Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

O que é eneagrama e para que serve? Veja os tipos de personalidade!

mulher com notebook para ilustrar texto sobre o que é eneagrama

Se você passa bastante tempo na internet ou gosta de realizar testes de personalidade, com certeza já deve ter buscado o que é eneagrama, não é mesmo?

Apesar de ser um pouco diferente e bem mais complexo que os testes tradicionais, o eneagrama é ideal para explorar as diversas facetas da personalidade humana.

Se você tem interesse em saber o que é eneagrama, esse texto é para você! Aqui, abordamos tudo sobre o tema, desde seu significado até o teste em si!

Confira!

O que é eneagrama?

Antes de entendermos sua importância, é fundamental identificarmos efetivamente o que é eneagrama.

​​O eneagrama é uma ferramenta poderosa para entender as pessoas, suas motivações e as formas como elas interagem com o mundo.

É um sistema de tipagem de personalidade que ajuda a identificar padrões na forma como as pessoas percebem e vivenciam o mundo, bem como na forma como gerenciam suas emoções.

O eneagrama descreve nove tipos distintos de personalidade, cada um representado em um diagrama de nove pontas que ilustra a relação entre os diferentes tipos.

As pessoas que dedicam tempo para aprender sobre o eneagrama geralmente o consideram uma ferramenta incrivelmente útil para compreender a si mesmas e aos outros, e para aprender como se comunicar melhor e interagir efetivamente com diferentes tipos de personalidades.

É uma ferramenta poderosa para o autodesenvolvimento, o crescimento pessoal e a criação de relacionamentos fortes e saudáveis.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Para que serve o eneagrama?

Agora que já sabemos o que é eneagrama, vamos entender para que ele serve.

O eneagrama é uma ferramenta que pode nos ajudar a entender melhor a nós mesmos, por que nos comportamos da maneira que agimos e como interagimos com o mundo ao nosso redor.

Cada um dos nove tipos do eneagrama é definido por uma crença central, que serve como base de nossa motivação e medo, moldando nossa visão de mundo e a maneira como percebemos a sociedade e as pessoas nela.

Embora essas crenças centrais possam ser limitantes, elas também podem nos ajudar a ampliar nossa compreensão e abordar diversas situações de maneira mais eficaz. 

Além disso, o eneagrama também nos ajuda a entender como as pessoas reagem ao estresse e como cada tipo se adapta a situações estressantes e de suporte.

Essa clareza pode nos proporcionar uma oportunidade de entender melhor a nós mesmos e aos outros e identificar áreas de desenvolvimento pessoal. 

Ao reconhecer o poder do eneagrama, podemos obter uma visão inestimável de nossos próprios comportamentos e dos das pessoas ao nosso redor.

Como funciona o eneagrama?

Depois de entendermos o que é eneagrama e para que ele serve, está na hora de compreendermos como ele funciona.

O eneagrama é um sistema de nove tipos distintos de personalidade que serve como um guia para entender como os indivíduos diferem em suas motivações e medos.

Cada tipo é representado por um número e, embora um indivíduo possa se relacionar com vários outros tipos, dependendo de seu nível geral de saúde, é geralmente aceito que o tipo básico de uma pessoa seja determinado por uma combinação de fatores biológicos e ambientais.

Esses tipos de eneagrama fornecem informações sobre como tomamos decisões, permitindo-nos obter uma melhor compreensão dos medos e motivações que nos impulsionam.

Embora seja possível que os indivíduos mudem e aprendam mais sobre si mesmos ao longo da vida, acredita-se que os traços principais permaneçam consistentes.

Com o eneagrama, temos a oportunidade de esclarecer nossos próprios comportamentos e motivações para tomar decisões mais acertadas e viver uma vida mais equilibrada e plena.

Quais os tipos de personalidade do eneagrama?

O eneagrama propõe nove tipos distintos de personalidades, cada uma com suas próprias forças e fraquezas. Eles são:

O Reformador: é racional e idealista; eles desejam fazer mudanças, mas podem ser muito críticos ou perfeccionistas.

O Auxiliar: é atencioso e interpessoal, querendo ajudar os outros, mas precisa reconhecer suas próprias necessidades.

O Empreendedor: é orientado para o sucesso e pragmático, ambicioso e charmoso, mas possivelmente muito obcecado por sucesso e imagem.

O Individualista: é sensível e retraído, emocionalmente honesto e criativo, mas às vezes mal-humorado e autoconsciente.

O Investigador: é intenso e cerebral, com ideias inovadoras e inventivas, mas parece distante ou intenso.

O Lealista: é comprometido e orientado para a segurança, prevendo problemas e fomentando a cooperação, mas pode ser defensivo, evasivo e ansioso.

O Entusiasta: é extrovertido, espontâneo e está sempre em busca de novas experiências, mas às vezes é impaciente, impulsivo e exagerado.

O Desafiador: é poderoso e dominador, autoconfiante e assertivo, mas pode ser temperamental e dominador.

O Pacificador: é tranquilo e modesto, receptivo e solidário, mas às vezes muito complacente.

Agora que você já sabe tudo sobre o que é eneagrama, como ele funciona, para que ele serve e quais são seus principais tipos, que tal reservar um tempinho para descobrir sua própria tipagem?

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades