Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que colocar em habilidades e competências no currículo?

imagem para ilustrar o texto de o que colocar em habilidades e competências no currículo

O currículo é como um cartão de visita para mostrar ao recrutador quem você é, suas experiências acadêmicas e vivências profissionais. Mas, além dessas informações, é preciso saber o que colocar em habilidades e competências no currículo para chamar atenção e se destacar entre os demais candidatos. 

O que te faz ser chamado para uma entrevista e avançar as etapas durante o processo seletivo é a relação entre as experiências, habilidades e competências exigidas para a realização das tarefas relacionadas àquela vaga e as experiências, habilidades e competências que você tem. 

Isso significa que, quanto mais você se encaixar nos requisitos, mais chances tem de conquistar a oportunidade de emprego que deseja. Então, colocar as habilidades e competências no currículo vai definir se o seu perfil se encaixa ou não na vaga e se combina com o tipo de profissional que a empresa procura, por exemplo.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

 

Além disso, quando você, enquanto profissional, se preocupa em colocar as qualidades que são valorizadas pelo mercado, os recrutadores conseguem ter uma maior noção do que você pode oferecer. Em alguns momentos, uma competência ou habilidade mais específica e que chame a atenção durante a triagem de currículos pode ser o motivo suficiente para realizar um desempate entre dois candidatos e definir quem conquista a vaga. 

Mas por que estamos te dando todas essas informações? Para reforçar que sim, incluir as habilidades e competências no currículo se tornou cada dia mais necessário, especialmente em um mercado tão competitivo e que o mínimo detalhe faz a diferença para as empresas. 

Esse recurso é uma forma de aumentar suas chances de conseguir o emprego que deseja, se destacar em um processo seletivo e obter oportunidades melhores com o que tem a oferecer, resultando no seu crescimento profissional. 

Qual é a diferença entre habilidades e competências?

Essa é uma dúvida bastante comum, principalmente porque os dois conceitos estão relacionados e, na hora de preencher o currículo, é preciso saber o que cada um significa. 

De modo geral, as habilidades são divididas em dois tipos: as habilidades técnicas, conhecidas como hard skills, e as comportamentais, também chamadas de soft skills. As técnicas são mais relacionadas aos conhecimentos gerais que adquirimos e são possíveis de serem aplicados na prática. Primeiro, a pessoa aprende e, então, consegue executar algo ou alguma tarefa a partir dele.

Entre os exemplos de habilidades técnicas que são comumente encontradas em currículos estão aquelas relacionadas ao manuseio de ferramentas ou até mesmo o conhecimento de algum idioma. Saber mexer em programas de computador, como o Pacote Office e Photoshop, em equipamentos de captação de imagem e áudio ou maquinário industrial, entre outras alternativas.

Já as “soft skills” estão relacionadas ao comportamento e são aquelas características e qualidades que o profissional tem para realizar alguma atividade e que podem ajudá-lo a desenvolver determinadas competências. Proatividade, organização, liderança e boa comunicação são algumas das opções que podemos usar para exemplificar esse caso. 

Leia também: Principais competências e habilidades desejadas pelos recrutadores: você sabe quais são?

Já as competências são conjuntos de habilidades, geralmente utilizadas para realizar projetos e funções maiores. Ou seja, as competências são aquilo que o profissional é capaz de realizar a partir de uma série de habilidades relacionadas ou do aprofundamento do conhecimento sobre as mesmas.

Por exemplo: enquanto captar imagem e áudio está na categoria de “habilidade”, quando conectadas com as habilidades de edição, fotografia, entre outras, pode fazer com que a pessoa tenha a competência de produzir filmes.

É importante mencionar que tanto as habilidades quanto as competências podem ser desenvolvidas por meio de cursos, treinamentos e do estudo. Especializações, como é o caso de uma pós-graduação, é uma ótima alternativa para se aprofundar nos conhecimentos e adquirir novas habilidades técnicas e comportamentais. E, claro, como consequência, as competências também podem ser adquiridas. 

banner currículo imbatível

O que colocar em habilidades e competências no currículo?

A maneira de colocar as habilidades e competências no currículo são várias. Existe uma diversidade de layouts que oferecem alternativas criativas para você demonstrar qual o seu nível de determinada habilidade, por exemplo, mas a melhor maneira e a mais eficaz é listá-las de jeito claro e objetivo. O recrutador está analisando muitos currículos e tem pouco tempo, então precisa saber rapidamente se você tem o perfil desejado para a vaga.

Por exemplo:

Habilidades

  • Pacote Office Avançado;
  • Inglês Fluente;
  • Photoshop Básico;
  • Trabalho em equipe;
  • Flexibilidade.

Competências

  • Gestão de equipes;
  • Programação de sites;
  • Planejamento de conteúdo;
  • Gestão de mídias sociais.

O que é preciso saber na hora de incluir habilidades e competências no currículo?

É importante saber que a mentira no currículo não é bem-vinda. Afinal, você será questionado sobre as suas habilidades e competências e, se for contratado, terá que colocá-las em prática. Então não faz sentido inventar novos conhecimentos só para se destacar durante o processo seletivo. A honestidade nesse momento é muito mais valorizada.

E lembre-se de não focar apenas nos aspectos técnicos, já que as soft skills tendem a chamar tanta atenção quanto ter habilidade em programação ou softwares. Faça uma reflexão sobre você antes de redigir o currículo. Isso pode te ajudar a saber o que colocar. 

Agora que você já sabe o que colocar em habilidades e competências no currículo, por que não apostar em um dos cursos Unopar para chamar ainda mais atenção nos processos seletivos? A instituição oferece diversas opções de pós-graduação e MBA que dão aquele up na sua carreira e abrem as portas do mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades