Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Networking estratégico para a vida profissional em 7 passos

conceito de conexão para ilustrar texto sobre networking estratégico

É inegável que o networking estratégico tem potencial para abrir diversas portas em sua vida profissional. Conhecer gente experiente proporciona aprendizado e pode gerar indicações no futuro.

Com a chegada das redes sociais, a tarefa de se conectar com outros profissionais se tornou ainda mais fácil. Plataformas específicas voltadas para o corporativo, como o LinkedIn, podem ser grandes aliadas para quem deseja criar uma lista de contatos que acrescente na carreira.

O que é networking estratégico?

O networking estratégico envolve o desenvolvimento de relacionamentos profissionais, com base na criação de conexões com indivíduos que podem ajudar avançar em sua carreira, obter novos clientes, encontrar oportunidades de negócios, etc.

Nesse caso, é fundamental construir relacionamentos autênticos e genuínos com as pessoas. Isso envolve ouvir atentamente, oferecer ajuda quando possível e manter contato regularmente.

Entenda, ainda, que uma vez que você tenha construído sua rede, é importante mantê-la. Isso significa manter contato regular com seus contatos, compartilhar informações relevantes e continuar a oferecer apoio quando possível.

Como colocar em prática o networking estratégico

O networking estratégico pode ser feito com o auxílio de diferentes métodos — cada um deles destinado a uma necessidade específica, então cabe ao profissional entender que tipo de público deseja alcançar.

1 – Tenha uma participação ativa no LinkedIn

Estamos na era da tecnologia e, como já mencionamos, as redes sociais podem te ajudar nessa premissa. Crie um perfil no LinkedIn, crie e compartilhe conteúdo e estabeleça conexão com diversos profissionais da sua área.

Não deixe que o seu LinkedIn fique “abandonado”: mantenha a sua conta sempre atualizada, interaja com os profissionais e torne a rede social em questão uma vitrine do seu trabalho. Desta maneira, os colegas que visitarem o seu perfil passam a entender o que você faz.

Por meio do LinkedIn, é possível conhecer pessoas que têm as mesmas ambições profissionais que você e os mesmos interesses por uma determinada área. As conversas proporcionam novas ideias e ajudam a entender como está o mercado atualmente, quais são as tendências, as dificuldades.

2 – Defina a intenção do seu networking

O networking se estende a diversos tipos de contatos: parceiros, clientes, fornecedores, colegas de profissão. Faça uma análise de sua situação profissional atual para entender o que busca, assim consegue adaptar a sua experiência para aderir aos contatos certos.

3 – Participe de feiras, workshops e eventos

Um lugar propício para fazer novos contatos profissionais é o evento corporativo. Pode ser uma feira, um workshop, uma palestra. Esse tipo de iniciativa sempre traz pessoas experientes, que possuem um conhecimento capaz de agregar ao seu desenvolvimento.

Aproveite essas ocasiões para pegar o contato das outras pessoas e esteja aberto a aprender com elas. Muitas vezes, acreditamos que não precisamos de outras pessoas, e que tirar dúvidas ou pedir ajuda é inconveniente. Mas é justamente o contrário: trata-se de um comportamento de quem está engajado e quer aprender coisas novas, então não há razão para se envergonhar.

4 – Tenha um cartão de visitas

Para facilitar o seu networking estratégico, uma ideia é fazer um cartão de visitas. Você pode ter tanto um digital quanto um físico (com um QR code para o seu portfólio, por exemplo). Assim, em eventos que promovem a interação com possíveis parceiros ou clientes, é um meio de facilitar o acesso ao seu contato.

5 – Utilize o networking para saber sobre vagas

A vantagem do networking é que você pode ficar sabendo sobre vagas que estiverem abertas em determinadas empresas — ou, melhor ainda, vagas que ainda estão para abrir. 

Com cuidado para não ser inconveniente, pergunte aos seus contatos se existe alguma vaga em vista na empresa onde eles atuam. Você também pode pedir que os colegas de profissão avisem quando abrir a vaga para um determinado cargo.

6 – Uma mão lava a outra: indique outras pessoas

No entanto, se você cultiva uma rede de contatos, é importante que esteja disposto a ajudar. Da mesma forma que o colega pode te indicar na empresa onde trabalha, você também pode comunicar sua rede de contatos a respeito de possíveis vagas. Existe um benefício nessa prática, que é poder escolher justamente quem vai trabalhar ao seu lado, na equipe. Assim, garante que terá alguém de confiança. 

7 – Permita-se conhecer colegas de estudo 

Estudar também é uma forma de alimentar o seu networking estratégico, uma vez que as turmas reúnem diversas pessoas com um interesse em comum. Assim, em um curso de MBA, por exemplo, você pode conhecer outros profissionais com ideias parecidas com a sua, o que pode contribuir muito para o seu desenvolvimento. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades