiro para depois falar.

5 – Não faça comparações

Citar outras pessoas pode ser uma forma de tirar a própria responsabilidade. 

Evite: comparar-se com outros colegas ou situações.

Lembre-se: o feedback é específico para você.

6 – Não foque na negatividade

Encare esse momento como uma oportunidade de aprendizado e evolução, não uma “bronca”.

Evite: focar apenas nos aspectos negativos do feedback.

Lembre-se: entenda as sugestões de melhoria e como aplicá-las.

7 – Não deixe de agradecer

É necessário deixar o ego de lado e ser capaz de agradecer pelos comentários, sempre com foco em aplicá-los.

Evite: esquecer ou ignorar o agradecimento.

Lembre-se: agradecer mostra que você valoriza a opinião e está disposto a melhorar.

8 – Não procrastine as ações

Se os pontos foram levantados no feedback, é porque precisam de atenção, então não procrastine o processo de mudança.

Evite: adiar a implementação das sugestões recebidas.

Lembre-se: faça mudanças concretas para melhorar o mais rápido possível.

9 – Não se feche para futuro feedback

Esteja disponível para outros feedbacks, que podem inclusive ser positivos e destacar as mudanças feitas.

Evite: criar uma barreira para feedbacks futuros.

Lembre-se: esteja sempre aberto a receber críticas construtivas.

10 – Não deixe de refletir

Fique atento ao que foi falado e avalie seu comportamento e ações para alinhá-los com o feedback.

Evite deixar de refletir sobre o feedback recebido.

Lembre-se: a autorreflexão é crucial para o crescimento pessoal e profissional.

O que falar ao receber feedback negativo?

Além de evitar os comportamentos acima, é importante saber o que falar nesses momentos para indicar ao profissional que está atento à mensagem e vai buscar mudanças. Confira o que fazer:

1 – Agradeça pelo feedback

O profissional que deu o feedback com certeza dedicou parte de seu tempo em avaliá-lo e buscar a melhor forma de fazer seus comentários, por isso é importante reconhecer seu esforço. 

Exemplo: “Obrigado por compartilhar seu feedback comigo. Eu realmente aprecio sua honestidade”.

2 – Peça esclarecimentos

Pode ser que algum comentário não tenha ficado claro, e é normal pedir mais informações sobre como agir ou exemplos práticos. 

Exemplo: “Como você acredita que eu posso desenvolver melhor essa questão?”.

3 – Reconheça os pontos relevantes

Saiba reconhecer certas críticas. Isso também está alinhado com autoconhecimento. 

Exemplo: “Eu entendo que [ponto específico] é uma questão que preciso melhorar e vou trabalhar nisso”.

4 – Mostre disposição para melhorar

Indique que está comprometido com seu desenvolvimento na carreira e irá aplicar as mudanças necessárias. 

Exemplo: “Estou comprometido em melhorar e vou tomar medidas para fazer essas mudanças”.

5 – Pergunte por sugestões

Aproveite para pedir dicas de como melhorar. 

Exemplo: “Você tem alguma sugestão específica sobre como eu posso melhorar nessa área?”

6 – Confirme o entendimento

Deixei claro que compreendeu e está alinhado com a mensagem recebida.

Exemplo: “Então você acredita que eu preciso [ação específica]?”

7 – Peça feedback contínuo

Informe a pessoa que deu o feedback que quer receber esses comentários regularmente, para seguir se aperfeiçoando. 

Exemplo: “Gostaria de continuar recebendo feedback para garantir que estou no caminho certo. Podemos agendar uma nova conversa em algumas semanas?”

8 – Mantenha a calma

Como falamos acima, não se trata de uma ofensa pessoal, portanto acalme-se e foque nas questões objetivas da conversa. 

Exemplo: “Agradeço seu feedback e vou refletir sobre isso com calma”.

9 – Reflita antes de responder

Respostas imediatas podem não conter bons argumentos, então peça tempo para refletir antes de responder. 

Exemplo: “Vou pensar sobre o que você disse e analisar como posso melhorar”.

10 – Reafirme seu compromisso

Deixe claro que está comprometido com os objetivos da empresa e quer crescer.

Exemplo: “Estou comprometido em melhorar e vou trabalhar para garantir que isso não aconteça novamente”.

Exemplo de resposta completa

O ideal é reunir as sugestões acima em um discurso mais completo e coerente, que transmita para a pessoa que está dando o feedback seu desejo em melhorar. Veja como:

“Obrigado por compartilhar seu feedback comigo. Eu agradeço sua honestidade. Entendo que [ponto específico] é uma questão que preciso melhorar e estou comprometido em trabalhar nisso. Se você puder, gostaria de mais informações sobre como mudar essa questão de forma alinhada com as suas expectativas e da empresa. Além disso, gostaria de continuar recebendo feedback para garantir que estou no caminho certo”. 

Ao usar essas frases, você demonstra maturidade, profissionalismo e uma verdadeira disposição para crescer e melhorar.

Receber feedback negativo faz parte do crescimento profissional, portanto ouça e aplique possíveis mudanças e siga se aprimorando e ampliando seu conhecimento com cursos rápidos de pós online.

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