Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que é portfólio, para que serve e como fazer um [Guia]

o que é portfólio

Saber o que é portfólio é fundamental para profissionais de diversas áreas, sabia? Afinal de contas, esse documento é valioso e conta muitos pontos com recrutadores em processos seletivos. Eles gostam de se aprofundar nas experiências anteriores dos candidatos, o que muitas vezes pode ser o fator definidor de uma vaga.

Contudo, será que você já sabe tudo sobre os portfólios, como eles funcionam, o objetivo por trás do material e as maneiras de desenvolver o seu? Caso a resposta para as perguntas anteriores tenha sido “não”, vale a pena conferir o artigo para entender, de uma vez por todas, o que são os tão famosos e almejados portfólios.

Abaixo, você terá a oportunidade de tirar todas as suas dúvidas. Isso porque elaboramos um verdadeiro guia completo sobre esse documento, que pode ser o seu passaporte para melhores oportunidades de trabalho na sua área.

Então, está pronto para aprender tudo? Então pegue papel e caneta para anotar todos os pontos importantes do tutorial que desenvolvemos para você, pensando em alavancar a sua carreira e fazer a sua candidatura brilhar nos próximos processos seletivos.

O que é portfólio?

Começando pelo básico, vamos entender melhor o que é portfólio profissional com uma definição simples e direta.

Em resumo, ele consiste em um arquivo que reúne os seus melhores trabalhos como profissional da sua área. Como uma verdadeira vitrine, ele vai exibir tudo o que você já realizou, deixando claras quais são as suas competências, habilidades, experiências e qualificações.

Dessa maneira, ele pode ser um material virtual ou físico. Contudo, hoje em dia, para a maioria das profissões que demandam portfólios, as versões online são muito bem vistas. Afinal de contas, você pode incluir seu link no currículo e no LinkedIn, além de encaminhar para recrutadores e facilitar a avaliação de seus trabalhos anteriores.

Além disso, sabia que é possível transformar algumas redes sociais, como o Instagram, no seu portfólio virtual? A plataforma permite que você exiba seus trabalhos de forma intuitiva, fácil e de simples visualização, o que também deixa o momento de enviar sua experiência prática ainda mais prático.

Para que serve o portfólio?

Depois da explicação sobre o que é um portfólio, você provavelmente já entendeu um pouco mais sobre o seu propósito, certo?

Pensando comparativamente, o currículo é a parte teórica do seu perfil profissional. Ele funciona como uma maneira de apresentar, de forma descritiva, suas experiências no mercado de trabalho, conquistas acadêmicas, competências e habilidades. Contudo, ele não consegue mostrar a prática do seu trabalho.

É nesse momento que o portfólio entra. Ao exibir as suas experiências de forma objetiva e prática, o portfólio serve para deixar claro o quão experiente, capaz e profissional você é para executar trabalhos na sua área. Assim, você consegue mostrar ainda mais da sua competência e, além disso, do seu estilo de trabalho.

Então, podemos dizer que o principal objetivo do portfólio é valorizar o seu trabalho e ter vantagens competitivas em processos seletivos.

Afinal de contas, quanto mais o recrutador e os gestores souberem sobre você, melhor. Seja para entender que você é o melhor profissional para a vaga ou, de repente, avaliar que o seu perfil não se encaixa para a posição. O que agiliza o processo seletivo para a empresa e te “livra” de um trabalho que não seria favorável a você.

Todos os profissionais precisam de um portfólio?

Todavia, apesar de ser uma ferramenta poderosa, será que o portfólio é essencial para todos os profissionais do mercado de trabalho?

Na realidade, nem todo mundo precisa de um. Em geral, profissionais das áreas criativas, de comunicação, artes e até mesmo programação costumam se beneficiar do material. A regra é: se você consegue exibir o seu trabalho e pode fazer isso, faz sentido ter um portfólio.

Alguns exemplos de profissões são jornalistas, programadores, desenvolvedores, publicitários, profissionais do marketing, design, tatuadores e fotógrafos. Por outro lado, professores e muitos profissionais da saúde, dentre muitas outras áreas, não precisam de portfólios e não teriam como desenvolvê-los, de forma geral.

Como se faz um portfólio?

Já sabe o que é portfólio profissional, para que ele serve e quem se beneficia dele? Então chegou a hora de aprender como elaborar um portfólio! Abaixo, veja um passo a passo com um direcionamento para você desenvolver o seu.

1 – Defina o seu objetivo principal com o material

O primeiro passo é entender o seu objetivo com o portfólio. Por exemplo, se você tiver pouca experiência e estiver em busca de sua primeira experiência profissional, vale a pena incluir a maioria dos projetos que você já fez.

Sejam eles resultado de trabalhos da graduação, projetos voluntários ou pessoais, tudo conta na hora de mostrar as suas capacidades e potencialidades em projetos seletivos. Por outro lado, profissionais com mais experiência podem selecionar apenas seus melhores trabalhos, ou aqueles que se encaixam em seus objetivos profissionais, para integrar o material.

2 – Entenda quais são as opções de plataformas

A próxima ação é entender o que há disponível em termos de plataformas. Pensando que você desenvolverá um portfólio online, é importante avaliar quais são as opções para o seu.

Hoje em dia, há diversas possibilidades disponíveis, gratuitas ou pagas, que incluem até mesmo redes sociais, como o próprio Instagram. Contudo, é fundamental avaliar a aderência das possibilidades para cada uma das profissões.

Afinal de contas, um design gráfico precisará de um suporte diferente de um profissional de texto, não é mesmo? Por isso, optar pela plataforma que melhor atender às suas necessidades será fundamental para construir um bom portfólio.

3 – Selecione os trabalhos que vão entrar no portfólio

Agora, chegou o momento de escolher exatamente o que entrará no seu portfólio. Para isso, lembre-se do seu objetivo com o material e assuma uma postura estratégica. Ou seja, inclua apenas o que faz sentido para o que você deseja, profissionalmente, no momento.

Pode ser que isso signifique tudo o que você já produziu em sua trajetória. Em alguns casos, isso apenas vai incluir trabalhos para uma área ou setor específicos. Ou, quem sabe, só os seus materiais mais recentes, que demonstram de forma atualizada suas competências 

4 – Tome bastante cuidado com layouts muito chamativos

Depois de pensar no conteúdo do portfólio, vale a pena dedicar algum tempo para desenvolver a forma do material.

Aqui, o ideal é considerar a sua área de trabalho, já que profissionais da criatividade podem ser mais ousados, mas nunca esquecer das regras básicas para a formatação. Elas incluem focar no minimalismo e nos designs simples e objetivos, que foquem no que você tem a dizer e a mostrar, e não neles em si.

5 – Inclua informações que vão além dos exemplos práticos

Finalmente, não se esqueça que o portfólio não pode ter, apenas, os trabalhos que você já realizou. Ele também deve informar mais detalhes sobre você, suas experiências profissionais, jornada acadêmica e informações de contato, por exemplo. 

Inclusive, abaixo você encontrará mais detalhes sobre quais dados faz sentido incluir nesse material de divulgação profissional, confira agora.

O que deve ter no portfólio?

Ter um “checklist” de itens que você precisa incluir ao longo do desenvolvimento do seu portfólio é uma excelente maneira de garantir que nada ficará de fora. Assim, o seu arquivo ficará completo e “redondinho”, informando tudo o que recrutadores e gestores precisam saber ao longo de um processo seletivo.

Pensando nisso, organizamos a lista abaixo, com todos os pontos que vale a pena adicionar ao seu portfólio. Lembrando que, tal qual o CV, os portfólios também precisam ser atualizados, sabia? Então, já salve os itens que listamos para manter sempre com você, lembrando de tudo que precisa ser reciclado ao longo das suas atualizações.

  • Os trabalhos que você deseja exibir e destacar, de maneira estratégica;
  • Seus principais dados, como nome, área de atuação, nível profissional;
  • Uma foto sua, atualizada;
  • Informações revisadas de contato, especialmente o seu e-mail;
  • Uma área com uma carta de apresentação, aprofundando um pouco mais suas experiências e formação profissional;
  • Link para seu LinkedIn e currículo;

O que não pode faltar em um portfólio?

Então, depois de mergulhar no mundo dos portfólios, que tal um resumo rápido para relembrar os pontos principais e entender o que não pode faltar no seu material?

Em primeiro lugar, lembre-se que o portfólio não é o seu currículo. Nele, o foco precisa estar na demonstração prática do seu trabalho, com exemplos do que você é capaz de fazer e do seu estilo de atuação, para te ajudar em processos seletivos.

Contudo, isso não significa que você pode deixar o seu portfólio sem um contexto. Para isso, inclua uma área com uma breve carta de apresentação, falando da sua trajetória profissional. Também adicione uma foto, seus dados de contato e links interessantes, como para LinkedIn e currículo.

Enfim, não se esqueça de manter o portfólio organizado! Crie categorias, foque na atualização, não deixe o seu objetivo e estratégia de lado, e deixe que os seus trabalhos mostrem a sua competência por si mesmos.

Ah, e revise todo o texto antes de enviá-lo aos recrutadores, ok? Erros gramaticais podem comprometer a impressão dos profissionais de Recursos Humanos sobre você, fazendo com que o propósito do portfólio vá por água abaixo. No lugar de ajudar na candidatura, os erros vão atrapalhar o processo.

Agora que você já sabe o que é portfólio e descobriu todos os detalhes do material, chegou a hora de investir em uma nova etapa da sua carreira. Que tal fazer uma especialização e se tornar um profissional ainda mais completo, pronto para elevar o nível dos seus trabalhos a serem exibidos no portfólio? Para isso, confira os cursos de pós-graduação Anhanguera e leve sua vida profissional a um novo patamar.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades