O currículo é o seu cartão de visita para a sua futura empresa. Isso significa que ele deve conter todas as informações relevantes para que o recrutador conheça a sua trajetória profissional e acredite que você tem o perfil ideal para a vaga na qual está se inscrevendo. Mas você sabe o que colocar em informações adicionais no currículo?
Esse é um tópico que muita gente deixa passar batido por achar que não é relevante. Porém, o espaço é destinado para incluir as informações que não cabem nos outros campos do currículo, como trabalhos voluntários, palestras e congressos, experiências fora do país e outros assuntos que agregaram conhecimento durante as suas experiências.
Isso significa que ter essa área reservada para as informações adicionais no currículo é a sua chance de mostrar para o recrutador que você tem habilidades que vão além da sua experiência. Além disso, é uma oportunidade para demonstrar como a sua vivência pode fazer a diferença tanto na hora da sua contratação quanto no momento de executar as tarefas que competem ao seu cargo.
O que colocar em informações adicionais no currículo? Veja 6 dicas
Um detalhe importante para se atentar na hora de preencher as informações adicionais são os requisitos da vaga. Faça uma análise e selecione o que você achar relevante para essa oportunidade, que tenha a ver com a sua área de atuação e que, de alguma forma, agregue na execução das tarefas que estão especificadas na descrição.
Entre as opções de informações que você pode acrescentar nesse espaço estão:
1 – Certificações e premiações
Os reconhecimentos profissionais, sejam por meio de certificações ou prêmios, são muito válidos de serem mencionados no currículo. Isso porque eles demonstram a sua capacidade de sobressair, pensar fora da caixa, entre outras habilidades.
Vale incluir aqueles tanto os prêmios que você conquistou durante a sua trajetória acadêmica quanto em projetos e empresas anteriores. O importante é que tenha uma conexão com a vaga para qual está se candidatando.
2 – Trabalhos voluntários
Apesar de não ser considerado uma experiência profissional, o trabalho voluntário continua sendo uma informação muito relevante para as empresas. Atividades não remuneradas em creches, comunidades ou ONGs valorizam o perfil do profissional ao demonstrar que ele tem empatia e se preocupa com o próximo.
Além dos trabalhos diretamente ligados às pessoas, as empresas também valorizam muito temas de grande relevância atual, como o meio ambiente.
3 – Palestras
É bastante comum particular de palestras relacionadas com os temas de carreira ou mais diretamente com a sua área de atuação, especialmente durante os estudos universitários. Se você achar que algum desses eventos tem relação com a vaga em questão, pode incluir no espaço reservado para as informações adicionais no currículo.
4 – Workshops, eventos e cursos livres ou extracurriculares
Seguindo a mesma lógica do item anterior, os workshops e eventos que estão relacionados à sua área podem valorizar ainda mais a sua candidatura, demonstrando que você é um profissional que se interessa por aprender. Por isso, não deixe de mencionar no currículo.
Os cursos extracurriculares ou livres que não se encaixam em outros campos do currículo também podem entrar no tópico de informações adicionais.
5 – Experiências fora do país
Se você fez intercâmbio para outros países, o campo de informações adicionais é o melhor para acrescentar isso. Essa experiência internacional é muito valorizada, especialmente por multinacionais, já que a viagem é uma maneira de aperfeiçoar um determinado idioma e, ainda, adquirir as tão famosas “soft skills”.
Entre as habilidades que se destacam ao viver por algum tempo fora do país estão a facilidade para se adaptar, de se relacionar com as pessoas e lidar com culturas diferentes, além da independência.
6 – Habilitação
Informar se você tem habilitação para dirigir carro, moto ou qualquer outro veículo, principalmente se a empresa exigir esse documento, é importante. Se tiver carro ou moto que possa usar no trabalho, inclua também essa informação.
Um exemplo do que colocar em informações adicionais no currículo é o seguinte:
- Certificação no curso livre de Marketing Digital;
- Participei do Evento de Marketing no Rio de Janeiro;
- Faço trabalho voluntário dando aulas para adultos na comunidade X;
- Fiz intercâmbio cultural em Londres pelo período de 6 meses;
- Possuo habilitação A e B;
- Tenho carro disponível para trabalhar.
Lembre-se: as informações adicionais servem para agregar valor
O mais importante é saber que qualquer tipo de informação que incluir no seu currículo deve agregar valor para a vaga na qual você está se candidatando. Por conter informações “adicionais”, esse campo deve ser analisado com atenção, já que é um acréscimo a tudo aquilo que você já mencionou nas experiências acadêmicas e profissionais.
Por isso, se estiver em dúvida se deve ou não incluir um determinado detalhe sobre a sua trajetória, pergunte-se qual é o valor que isto adiciona para a vaga em questão.
Apesar de não se colocar em informações adicionais no currículo, um curso de especialização é um exemplo do que agrega valor ao profissional e que deve estar no campo de “Formação/Educação”. Com a pós-graduação Unopar, você se torna qualificado na sua área em um período de 6 a 10 meses.