Você sabe o que é fee mensal e como defini-lo? O fee é uma palavra em inglês que significa taxa e é um termo utilizado por agências publicitárias para definir quanto cobrar pelos serviços prestados no mês.
Esse valor costuma ser definido previamente e formalizado por meio de um contrato, porém há muitas variáveis quando se trata de definir esse número, o que pode acarretar em prejuízo para as empresas.
Além disso, o fee pode ser pontual ou contínuo, o que também afeta o valor e o modelo de trabalho. A dificuldade em definir esses números encontra-se no fato de que existe uma grande variedade de trabalhos que uma agência pode prestar, além de ações pontuais que podem não estar consideradas no orçamento.
O que é fee mensal?
Outro termo utilizado no ramo da publicidade é o “job”, que funciona como um oposto do feed mensal. No caso do job, o cliente busca uma ação pontual, com previsão de início e fim, e a agência determina um valor fechado para realizar tal trabalho.
Já no fee mensal existe uma relação de parceria onde a agência contratada executa continuamente uma série de ações. Com isso, mensalmente, o cliente paga a taxa de acordo com o que foi estabelecido. Porém, existem alguns tipos diferentes de fee mensal. Confira:
Fixo
Neste modelo, o valor pago por mês não sofre variações, assim como as ações realizadas. Para empresa e cliente, é um formato estável, que permite com que ambos se planejem financeiramente.
Dentro deste escopo, são determinadas atividades fixas, e tudo deve ser especificado em contrato, não havendo possibilidade de mudar o trabalho realizado sem alterar esses valores.
Mensal e Job
Como falamos, o job representa ações pontuais, portanto este formato representa um acréscimo para atividades extra ocasionais. Digamos que uma empresa decide lançar um novo produto e quer fazer uma divulgação adicional, criando campanhas de mídias pagas.
Sendo assim, além das atividades fixas, a agência irá propor um valor determinado para esse job.
Mensal e comissão
A comissão também pode estar presente em jobs pontuais, e acontece quando há o envolvimento de terceiros, como gráficas, contratação de fotógrafos e outras situações pontuais necessárias para realizar determinado job.
Assim, a agência fica responsável por contratar, administrar o trabalho que será realizado e fazer os pagamentos, e isso é cobrado separadamente do cliente.
Como definir o fee mensal?
Determinar este valor pode ser um desafio para as empresas, e antes de mais nada as equipes precisam estar alinhadas. É provável que exista uma base utilizada como referência, mas normalmente as propostas são customizadas, já que as necessidades dos clientes são distintas.
Além disso, é preciso ter claro o tempo gasto por cada profissional e equipe envolvidos no projeto. Veja as variáveis consideradas para precificar uma proposta:
Horas trabalhadas
Essa costuma ser a forma mais comum de definir o valor, mas ainda assim precisa ser muito bem estruturado. Isso porque algumas empresas não têm uma definição exata de quantas horas são gastas com determinadas atividades, o que pode comprometer os custos e até mesmo sobrecarregar o colaborador.
Portanto, ao definir quais atividades serão realizadas, é preciso ter um controle adequado de quanto tempo é gasto em cada uma. Aí sim é feita a precificação, considerando o valor da hora do colaborador.
Existem casos em que determinado cliente necessitará de mais de um profissional e cada um tem um nível de experiência diferente, logo, valores/hora distintos. Isso também deve ser levado em consideração, entendendo quantas horas cada um irá se dedicar ao cliente.
Demanda
O volume de trabalho que será realizado para um cliente também é um fator importante. É isso, inclusive, que irá determinar quantas horas serão gastas pelos colaboradores. A demanda também define a complexidade das ações, o que significa mais ou menos horas e quantidades diferentes de profissionais atuando para o cliente.
Dicas para calcular o fee mensal
As horas e demandas são as bases para definir o fee, mas é importante definir essas atividades de forma clara com o cliente, para que todos fiquem alinhados em relação ao que esperar dos resultados. Veja outras dicas para definir o orçamento:
1 – Seja realista
Muitos profissionais, na ânsia de conquistar determinado cliente, acabam passando por cima desses conceitos relacionados às horas trabalhadas e demandas para propor um valor competitivo.
Embora isso possa fisgar o cliente, trará consequências negativas caso a equipe fique sobrecarregada e não consiga entregar resultados ou cumprir prazos. Portanto, é importante ser realista e considerar essas questões na hora de definir o valor.
2 – Coloque tudo no papel
O contrato deve detalhar quais são as ações acordadas e os prazos para cada uma. Assim, fica mais fácil cobrar por atividades que não estão no escopo. Qualquer coisa não detalhada no papel pode se tornar uma “área cinza” e, se o cliente fizer uma solicitação, a agência não pode se recusar nem consegue cobrar adequadamente pois não ficou claro no contrato.
3 – Não se esqueça das despesas
Empresas têm outras despesas, incluindo contas fixas como aluguel e luz. Estes valores devem ser considerados ao realizar o fee, bem como possíveis imprevistos.
Para profissionais que desejam atuar com agências de comunicação e publicidade, entender o que é fee mensal e como realizá-lo oferece um diferencial competitivo. E fortalecer o conhecimento neste segmento com a realização de uma pós-graduação 6 meses garante uma atuação especializada e uma capacitação técnica que coloca o profissional e a agência em vantagem sobre os concorrentes.