Ir para o conteúdo
Curiosidades

O que é marketing de conteúdo e por que apostar nessa estratégia

teclado com ícones para ilustrar texto sobre o que é marketing de conteúdo

O mundo do marketing e da comunicação mudou significativamente com os avanços digitais. De repente, o trabalho que era desenvolvido para plataformas como outdoors e canais de televisão precisou de adaptar para incluir a internet, e nesse contexto surgiram diversas técnicas e estratégias diferentes. Uma delas tem o conteúdo no centro de todo o trabalho, e aliás, você já sabe o que é marketing de conteúdo?

O termo está em todos os departamentos de marketing de empresas nacionais e internacionais. Por isso, se você deseja trabalhar com marketing ou comunicação no geral, é fundamental entender o que a expressão significa e por que investir nessa estratégia, que pode trazer resultados muito expressivos no curto e no longo prazo.

Marketing Digital, Inbound e Outbound Marketing

Para compreender exatamente o que é o famoso marketing de conteúdo, precisamos dar alguns passos para trás. Existem alguns termos que vêm antes das estratégias envolvendo conteúdo, e você necessita dessa base teórica para não se perder ao longo das explicações.

1 – Marketing digital

Em primeiro lugar, o marketing digital. Ele pode ser definido como a atividade básica do marketing em ambientes digitais, considerando todas as particularidades e constantes mudanças no espaço online.

Dessa maneira, o marketing tradicional assume uma nova postura para lidar com plataformas diversas, comportamentos distintos, que mudam o tempo todo, públicos que estão em espaços diferentes e estratégias que não fazem sentido no digital.

2 – Inbound e outbound marketing

Levando em consideração as características digitais, o chamado inbound marketing ficou ainda mais relevante. Ele pode ser traduzido para “marketing de atração/recepção”, focando em estratégias de atração do público-alvo com conteúdos. Assim, as empresas conseguem a atenção de seus potenciais consumidores por meio de materiais de valor, que tiram dúvidas, resolvem problemas e apresentam soluções.

Ele é diferente do outbound marketing, uma estratégia tradicional que busca consumidores de forma mais direta. Alguns exemplos são os anúncios online e offline, que são objetivos em suas intenções.

Aqui, é importante frisar que ele não é um “inimigo” do inbound marketing. Ambos coexistem em planos de marketing e vão seguir existindo. Contudo, os resultados do inbound chamam a atenção e trazem ótimos resultados, especialmente por meio de sua principal ferramenta: o marketing de conteúdo.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo surgiu do conceito do inbound marketing, e pode ser definido como uma estratégia que foca na atração, conversão e fidelização por meio de conteúdos de valor. No lugar de apenas anunciar o serviço ou produto que a empresa vende, ele produz materiais interessantes e úteis, que efetivamente levam benefícios ao público-alvo.

Tal técnica utiliza as mais diversas plataformas, oportunidades e formatos para criar uma estratégia robusta e direcionada, que faz com que os seus potenciais clientes vão até você. É por isso que a diversidade de possibilidades na internet ajuda na construção de materiais, que podem estar em todos os lugares e ser apresentados de muitas formas diferentes.

Dos posts em blogs aos podcasts, passando por vídeos, fotos e textos em redes sociais, o marketing de conteúdo também usa e-mails marketings, webinars, e-books e cursos, dentre outros exemplos. Assim, é possível chamar a atenção do público, demonstrar o domínio da empresa na área e passar uma mensagem clara: “eu posso oferecer o que você precisa.”

Por que usá-lo na sua estratégia de comunicação?

Dessa forma, aos poucos a marca consegue se consolidar no mercado como uma referência. Com conteúdos de valor e uma boa estratégia que direcione à conversão, o marketing de conteúdo atinge o público-alvo e faz com que ele cristalize a marca como parâmetro para o mercado. Mas os benefícios ao redor disso não param por aí.

1 – Aumentar a credibilidade, se tornar referência e autoridade

Por meio de uma boa estratégia de marketing de conteúdo, ao pensar na principal empresa de determinado segmento, seu público-alvo vai lembrar de você. Sua marca vai se tornar uma autoridade na área, aumentando a credibilidade e passando segurança e confiança. De maneira indireta, esse movimento aumenta a busca pelos seus serviços e produtos.

2 – Te ajudar a proteger a reputação corporativa

Outro ponto importante é a contribuição para melhorar e proteger a reputação, afinal, você está investindo em uma estratégia que ajuda seu público-alvo a resolver seus problemas. As pessoas passam a respeitar ainda mais a marca, vendo todos os benefícios que ela oferece ao público, e faz da sua imagem no mercado ainda melhor. 

3 – Aproximar o público-alvo da marca e fidelizá-lo

Produzir conteúdos de qualidade, e com frequência, vai aproximar o seu público da sua empresa. Ele vai se acostumar a encontrar seus materiais, vai começar a buscá-lo e vai desenvolver uma espécie de relacionamento e carinho pela marca. Ela se torna carismática e nutre interações que estão no dia a dia dos consumidores, mantendo seu nome visível.

4 – Reforçar o branding

Você já percebeu que bons conteúdos, sejam eles jornalísticos, sejam de marcas, influenciadores ou “pessoas físicas”, se espalham com facilidade? É por isso que saber o que é marketing de conteúdo também significa entender que ele vai reforçar o seu branding. Materiais de qualidade são compartilhados e vistos por milhares de pessoas, e tendo seus valores, identidade visual e missão impressos nos conteúdos, sua marca vai chegar a mais pessoas, aumentando o seu reconhecimento.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades