Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

“Não sei, mas posso aprender”: como comunicar isso no trabalho?

colegas de trabalho conversando para ilustrar texto sobre "não sei, mas posso aprender"

A impressão que temos é que devemos chegar no mercado de trabalho 100% preparado, dominando todo tipo de conhecimento que se refere à nossa área de atuação, mas essa não é a realidade. É comum ser questionado sobre uma atividade que nunca foi desenvolvida e falar a frase “não sei, mas posso aprender” pode ser a chave do seu sucesso!

E você ainda pode se deparar com o desafio de aprender novas funções já atuando na empresa, o que, muitas vezes, significa oportunidades de crescimento. Negar essas chances por falta de confiança ou insegurança pode ser ruim para a sua carreira. Neste artigo, você vai entender a importância dessa frase na sua carreira e o porquê você deve usá-la.

“Não sei, mas posso aprender”: uma frase sincera e eficiente

Ser sincero com o seu empregador é sempre o melhor caminho a ser percorrido, seja quando você está disputando um processo seletivo, seja quando já se encontra empregado. 

Ao afirmar, diante do questionamento sobre sua atuação em uma área ou atividade que você não domina, que você está disposto a aprender sobre ela para se tornar uma peça importante para a equipe, você passa a imagem de ser um profissional sincero, seguro da sua capacidade e motivado a dar o seu melhor pela equipe. 

Ao ouvir esta resposta, o empregador vai aumentar a confiança no seu trabalho, destacando sua candidatura, caso esteja em um processo seletivo, ou priorizando seu nome sempre que surgir uma oportunidade de promoção interna. Ganhar esse respeito do seu gestor sempre será a maior conquista que você pode ter no ambiente de trabalho.

Além disso, estar realmente aberto a novas aprendizagens sempre será um ponto positivo para sua carreira. Um profissional disposto a se aprimorar encontra as melhores oportunidades do mercado e tem mais facilidade de adaptação a qualquer ambiente. Portanto, quando disser essa frase, tenha convicção do que você acredita. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Mentir nunca é uma opção

Tudo bem você não dominar todas as funções do seu trabalho, mas o que você não pode fazer de forma nenhuma é mentir, dizendo ser capaz de lidar com aquela demanda omitindo que nunca trabalhou com aquela atividade.

Recrutadores experientes e empregadores com um olhar mais atento conseguem descobrir que você está mentindo na mesma hora, através das suas expressões corporais e oscilações na voz, por exemplo. 

Mas, mesmo que você atue muito bem e consiga enganar seu empregador, a farsa logo será descoberta quando você começar a enfrentar as primeiras dificuldades no novo cargo. 

E se a situação chegar a este ponto, no qual suas ações começam a prejudicar o andamento do projeto, sua imagem corre sério risco de ficar manchada no mercado de trabalho e dificultar a evolução da sua carreira.

Sempre seja sincero em relação a qualquer assunto que impacte diretamente na sua carreira. Mentir só irá trazer prejuízos a você, cobrando riscos muito mais altos do que os benefícios que você pode colher. 

3 maneiras de aprender algo na prática

1 – Peça orientação a outro profissional

A melhor maneira de entender como uma função deve ser desempenhada é conversando com profissionais com mais experiência naquela área que você, e buscando orientação dos seus gestores e colegas de time. 

Não se sinta envergonhado por não dominar determinadas atividades no seu trabalho, ou sentir muita dificuldade ao começar a desempenhar uma nova função. Cada um tem um ritmo de aprendizagem diferente e potencialidades de aprender melhor determinados conhecimentos do que outros. 

2 – Esteja sempre aberto a feedbacks

Sempre leve em consideração os feedbacks dados pelos colegas de time e líderes. Todo feedback recebido enquanto você está se adaptando a uma nova função servirá como apontamento para você melhorar sua performance, se ambientando e aprimorando com mais facilidade sua nova função. 

Nunca interprete um feedback como uma crítica, por mais que o apontamento seja um erro que você esteja cometendo. Olhe sempre pelo lado positivo e entenda como um reforço positivo para que você atinja seu máximo potencial o mais rapidamente possível. 

3 – Estude bastante

Nunca é tarde demais para voltar a estudar, e quando você possui uma nova função para desenvolver na sua carreira a necessidade de aprender é ainda mais intensa. 

Portanto, se você precisar aprender uma nova função, a melhor alternativa é procurar um curso relativo à área para estudar enquanto desenvolve a prática no trabalho, aprimorando e acelerando o processo de aprendizagem. 

A princípio, se quiser se preparar para os primeiros desafios na função, você pode começar assistindo palestras e cursos livres sobre o tema, mas vale a pena investir em uma formação de maior duração, para que seu currículo fique ainda mais forte acrescido dessas experiências práticas e teóricas. 

E se você tem pressa em aprender coisas novas, pode investir em uma pós-graduação em 4 meses para se aprimorar mais rapidamente e alimentar ainda mais o seu desejo de aprendizagem. Desta forma, pronunciar a frase “não sei, mas posso aprender” nunca será um problema para você!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades