Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Entenda o que é fit cultural e como utilizá-lo em processos seletivos

o que é fit cultural

Você sabe o que é fit cultural? É um critério utilizado no recrutamento, que avalia outras características além das habilidades dos candidatos. Sabe quando conhecemos alguém e nos damos bem logo de cara? Esse tipo de afinidade também é importante nas entrevistas de emprego, pois indica que você se ajustará bem a empresa.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Fatores como valores, personalidade e crenças são levados em consideração pelo RH, e cada vez se tornam mais relevantes no processo de contratação. Esse “ajuste cultural” ajuda a empresa a entender se o concorrente está alinhado com o perfil da companhia. 

Entenda o que é fit cultural

Além das soft skills dos candidatos, que são as competências relacionadas a convivência e adaptação, o fit cultural se tornou outro importante atributo na avaliação dos RHs. Para os recrutadores, é importante encontrar alguém que possa crescer na empresa, melhorar o desempenho da equipe e vestir a camisa. 

Quanto maior a compatibilidade entre candidato e empresa, maiores as chances de sucesso. Esse tipo de análise ajuda a criar uma equipe mais motivada, com comportamento proativo e comprometimento. 

Para os candidatos, observar como é a cultura da empresa e entender se ele se encaixa também é importante. Muitas pessoas buscam oportunidades em empresas que vão além do salário e incluem outros benefícios que vão ajudá-los a alcançar seus objetivos profissionais. 

Portanto, analisar a missão e os valores de uma companhia são essenciais para quem quer construir uma carreira sólida. 

Vantagens do fit cultural

A escolha de um candidato não é fácil e, em muitos processos seletivos, envolve um grande número de pessoas e etapas. Avaliar o fit cultural pode fazer a diferença na hora de tomar decisões e trazer muitos benefícios para a empresa:

Melhor desempenho

Um candidato alinhado com as perspectivas da empresa terá mais interesse em prosperar e levar a equipe a outros patamares. Isso vai gerar melhor desempenho individual e dos times, já que ele pode incentivar os colegas a melhorarem a própria performance. 

Contratações assertivas

Contratar um candidato com o fit cultural da empresa vai beneficiar toda a equipe envolvida. Para quem treina, será mais fácil incluir o novato nas atividades e o relacionamento com os colegas também será mais proveitoso, gerando um clima organizacional mais favorável.

Evita a rotatividade

Imagine que o candidato foi escolhido depois de diversas etapas e análises, só para sair da empresa meses depois, pois encontrou algo mais adequado. O trabalho terá que ser refeito, e a equipe ficará desfalcada e terá que se readaptar mais uma vez. Um candidato que se ajusta à cultura da empresa dificilmente vai optar por deixar o cargo em pouco tempo, garantindo um time sólido e sem alta rotatividade. 

Como definir o fit cultural?

Antes de avaliar os candidatos, é preciso entender qual é o fit cultural da empresa. Só assim será possível aplicar essas características no recrutamento. Saiba como:

Entenda as principais características da organização

Em geral, as empresas têm uma série de pilares nos quais baseiam sua atuação. Isso pode incluir trabalho em equipe, fortes lideranças, comunicação eficiente, busca constante por inovação. Também entenda como isso se reflete na missão, visão e valores da empresa. 

Documente e deixe claro

Os colaboradores precisam entender de forma clara qual é esse fit. Portanto, desenvolva um documento que explique esses atributos e deixe evidente o propósito e metas a longo prazo. Isso ajuda a equipe a perceber seu papel nos objetivos da empresa e, claro, se identificar e apoiar nesses objetivos. 

Essa definição também pode, e deve, ser reforçada para o público externo. Tenha uma página no site com essas informações. Isso ajudará até na relação com os clientes, que podem decidir por fazer negócio ao se identificar com esses conceitos. 

Também use as redes sociais para promover esse fit. Além de servir como uma boa referência para outras empresas, ajuda os candidatos a entenderem como se enquadram nessa realidade. 

Como aplicar o fit cultural?

Depois de definir como a empresa se descreve, seus valores e seus objetivos, é preciso descobrir como avaliar se os candidatos combinam com esses conceitos. Existem algumas formas de analisar essa afinidade:

Testes de perfil

Algumas vagas exigem que o candidato complete algumas etapas logo na candidatura. Se for o caso, os recrutadores podem incluir um teste de perfil comportamental. Pode ser feito online e já dá uma ideia de quais profissionais se adaptam melhor. 

Aplique algumas perguntas hipotéticas que ajudam a entender como seria o desempenho em situações específicas. Por exemplo: “Como você recebe um feedback?”, e “o que faria se tivesse que executar uma tarefa com um colega de outra área?”. 

Dinâmicas de grupo

Não é fácil desenvolver dinâmicas, pois alguns candidatos são naturalmente mais extrovertidos ou introvertidos, mas é uma ótima oportunidade para avaliar como eles se saem em situações de improviso. 

As dinâmicas possibilitam  entender como eles trabalham em equipe, se sua comunicação é eficiente, e até avaliar se têm perfil de liderança. 

Experiências anteriores

Na hora da entrevista, pergunte sobre o dia a dia e a relação de trabalho dos candidatos em empregos anteriores. As insatisfações podem indicar o que eles esperam de uma empresa e permite uma avaliação mais profunda se ele se encaixa no perfil da vaga. 

Agora que você já sabe o que é fit cultural, já está pronto para promover o encontro perfeito entre empresa e candidato.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades