Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que é ser líder, qual o papel e 5 características

o que é ser líder

Muitos profissionais pensam em conquistar cargos altos – e até mesmo chegar à liderança. Mas você sabe o que é ser líder? Ter esse conceito claro te ajuda a exercer a função com mais eficiência e garantir uma gestão de pessoas equilibrada.

A liderança, por si só, é desafiadora. Embora seja almejada por muitos, é necessário ter habilidades e jogo de cintura. Liderar é ter uma boa relação com as pessoas, afinal. Se a equipe tem um líder tóxico ou inseguro, esse comportamento se reflete por toda a empresa e traz péssimas consequências.

O que é ser líder?

Para ser um bom líder, antes de tudo é preciso compreender que isso significa mais do que simplesmente ocupar uma posição de autoridade ou comando.

Na prática, ser líder envolve inspirar e motivar os outros: direcionar e coordenar as atividades de suas equipes, sim, mas também servir como exemplo, orientando e apoiando os membros do grupo para alcançar seu pleno potencial.

Então ser líder é construir confiança, promover um ambiente de trabalho positivo e adaptar as abordagens de liderança conforme necessário para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades.

O que é ser um verdadeiro líder?

Um verdadeiro líder compreende as necessidades e motivações das pessoas que lidera e mostra genuíno interesse pelo bem-estar de seus colaboradores.

Então delegar tarefas acaba sendo apenas a ponta do iceberg de uma verdadeira liderança, que também traz fatores como um envolvimento ativo no desenvolvimento pessoal e profissional da equipe. A ideia é prosperar em conjunto.

Outro aspecto importante de ser um verdadeiro líder é a capacidade de tomar decisões difíceis e enfrentar desafios com coragem e determinação. Ou seja: assumir a responsabilidade por suas ações e estar disposto a enfrentar as consequências, se necessário, em prol do bem maior da equipe ou organização.

Quando o ambiente é liderado por alguém que zela pelos outros, todas as vozes são ouvidas e valorizadas. Por isso, um verdadeiro líder também reconhece a importância da diversidade de pensamento e experiência e procura criar espaço para que todos contribuam com  ideias.

Qual é o papel de um líder?

O papel de um líder gira em torno do crescimento e do desenvolvimento do grupo todo. Então a principal função do líder é unir as pessoas, e manter tudo no lugar — as “engrenagens” funcionando perfeitamente.

1 – Inspiração

Um dos papéis de um líder é trazer uma visão clara e inspiradora para o futuro da equipe ou organização e, assim, motivar as pessoas a trabalhar com um objetivo comum.

2 – Desenvolvimento

Também cabe ao líder identificar o potencial de cada membro da equipe e ampliar essas capacidades por meio de orientação, feedback e oportunidades de crescimento.

3 – Decisões

É o líder que decide pela equipe. É claro que pode haver uma comunicação com os colaboradores para chegar em um consenso, mas no fim das contas, a palavra final é do líder. As  decisões estratégicas (e às vezes sob pressão) fazem parte da rotina desse profissional.

4 – Gestão de conflitos

Também faz parte dos papéis de um líder mediar conflitos dentro da equipe. Para que o ambiente de trabalho se mantenha harmonioso, o líder deve conhecer a equipe ao ponto de reconhecer quando algo não está nos trilhos.

5 – Diversidade e Inclusão

Um líder valoriza e promove a diversidade de pensamento e experiência, criando um ambiente inclusivo onde todas as vozes são ouvidas e valorizadas.

Como deve agir um líder?

Primeiro de tudo, o líder deve agir com transparência. Só assim para conquistar a confiança dos colaboradores. Deve ser verdadeiro consigo mesmo e com os outros, e colocar em prática os valores que prega.

Entre as ações de um líder, deve haver decisões firmes e assertivas quando necessário, mas também deve haver empatia. Quando o líder se coloca no lugar do colaborador e entende de verdade suas necessidades, a relação funciona muito mais.

Além de ter confiança (porque a insegurança só serve para atrapalhar e também deixar a equipe insegura), o líder deve agir com honestidade, ética e consistência, demonstrando integridade em todas as suas interações e decisões.

Quais são as principais características de um bom líder?

Para a liderança funcionar, existem características que não podem ser deixadas de lado. Além de agir com sabedoria, o líder deve ter atributos como:

1 – Comunicação

A comunicação clara serve como norte para um bom líder. Um discurso coerente, com instruções de fácil compreensão, previne erros e aumenta a eficiência.

2 – Inovação

O líder também não deve ter medo de deixar a zona de conforto e inovar.

3 – Estratégia

O líder precisa estar atento ao mercado e suas mudanças, bem como traçar estratégias para lidar da melhor forma possível com as mudanças.

4 – Confiança

Insegurança e liderança são palavras que não combinam. O líder não pode ser arrogante, mas deve mostrar à equipe que sabe o que está fazendo.

5 – Justiça

O líder precisa ser justo. Quando os membros da equipe percebem que são tratados de forma justa e imparcial, estão mais propensos a confiar no líder e se engajar.

Além de ter conhecimento sobre o que é ser um líder, para conquistar um cargo alto em sua jornada, você deve investir em seus estudos. A pós Anhanguera te ajuda a desenvolver habilidades relacionadas à liderança e gestão de pessoas. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades