Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que é pensamento estratégico e a importância dessa habilidade

o que é pensamento estratégico

Para qualquer decisão que tomamos na vida, existe algum tipo de planejamento feito anteriormente. Quanto mais exercitamos esse pensamento, mais próximo chegamos de compreender o que é pensamento estratégico

Essa é uma característica que deve ser aprimorada pois pode contribuir com o desenvolvimento profissional e pessoal. É por meio da criação de estratégias que as pessoas são capazes de tomar decisões na carreira, escolhendo um curso, uma área de especialização, o tipo de empresa que desejam atuar e como se preparar para isso. 

É também com pensamento estratégico que se planeja a vida pessoal, como comprar uma casa ou planejar uma viagem.

Isso significa olhar para o futuro, entender que as ações tomadas agora terão repercussões depois. No exemplo da casa própria, é muito comum que as pessoas juntem dinheiro por anos antes de dar entrada em um imóvel, e depois passem mais alguns anos pagando as prestações. 

Pode parecer um processo longo, mas o benefício de ter o próprio lar vale o esforço e a espera. Mas, para tomar esse tipo de decisão e fazer esse planejamento, é necessário ampliar a capacidade de desenvolver estratégias. 

O que é pensamento estratégico?

O pensamento estratégico, então, pode ser considerado uma competência que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada por qualquer um, e ajudará a fazer um planejamento mais eficaz na vida e no trabalho. 

No âmbito profissional, existem muitas formas em que essa competência pode contribuir. Confira:

Planejamento da carreira

Geralmente as pessoas escolhem uma graduação ainda muito jovens e, ao longo dos estudos e no início da jornada profissional, são expostos a diferentes tipos de atuação. É nesse momento que começam a desbravar oportunidades e entender quais aspectos do segmento escolhido parecem mais interessantes. 

Com isso, através de observação, conversando com outros profissionais e até com docentes na universidade, passam a definir uma estratégia para chegarem onde almejam. Pode ser um cargo de liderança, uma empresa conhecida internacionalmente ou um nicho específico de mercado. 

Isso permite traçar metas concretas para chegar lá, como fazer uma pós-graduação, aprender outro idioma, conhecer e desenvolver as principais skills de liderança. Esse processo servirá como um guia para que, no futuro, a pessoa alcance seus objetivos.

Tomada de decisão

Além da jornada pessoal, contribui para seu desenvolvimento e experiência profissional. Ter uma visão estratégica é um diferencial, pois permite avaliar possíveis cenários e definir o que trará melhores resultados para o time e para a empresa. 

Faz com que o raciocínio seja mais rápido e torna o profissional qualificado para solucionar problemas, algo que as empresas buscam nos colaboradores. 

Capacidade de inovar

É de conhecimento geral que o mercado está cada vez mais competitivo, portanto ser capaz de inovar oferece uma vantagem para a empresa  torna o profissional mais valioso para a organização. 

Como desenvolver pensamento estratégico?

Saber o que é ter pensamento estratégico é o primeiro passo para começar a desenvolver essa competência. Mas é importante lembrar que, ao contrário do que muitos pensam, não é uma habilidade só para quem tem mente analítica ou trabalha com números e estatísticas. 

Pelo contrário, como vimos acima, qualquer pessoa pode se beneficiar dessa visão e desenvolvê-la. Veja como:

Fique por dentro das tendências

Existem empresas específicas cujo trabalho é avaliar tendências no mercado. Anualmente, relatórios são produzidos com base em dados e transformações, que indicam comportamentos para os próximos anos. 

Além disso, na própria empresa ou através de especialistas no setor é possível acompanhar o que está começando a se propagar e será destaque no setor em breve. 

Acompanhar esses relatórios e profissionais, inclusive participando de palestras e acompanhando publicações, permite um olhar mais apurado para o que será tendência e, consequentemente, uma capacidade maior para se planejar de acordo com isso. 

Aumenta sua capacidade de adaptação

A estratégia está relacionada a resultados futuros e, se os últimos anos nos mostraram algo, é que as coisas podem mudar rapidamente. Portanto, desenvolver flexibilidade quanto às mudanças. 

Pessoas muito focadas nos mesmos processos e na mesma rotina têm mais dificuldade em se adaptar e até reconhecer novas oportunidades e, com isso, não conseguem ser estratégicos. 

Muitas vezes, porém, as transformações não estão em nossas mãos e, quanto mais capacitados estivermos para lidar com o novo, mais fácil e eficiente será esse processo. 

Seja curioso

Desenvolver uma visão estratégica não é só uma competência analítica, mas envolve também a capacidade de questionar o mundo ao redor. Entender o “por quê” das coisas e desenvolver curiosidade permite chegar à raiz de tais transformações, e ajuda a promover essa visão. 

Ser curioso também nos instiga a aprender, e quanto mais informações tivermos, mais capacitados estamos para tomar decisões.

Continue se desenvolvendo

Saiba que, além de se manter informado sobre o mercado e acompanhar tendências, é possível utilizar técnicas para se tornar mais estratégico. Esse é o objetivo da pós-graduação em Aprendizagem Criativa, que apresenta fundamentos que capacitam o aluno a desenvolver uma abordagem criativa. 

Seguir estudando e ampliando o conhecimento permite entender não só o que é pensamento estratégico, mas como essa competências pode colaborar para uma carreira próspera. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades