Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

O que é meme, características, linguagem e mais: veja aqui

o que é meme

A internet transformou a maneira como encaramos e fazemos humor, não é mesmo? Ao longo das últimas décadas, a influência das redes sociais na vida da população tem sido intensa, e isso inclui os conteúdos de comédia, como os tão famosos e falados memes. Mas no fim das contas, o que é meme, exatamente?

Essa expressão tomou conta da internet há muitos anos e, mesmo assim, ela continua atual. Ao abrir qualquer rede social neste momento, você com certeza vai encontrar exemplos de memes das mais diversas formas. Por isso, talvez seja um pouco mais difícil compreender exatamente o seu significado.

Mas você não precisa se preocupar com isso. Abaixo, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre os memes, incluindo sua definição, características, linguagem e origem.

O que é meme?

Em primeiro lugar, você sabia que o termo “meme” existe desde antes do surgimento da internet?

Ele vem do conceito de Técnica Mnemônica, ou seja, o desenvolvimento de associações que deixam mais fácil reter informações, e também dos trabalhos de Richard Dawkins, no livro “O Gene Egoísta”. De acordo com o biólogo, memes podem ser definidos como “unidades discretas de conhecimento, fofoca, piadas e assim por diante”. 

Sendo assim, fica fácil compreender os memes como pequenos conceitos, imagens e ideias, ou seja, conteúdos, com uma temática humorista. Pelos mais diversos motivos, eles assumem um teor de comédia, que rapidamente viralizam e se tornam referências.

Dessa forma, eles não têm um formato ou contexto específico. Tudo pode se tornar um meme, desde que suas referências façam sentido para seus públicos e tragam uma pitada de humor para o conteúdo.

Assim, eles podem durar apenas alguns dias ou perdurar por anos e anos, como ocorre com memes que foram criados no começo dos anos 2000 e ainda são famosos na internet.

Quais são as principais características de um meme?

Com toda essa explicação, imaginamos que a ideia de um meme já está mais clara em sua mente, certo? Talvez você até já tenha se lembrado de alguns que encontrou nas redes sociais. Então, para facilitar ainda mais a visualização, confira abaixo algumas características básicas dos memes:

  • Humor: os memes precisam ter um toque de comédia para entreter o seu público;
  • Conteúdos de consumo rápido: memes costumam ser imagens, vídeos curtos ou pequenos textos, que são consumidos e compreendidos de forma rápida e fácil;
  • Adaptabilidade: um dos principais pontos dos memes é a capacidade de adaptação para vários contextos. Eles viralizam e se replicam porque podem ser associados a diversos cenários, e não apenas ao contexto original;
  • Potencial de identificação: para conseguir viralizar, um meme precisa conversar com o público. Ou seja, a identificação precisa ocorrer entre os usuários da internet para que, em primeiro lugar, ele possa existir.

Qual é o tipo de linguagem utilizada nos memes?

Os memes podem ser considerados um tipo de linguagem por si só. Contudo, eles também utilizam diversas possibilidades de linguagens em suas manifestações.

Elas podem ser verbais ou não verbais, ou seja, com ou sem textos escritos, por exemplo. Um tweet publicado na rede social X (Twitter) pode ser um meme, assim como um vídeo curto que apareceu nos Reels do Instagram ou no TikTok.

Da mesma maneira, os memes podem ser formais ou informais. Por mais que a linguagem mais simples, rotineira e cotidiana seja mais comum, já que os memes precisam ter um teor humorístico e mais descontraído, no geral.

Por que os memes são tão populares?

Sendo assim, a grande popularidade dos memes pode ser explicada por alguns fatores.

1 – Humor

O primeiro deles é justamente o humor. Por trazer uma linha de comédia às interações online, os memes representam um alívio cômico, deixando o dia a dia mais leve para quem acompanha as redes sociais.

2 – Identificação

Outro ponto importante é a identificação. Muitas vezes, os memes trazem características específicas de determinados grupos. Sendo assim, perceber que você está sendo de alguma forma representado ali, em um conteúdo viral, impulsiona ainda mais os memes.

3 – Adaptabilidade

Da mesma maneira, os memes podem ser facilmente adaptados e usados em diferentes situações, perdurando durante anos. Eles não ficam “presos a si mesmos”, mas podem ser transformados de maneiras infinitas, mantendo-se vivos tanto na vida virtual quanto na realidade física.

4 – Forma de expressão

Por fim, os memes já se tornaram uma forma de expressão. É comum utilizá-los para traduzir sentimentos, adicionar humor a uma conversa, trazer contexto e gerar uma conexão ao longo dos diálogos. Por isso, a facilidade de incluí-los em qualquer cenário também contribui para a sua popularidade.

Já sabe o que é meme e atualizou seus conhecimentos para a sua vida profissional? Então aproveite para aprender ainda mais com a pós EAD Anhanguera. Inscreva-se em uma especialização focada nos seus objetivos de carreira e ganhe todos os holofotes nos processos seletivos.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades