Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

O que é inovação, importância e vantagens; veja tudo

o que é inovação

A palavra “inovação” já domina os ambientes corporativos há bastante tempo. Muito usada, muitas vezes ela tem o seu significado esvaziado, o que faz com que muitas pessoas deixem de se importar com a sua definição. Contudo, esse pode ser um grande erro para a sua carreira, sabia? Por isso, hoje vamos descobrir exatamente o que é inovação e seus detalhes.

Afinal de contas, inovar faz parte da realidade desde que o ser humano existe, e ser capaz de ter uma mentalidade inovadora pode abrir muitas portas na sua vida profissional. Então, se você quer descobrir mais sobre essa habilidade, não deixe de conferir o restante do texto. Continue lendo o artigo, tire as suas dúvidas e tenha o necessário para brilhar no mercado.

Afinal de contas, o que é inovação?

Em primeiro lugar, que tal descobrir o significado do termo “inovação”?

Resumidamente, ele fala sobre tudo aquilo capaz de transformar a realidade por meio de algo novo. Sendo assim, as inovações são as ideias, mentalidades, processos, produtos e serviços que surgem como novidades, modificando a maneira como as pessoas lidam com determinado cenário.

Por exemplo, os aviões foram inovações de peso. Da mesma maneira, os smartphones também transformaram a forma como as pessoas lidam com seus celulares e com a internet. Mais recentemente, os televisores inteligentes, conhecidos como Smart TVs, fizeram a mesma coisa.

Todavia, como já adiantamos, as inovações não são apenas produtos, e também não se restringem a itens tecnológicos. Desenvolver uma nova maneira de controlar os processos de um departamento da sua empresa é inovador, bem como pensar em serviços que impactam o dia a dia das pessoas. 

No fim das contas, o importante é pensar em algo novo, que ajude a resolver um problema ou dificuldade, facilitando a vida das pessoas de um jeito que ninguém nunca pensou antes.

Qual é a importância da inovação?

É por isso que a inovação é tão importante. Ela permite que novas possibilidades surjam, desencadeando um verdadeiro “efeito dominó”. Ao ter pensamentos inovadores, as pessoas começam a ter ideias de novidades, que aos poucos se transformam em questões concretas, até chegarem ao estágio de serem implementadas ou desenvolvidas.

Isso faz com que as engrenagens do mundo sigam girando, trazendo melhorias impactantes para a sociedade. E tudo isso começa com profissionais que, um dia, ousaram pensar de forma diferente, identificando problemas, lacunas e oportunidades para a criação do novo. E, bem, você já deve ter percebido que as empresas precisam estar na vanguarda desse movimento, certo?

Em um mundo tão competitivo e ávido por novidades, as empresas que conseguem oferecer inovação para o mercado se destacam. Elas se tornam referência, se diferenciam da concorrência, aumentam seus lucros e promovem a mudança que a sociedade tanto espera das companhias.

Quais são as vantagens da inovação?

Com tudo isso, a inovação só traz vantagens para as empresas. Por isso, elas estão em uma constante busca por profissionais com mentalidade inovadora. Eles são capazes de impulsionar o propósito das organizações, que alcançam os seguintes diferenciais:

1 – Oportunidade de revolucionar o mercado

Ter processos, produtos, serviços e ideias transformacionais é o tipo de coisa que revoluciona o mercado. Assim, as empresas recebem o reconhecimento de impactam de forma positiva o cenário em que estão inseridas.

2 – Destacar-se da concorrência de forma impactante

Uma consequência disso é o destaque em relação à concorrência. Ao imaginar que, hoje em dia, diversas empresas atuam nas mesmas áreas, ramos e setores, conseguir inovar de forma pioneira é um grande feito, que não passa despercebido.

3 – Otimizar processos e serviços internamente

Pensando em inovações internas, conseguir otimizar a maneira como processos e serviços ocorrem é uma verdadeira revolução. Ela é capaz de impactar muitas mudanças dentro de uma empresa, deixando tudo mais simples, fácil e prático.

4 – Aumentar a eficiência dos processos, em geral

Uma dessas consequências é o aumento da eficiência. Quando você inova, você também deixa de lado processos que estão ultrapassados, redimensionando o foco dos colaboradores, o tempo do trabalho e os impactos da produtividade.

5 – Diminuir os custos

Por fim, é impossível falar de inovação sem falar de custos. Uma das grandes buscas das empresas na atualidade é a redução dos custos, que está intrínseca à inovação. Então, quando você consegue deixar algo mais simples, otimizado, eficaz e rápido, você também impacta os custos.

Gostou de descobrir o que é inovação e todos os seus detalhes? Então chegou a hora de ampliar os seus horizontes para conseguir desenvolver uma mente inovadora! Para isso, invista em uma pós-graduação EAD 4 meses para transformar a sua carreira em tempo recorde. Em apenas 4 meses, você vai receber o título de especialista e ver a sua vida profissional tomar novos rumos.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades