Ir para o conteúdo
Curiosidades

O que é atacado? Entenda o conceito e confira exemplos

estoque com caixas para ilustrar texto sobre o que é atacado

Você sabe o que é atacado e como esse tipo de comércio consegue oferecer preços mais baixos e melhorar o processo de vendas de pequenas e grandes empresas?

Ao contrário do que acontece no varejo, os atacadistas focam nas necessidades de abastecimento de pessoas jurídicas, ou seja, atuam com a venda business-to-business (B2B). Além disso, são o principal canal de distribuição que liga os fabricantes aos varejistas.

Quer entender melhor o conceito de atacado e os principais exemplos desse mercado no Brasil? Confira a seguir.

O que é atacado, afinal?

Já parou para pensar como os produtos que você adquire no varejo – seja no supermercado, seja na farmácia ou loja de materiais de construção – chegam até esses locais?

Isso só acontece porque as empresas atacadistas fazem o intermédio nessa cadeia de consumo. Elas compram produtos em larga escala dos fabricantes e revendem em grandes quantidades para os varejistas por um preço mais alto. Os varejistas, por sua vez, revendem esses produtos para você, o consumidor final, por um valor maior.

Sendo assim, podemos definir o conceito de atacado através de dois fatores principais:

1. Venda de grande quantidade de itens: diferentemente dos varejistas, os atacadistas trabalham com a venda e distribuição de produtos em grandes quantidades.

2. Venda para empresas que não são os consumidores finais: novamente, ao contrário do varejo, as empresas de atacado têm outros negócios como clientes, e não pessoas físicas.

Para entender melhor, podemos usar como exemplo o supermercado, um comércio varejista que fica próximo à sua casa e que precisa manter um estoque de arroz para vender para o consumidor final. Ao invés de comprar itens separados, eles compram por fardos dos atacadistas e recebem um desconto por isso. 

Isso garante que as prateleiras estejam abastecidas e que ele possa revender os sacos de arroz em unidades individuais por um valor mais alto.

Além disso, um atacadista pode vender uma variedade de produtos ou ser especializado em apenas uma categoria. Existem nichos para todos os tipos de bens, como produtos alimentícios, remédios, combustíveis entre outros.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Exemplos de atacado no Brasil

Já vimos que os fatores que caracterizam o atacado são a grande quantidade de itens vendidos além de ter empresas como suas consumidoras. Agora, você entenderá melhor como esses comércios atuam através de alguns exemplos que se destacam no mercado nacional.

Atacadão

O Atacadão é uma empresa que pertence ao grupo Carrefour e fornece cerca de 10 mil itens para lojistas de todo o país.

Entre os produtos que ele distribui estão bebidas, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, frios e laticínios, além das categorias pet shop e automotiva.

A empresa se destaca entre os principais atacadistas por ter faturado cerca de R$ 59 bilhões em 2021.

Assaí

O Assaí é uma das redes de cash and carry (atacarejo) mais conhecidas do país. Nesse modelo, de “atacado de autosserviço”, os clientes têm a opção de comprar grandes quantidades de um mesmo item (por exemplo, para sua empresa) e obter descontos, ou de comprar poucas unidades no varejo para consumo próprio e pagar um pouco mais caro.

Os principais produtos vendidos pelo Assaí são alimentos, itens de higiene pessoal, de limpeza, eletroportáteis, embalagens descartáveis, entre outros.

Segundo dados do site InfoMoney, a rede faturou R$ 12,5 bilhões apenas no primeiro trimestre de 2022.

Servimed

A Servimed é um bom exemplo de atacadista especializada. Uma das distribuidoras líderes no Estado de São Paulo, a empresa é um elo entre as áreas de saúde e consumo.

No seu portfólio estão medicamentos, higiene pessoal, cosméticos, suprimentos hospitalares e alimentação.

A Servimed também é uma das maiores atacadistas, com um faturamento anual de R$ 3,1 bilhões.

PMG

A PMG é uma empresa atacadista que está entre as líderes do país. Ela trabalha com alimentos e bebidas, mas, embora atenda supermercados, sua especialização é abastecer pizzarias, padarias, restaurantes e cozinhas industriais.

Além de atender mais 20 mil estabelecimentos, a PMG tem mais de 1.500 itens em seu portfólio e faturou cerca de R$1,18 bilhão em 2021.

Makro

Outro grande atacadista que atua no Brasil é o Makro. Embora esteja deixando o país depois de vender parte de suas lojas para o grupo Carrefour, a marca é uma das mais lembradas quando o assunto é o setor do atacado.

A rede atua com a venda de diversas categorias como alimentos, itens de higiene e bebidas. Embora seja conhecida por vender produtos em grandes volumes e com desconto, as lojas também atendem o consumidor final, também entrando na categoria de “atacarejo”, que tem se popularizado cada vez mais.

A rede ficou em 16° lugar no ranking da Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (ABAAS) em 2021, com faturamento de R$ 3 bilhões.

Agora, você já sabe o que é atacado e como esse modelo de negócio pode ser rentável. Sempre que pensar em um atacadista, é importante lembrar-se de que seu objetivo principal é distribuir bens de consumo para o varejo. Nesse momento, que tal conhecer o MBA em Gestão do Atacado e Varejo? Invista na sua carreira!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades