O que é mindfulness? Veja os benefícios e como praticar a atenção plena

O que é mindfulness

O que é mindfulness? É um estado de consciência plena voltado para o momento presente. A sua prática contribui para a ampliação do foco, redução do estresse, proporciona mais calma, tranquilidade, eleva a inteligência emocional, gera equilíbrio entre corpo, mente e espírito, aumenta a satisfação e o bem-estar, entre outros benefícios. 

Agora que você já sabe o que é mindfulness…

De acordo com Jon Kabat-Zinn (2003), o mindfulness propicia ser você mesmo, aceitar e valorizar o que o momento oferece, ser paciente consigo e com os outros, bem como permite que as coisas sejam como são e não fiquem à mercê de expectativas, desejos e experiências. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

O estado de consciência plena sobre a realidade das coisas no momento presente desperta em nós a conexão para apreciar a plenitude de cada momento e permite você se empenhar completamente no que está fazendo agora. Esta prática, além de tornar consciente o momento presente, impede que sua mente fique presa ao passado ou projetada para o futuro. 

Daniel Goleman (2015), em seu livro Inteligência Emocional na formação do líder de sucesso, enfatiza o conceito que a neurociência traz a partir da atenção plena, onde, através da neuroplasticidade, nosso cérebro se modifica, criando novas sinapses neurais de acordo com experiências positivas e significativas que acontecem em nossa vida. 

Como praticar o mindfulness?

A atenção plena é um músculo mental que pode ser fortalecido com a prática correta. Um exercício simples para aumentar a concentração é você dirigir seu foco para um alvo escolhido, por exemplo, a sua respiração. Se no momento em que estiver se concentrando em sua respiração sua mente divagar, imediatamente traga sua atenção de volta a sua respiração. 

Pesquisadores da Emory University informam que este simples exercício é capaz de fortalecer a conectividade nos circuitos neurais da concentração. Sempre que for fazer um exercício evocando a atenção plena e perceber que sua mente divagou, adote algumas medidas tais como: administre suas tentações, monitore sua mente e reflita quais pensamentos estão te perturbando. 

Pratique diariamente sessões de atenção plena. Isso fará com que seus circuitos neurais se fortaleçam, sinalizando cada vez mais quando sua mente divagar. Por meio dessa sinalização, você rapidamente começa a abandonar a divagação e direcionar sua atenção no foco escolhido.

Em suma, o mindfulness é uma maneira profunda de ampliar a resiliência bem como aumentar a satisfação com a vida. Praticar a atenção plena, amplia a consciência das nossas sensações fisiológicas, psicológicas e sensoriais. 

Quando estamos neste estado de concentração, os pensamentos e sentimentos negativos começam a exercer um impacto reduzido em nossa vida, permitindo-nos sentir mais energizados para criar e desenvolver nossa alta performance. 

Benefícios do mindfulness

Pesquisas apontam que a prática do mindfulness promove melhoria na alimentação, aumenta a qualidade do sono, reduz os sintomas de estresse, ansiedade, depressão, aumenta a criatividade, desenvolve a autoconfiança através da elevação do autoconhecimento, propiciando a autorregulação e o estado de flow. 

Uma das formas de praticar o mindfulness ou atenção plena é quando estiver realizando alguma atividade e focar 100% no que está fazendo, evitando distrações e divagação da mente. 

Ouvir da maneira consciente os sons ao seu redor, sentir as sensações físicas, por exemplo, o vento no rosto, a água no corpo, a areia entre os dedos, ao fazer alguma refeição experimentar calmamente a textura dos alimentos, temperatura, apreciar se este alimento é doce, salgado, amargo ou azedo. 

Também é importante fazer um detox emocional, eliminando todos os pensamentos e sentimentos tóxicos que impactam negativamente sua vida. Tire alguns minutos do seu dia para praticar esta atividade, preste atenção em sua respiração, ouça as batidas do seu coração, busque sentido em cada movimento, inspire e expire devagar e isto contribuirá significativamente com o seu relaxamento físico, mental e emocional. 

Autoria: Suellen Mara de Oliveira Tomaz

Revisão: Anderson Luiz Hass

Ouça o podcast!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!