Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que é atualização profissional e por que é importante

o que é atualização profissional

Há algum tempo, contar com uma graduação no currículo já era o suficiente para conseguir um bom emprego, não é mesmo? Contudo, o cenário do mercado de trabalho, para todas as áreas e profissões, mudou bastante nos últimos anos. Por isso, se você quer progredir na sua carreira, é fundamental que você entenda o que é atualização profissional e como se manter atualizado.

Afinal de contas, a atualização é uma das principais maneiras de se manter relevante para o mercado de trabalho. Ou seja, de continuar, ao longo dos anos, sendo um profissional que domina a sua área de atuação e pode agregar muito para as equipes das empresas.

Contudo, como é possível fazer isso? Existem maneiras concretas de buscar a atualização profissional? E o que ela significa, exatamente?

Todas essas perguntas serão respondidas neste artigo. Então, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber para ter uma vida profissional de sucesso, atingindo todos os seus objetivos do plano de carreira.

O que é atualização profissional?

Sem mais delongas, a atualização profissional é a busca por novidades na sua área de trabalho.

Tendo em vista que tendências, novas descobertas e novas possibilidades surgem a todo o tempo, em todas as áreas do conhecimento e da economia, os profissionais não podem “parar no tempo”. Ou seja, eles não podem permanecer apenas com o conhecimento aprendido durante a graduação, porque ele provavelmente já está ultrapassado.

Sendo assim, a dinâmica profissional da atualidade envolve tanto a busca por conhecimentos acadêmicos quanto a constante atualização de suas habilidades e competências. Afinal de contas, o mundo continuará mudando de forma frenética, e cabe aos profissionais “correrem atrás” de todas as transformações de maneira contínua.

Isso porque a sua atuação profissional não pode ficar obsoleta. As empresas e a sociedade precisam de profissionais atualizados, que saibam o que estão fazendo e acompanhem as mudanças, novidades, tendências, questões e possibilidades do mundo e de suas áreas específicas.

Então, tenha em mente que as companhias estão cada vez mais criteriosas com o grau de atualização de seus colaboradores, e profissionais desatualizados dificilmente conseguirão uma vaga em processos seletivos de excelência.

Todavia, como é possível se atualizar?

Como se manter atualizado na carreira?

Agora que você já sabe o que significa ser um profissional atualizado, chegou o momento de descobrir como se atualizar para o mercado de trabalho. Existem diversas maneiras de fazer isso e, abaixo, você encontrará uma lista bastante completa, incluindo as principais formas de se manter relevante.

Caso você queira mais uma dica, saiba que a combinação de todos os fatores será a responsável pelo seu grande sucesso. Contudo, se você precisar escolher apenas uma opção, a última será certeira para os seus objetivos.

1 – Fique “de olho” em movimentações do mercado de trabalho

O primeiro ponto é ser um profissional antenado. Para isso, aproveite as oportunidades que a internet e as redes sociais oferecem, e fique sempre “de olho” nas movimentações da sua área e do mercado de trabalho.

Por exemplo, você pode acompanhar profissionais proeminentes da sua área no LinkedIn e avaliar os debates e pontos que eles trouxerem em suas publicações. Da mesma forma, vale a pena ler jornais e portais de notícias frequentemente, seguir veículos de imprensa que cobrem a sua área ou setor, e desenvolver um “radar” para perceber novidades e tendências de forma rápida.

2 – Acompanhe a sua área em eventos, congressos e palestras

Além disso, eventos, congressos e palestras são momentos excelentes para impulsionar a sua carreira de diversas maneiras. Ao mesmo tempo, você poderá fazer networking, marketing pessoal e aprender mais sobre o momento da sua profissão, área ou setor.

Afinal de contas, os temas e abordagens que guiam tais acontecimentos costumam ser aqueles que estão em alta. Então, se houver alguma novidade na sua área, pode ter certeza que algum evento falará sobre ela com especialistas.

3 – Consuma conteúdos atualizados sobre a sua profissão

Livros, documentários, filmes, podcasts, artigos científicos, newsletters, publicações de associações de setor. Tudo é válido na hora de entender o que está sendo produzido, pesquisado e debatido na sua área e setor de atuação.

Então, na hora de escolher alguns conteúdos para consumir, seja em momentos de lazer ou de foco profissional, não se esqueça dessas opções e sempre dê preferência aos materiais mais atualizados e prestigiados.

4 – Aposte em cursos livres

Os cursos livres são uma ótima maneira de democratizar o conhecimento, não é mesmo? Com pouco tempo de duração, preços acessíveis e a possibilidade de cursá-los mesmo sem uma graduação prévia, muitos profissionais podem se beneficiar de seus aprendizados.

Porém, os benefícios dos cursos livres, que são os Cursos Nano de nossas instituições, não param por aí. Você pode começar um para testar um novo foco para a sua carreira, ensaiar uma transição profissional e se manter atualizado. Afinal de contas, com programas que são atualizados e lançados com frequência, você terá acesso ao que há de mais novo na sua área.

5 – Invista em uma pós-graduação

Por fim, a melhor maneira de se manter atualizado é fazendo uma pós-graduação. Os cursos de especialização são a sua oportunidade de mergulhar em um tema do seu interesse, direcionando a sua carreira de forma estratégica e atualizada. Como os cursos são revisados, atualizados e lançados de forma constante, eles sempre trazem o que há de mais novo em tendências, ferramentas e possibilidades para a sua carreira.

Sendo assim, agora que você já sabe o que é atualização profissional e por que e especialização é fundamental para isso, que tal começar a sua agora mesmo? Confira as opções de cursos de pós-graduação Anhanguera e se inscreva ainda hoje! Dessa maneira, você será um profissional atualizado e com o título oficial de especialista em tempo recorde.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades