Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

O que é networking digital e o que fazer para praticá-lo? Veja!

imagem de conexão online para ilustrar texto sobre networking digital

Atualmente, quem você conhece é tão importante quanto o que você conhece, tornando o networking digital uma prioridade para quem busca avançar na carreira.

Afinal, com o desenvolvimento de novas tecnologias, a rede profissional fez uma mudança quase completa para o mundo digital.

Isso, no entanto, é uma boa notícia, já que possibilita os profissionais a ampliarem seus horizontes e acelerarem seus objetivos de carreira, tudo no conforto de casa.

Ainda assim, uma rede online bem-sucedida requer a mesma dedicação de tempo e esforço, bem como um pouco de criatividade, como o networking offline.

Se você está começando agora ou precisa de uma pequena atualização, confira tudo sobre fazer networking digital de forma eficaz.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que é networking?

Antes de explorarmos como fazer networking digital, é importante entender o que esse conceito significa.

Networking é o ato de formar relacionamentos e trocar informações com outros indivíduos que compartilham um interesse comum, como uma profissão ou indústria. 

O networking normalmente acontece em ambientes sociais como happy hours ou eventos sociais, como jantares, reuniões, palestras e congressos. 

A maior parte dos indivíduos utilizam o networking como uma forma de ampliar seus círculos profissionais, além de obter mais informações sobre oportunidades de trabalho em suas áreas.

Outras razões pelas quais as pessoas fazem networking incluem:

  • Formar relacionamentos com outros profissionais em carreiras semelhantes;
  • Compartilhar informações relevantes para um determinado setor ou carreira;
  • Construir relacionamentos com empresas e fazer negócios com elas no futuro;
  • Ampliar conhecimento de tendências atuais em um determinado setor;
  • Manter-se atualizado sobre as vagas de emprego em um campo ou indústria.

O principal objetivo do networking é construir relacionamentos profissionais duradouros que sejam mutuamente benéficos para todas as partes envolvidas!

Por que  investir em networking digital?

Os benefícios do networking são amplos: por meio dele, é possível compartilhar conhecimentos, melhorar seu perfil profissional, fazer conexões valiosas e descobrir novas oportunidades. 

Mas o networking digital, em particular, oferece inúmeras vantagens em relação ao networking tradicional. 

Enquanto boa parte dos profissionais normalmente está limitada a conhecer pessoas em eventos físicos, através dos meios digitais é possível expandir o alcance dessas pessoas e criar relacionamentos com profissionais do mundo todo, por exemplo.

Além disso, o networking digital também permite o estabelecimento de uma presença digital robusta, fazendo com que mais pessoas e empresas cheguem até você!

5 dicas de como fazer networking digital

1. Construa sua presença online

Antes de começar a fazer networking digital com qualquer pessoa, certifique-se de que seus perfis digitais estejam atualizados. 

Ninguém vai realmente levar você a sério se sua presença online for incompleta ou, pior, inexistente. 

Você pode estabelecer uma presença online de várias maneiras, como através da criação de um perfil no LinkedIn e em outras redes sociais.

2. Mantenha sua primeira interação curta e agradável

Sua primeira interação com as pessoas com quem você se relaciona online deve ser curta e agradável.

Você provavelmente terá muitas coisas que gostaria de dizer, mas ninguém quer – ou tem tempo – para ler um ensaio inteiro de alguém que talvez nem tenha ouvido falar antes ou não esteja realmente interessado em conhecer. 

Portanto, seja breve: apresente-se, forneça algum contexto sobre o motivo pelo qual você está se conectando com eles e, em seguida, continue o relacionamento a partir daí.

3. Construa relacionamentos

Aproveite o tempo para construir relacionamentos com as pessoas antes de começar a pedir favores, por exemplo. É tudo uma questão de tempo aqui. 

Se você pedir um favor desde o início, é provável que a pessoa com quem você está entrando em contato sinta que está sendo aproveitada e dificilmente irá responder. 

Mas, ao estabelecer um relacionamento significativo primeiro, suas novas conexões estarão mais abertas e dispostas a ajudá-lo quando você precisar.

4. Ofereça sua ajuda

Embora suas intenções sejam, provavelmente, direcionadas para você – e não há nada de errado com isso! -, como conseguir um cargo em uma empresa, é importante que você esteja disposto a retribuir o favor de alguma forma. 

Lembre-se: networking é uma via de mão dupla. Se você não estiver disposto a oferecer sua ajuda, é provável que nada saia de seus esforços de networking digital.

5. Mantenha contato

Mesmo depois de conseguir o que queria ao fazer networking com alguém, seja conseguir um emprego em sua empresa, seja ser apresentado a um especialista em seu campo, faça questão de manter contato com eles. 

Afinal, você nunca sabe quando pode precisar da ajuda novamente. 

Isso pode ser algo tão simples como entrar em contato de tempos em tempos ou compartilhar ocasionalmente um link para um artigo interessante. 

Amplie sua rede de networking por meio de uma pós-graduação

Agora que você sabe tudo sobre networking digital, que tal ampliar sua rede de conexões através de uma especialização?

Em nossos cursos de graduação em ciências e exatas, por exemplo, você entra em contato com profissionais altamente qualificados da indústria, além de também se tornar um expert a partir de 4 meses, de maneira totalmente online.

Não perca tempo e invista em uma pós-graduação EAD!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades