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Tendências e Inovação

O que é comunicação corporativa e quais são os tipos?

equipe reunida no escritório para ilustrar texto sobre o que é comunicação corporativa

Você sabe o que é comunicação corporativa e por que ela é um elemento essencial para o sucesso de qualquer negócio?

Em um mercado altamente competitivo, é vital que as empresas não apenas tenham uma identidade de marca forte, mas que também transmita segurança e competência para seus stakeholders através da forma como compartilha informações.

Neste artigo, você entenderá o significado de comunicação corporativa, quais são seus objetivos e os 4 tipos em que é dividida. Confira!

O que é comunicação corporativa?

Se pudéssemos resumir o que é comunicação corporativa em apenas uma frase, poderíamos dizer que é o processo de compartilhamento de informação entre a empresa e seus stakeholders (colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros comerciais etc.).

Uma interação eficaz com seu público ajuda as empresas a demonstrarem seus valores além de contribuir para o alcance de seus objetivos de negócio.

A utilização de estratégias de comunicação corporativa também contribui para a melhoria das práticas organizacionais, para manter os funcionários informados, eliminar gaps e reduzir a possibilidade de erros.

Sendo assim, podemos afirmar que uma boa comunicação empresarial é vital para o sucesso e o crescimento de qualquer organização.

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Qual o objetivo da comunicação corporativa?

O maior objetivo de construir uma estratégia de comunicação corporativa é criar e fortalecer a identidade da marca diante de seu público.

O motivo é simples: a percepção e a reputação de uma empresa têm peso quando o assunto é manter relações com a mídia, com os clientes e parceiros de negócios.

Quando existe um bom planejamento, é possível transmitir um posicionamento forte e coeso através dos mais diversos canais e plataformas.

Além disso, quando uma empresa tem uma marca estável e consistente, ela é capaz de:

  • Fidelizar clientes;
  • Deixar os investidores mais confiantes para investir na companhia;
  • Manter os colaboradores confiantes nas lideranças da empresa e no futuro da companhia.

Sem dúvida, tudo isso é um diferencial competitivo forte e indispensável para os negócios que desejam se consolidar no mercado.

Quais são os tipos de comunicação corporativa?

Já deu para notar que a boa comunicação corporativa envolve a troca de informações com as pessoas que trabalham na empresa e o público de fora, certo?

Para que ela ocorra de forma eficaz, precisa ser organizada em 4 tipos: 

  1. Comunicação ascendente;
  2. Comunicação descendente;
  3. Comunicação horizontal;
  4. Comunicação externa.

A ascendente, descendente e horizontal fazem parte da comunicação interna da empresa, enquanto a externa diz respeito às interações que acontecem com o público fora dela.

Entenda melhor o que significa cada um dos 4 tipos de comunicação corporativa.

1 – Comunicação ascendente

Esse tipo de comunicação ocorre de forma ascendente dentro da hierarquia de uma empresa.

Um exemplo comum é a forma como os profissionais se reportam para seus superiores dentro da empresa, como acontece na relação entre um supervisor e um gerente e entre um gerente e um diretor.

Esse tipo de comunicação permite que os responsáveis pela gestão da empresa estejam informados do que acontece, mas também dá aos colaboradores a oportunidade de questionar, reportar a evolução de projetos, esclarecer dúvidas e fazer sugestões.

Ela pode acontecer através dos seguintes meios:

  • Pesquisas;
  • Caixas de sugestões;
  • Reuniões de feedback.

Tudo isso promove a participação dos colaboradores, a transparência das informações e facilita a resolução de problemas.

2 – Comunicação descendente

Ao contrário do que vimos acima, a comunicação descendente diz respeito à troca de informação do topo da organização (líderes e gestão) para os demais colaboradores.

Por meio dela, é possível que aqueles que ocupam os cargos mais altos compartilhem informações com os demais para delegar responsabilidades, reforçar valores, objetivos e processos.

Um exemplo desse tipo de comunicação é quando um diretor comunica instruções para um gerente.

Isso pode acontecer através desses meios:

  • E-mail;
  • Intranet;
  • Mural;
  • Manuais;
  • Conferências;
  • Reuniões.

Quando a comunicação descendente acontece da forma correta, fica mais fácil manter as equipes alinhadas com os objetivos da empresa.

3 – Comunicação lateral

Esse tipo de comunicação acontece entre os departamentos ou entre os pares dentro da empresa, ou seja, entre as pessoas que estão no mesmo nível hierárquico.

Alguns dos meios em que a comunicação lateral ocorre são os seguintes:

  • Intranet;
  • E-mail;
  • Chat.

O objetivo é incentivar a colaboração e o alinhamento dentro da companhia, além de tornar o trabalho mais fluido.

4 – Comunicação externa

Por fim, falaremos sobre a comunicação externa, que lida com a troca de informações entre a empresa e os stakeholders que estão fora dela. Ela foca em transmitir a identidade e o valor da marca para essas pessoas.

Veja os principais canais em que a comunicação externa acontece:

  • Website;
  • Press releases;
  •  Anúncios em sites, buscadores, rádios e TVs e redes sociais
  • Publicações e interações em redes sociais;
  • E-mails;
  • Blogs.

Como dissemos, a chegada das mídias sociais facilitou o relacionamento da empresa com seu público externo, assim como a construção da sua reputação. É através da comunicação externa que ela pode fidelizar clientes e ampliar sua presença no mercado.

Dedicar esforços para que a comunicação externa seja efetiva deve ser uma prioridade de qualquer empresa que queira estabelecer relacionamento com clientes, imprensa, fornecedores e outros parceiros comerciais.

Agora você já sabe o que é comunicação corporativa, quais são seus objetivos e seus quatro tipos. Quando tanto a comunicação interna quanto a externa são efetivas, a marca se fortalece e os objetivos de negócio são mais fáceis de serem atingidos.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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