Ir para o conteúdo
Você na Pós

O que é TCC? Saiba tudo sobre Trabalho Conclusão de Curso

o que é TCC

As etapas da vida acadêmica são repletas de rituais e projetos únicos, não é mesmo? Em cada uma delas, precisamos nos dedicar a processos que farão toda a diferença no futuro profissional, e um deles é o famoso Trabalho de Conclusão de Curso. Contudo, o que é TCC, exatamente?

Como ele é feito? Todos os alunos da graduação e pós-graduação precisam desenvolver um? Quais são os seus formatos? Será que todos terão orientadores para auxiliar no processo?

Todas essas dúvidas são bastante comuns. Então, se você estava desesperado tentando encontrar respostas para todas, fique tranquilo! Além de ser normal encontrar esses questionamentos ao longo das etapas educacionais, elas são fáceis de serem respondidas.

Abaixo, você vai encontrar um verdadeiro guia sobre TCCs, compreendendo de uma vez por todas o que ele significa e quem são os estudantes que precisam realizá-lo. 

O que é TCC e como fazer?

Em resumo, para responder a pergunta “o que é um TCC”, podemos dizer que ele é a sigla para Trabalho de Conclusão de Curso. Ou seja, o projeto final de um curso, que vai concluir os seus estudos naquela etapa, geralmente na graduação.

Ele pode ter formatos e modelos distintos, que variam de acordo com o curso e com a instituição de ensino, e cronogramas que também podem acontecer das mais diversas formas. Contudo, alguns rituais e processos costumam ser os mesmos, independente da instituição e da área.

Por exemplo, você terá que escolher um tema para explorar no seu trabalho, bem como contar com o apoio de um orientador para executar todas as etapas do seu TCC. Há um calendário a ser seguido, com datas que precisam ser cumpridas, e vários processos no meio do caminho.

Talvez você precise entregar um pré-projeto para avaliação e aprovação. Em alguns casos, há a necessidade de submeter o trabalho a uma banca avaliadora, e pode ser que você faça um trabalho científico, com a opção de publicá-lo após sua aprovação.

Sendo assim, as opções dentro das possibilidades de um TCC são inúmeras, mas independente delas, você pode ter uma certeza. Se dedicar a um Trabalho de Conclusão de Curso vai tornar sua experiência acadêmica ainda melhor.

Assim, você vai desenvolver uma série de habilidades novas, colocar seus conhecimentos “para jogo”, aprender ainda mais e ter mais uma comprovação de que você absorveu da melhor forma todos os aprendizados do seu curso.

O TCC é obrigatório?

Agora que você já sabe o que significa TCC, chegou o momento de entender que nem sempre ele será obrigatório. Em algumas etapas e instituições, ele será visto como mandatório. Todavia, em outros casos, será apenas opcional, como explicamos abaixo.

Em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu, como mestrados, doutorados e pós-doutorados, ele é mandatório, e você precisa entregar um material final para receber o seu diploma e titulação.

Contudo, para o Ensino Médio, Ensino Técnico e cursos de pós lato sensu, como especializações e MBAs, o TCC é apenas opcional. Algumas instituições optam por incluí-lo na grade curricular, enquanto outras deixam o Trabalho de Conclusão de Curso de fora, e ainda há a possibilidade de contratar o TCC como um serviço extra na sua pós, o que vale bastante a pena.

Como é o TCC na pós-graduação?

Sendo assim, o TCC na pós-graduação é opcional. Porém, em nossas instituições, todos os alunos de especializações e MBAs a distância têm a oportunidade de realizá-lo, se desejarem.

Isso acontece porque o Trabalho de Conclusão de Curso pode ser contratado como um extra. Por meio da plataforma digital que concentra todas as etapas da pós, você poderá escolher o TCC como um adicional. Dessa maneira, você contará com tudo o que precisa para se dedicar a um projeto final e fechar “com chave de ouro” a sua pós-graduação.

Para isso, você terá todo o apoio e suporte para focar em um tema específico e escrever um artigo científico sobre ele. O que inclui 60 dias de orientação com um tutor orientador, o Guia TCC, com templates para elaborar documentos, o seu Cronograma de Orientação, espaço para ter conversas com o tutor orientador, envio de materiais e muito mais.

Ao longo do processo, você terá que submeter o pré-projeto, entregar o artigo estruturado e, por fim, finalizar o material para aprovação. Sem a necessidade de uma banca avaliadora, você terá em mãos um artigo de respeito, que vai deixar a sua pós ainda mais completa com a experiência de desenvolver um material científico e provar, mais uma vez, suas altas competências profissionais.

Então, agora que você já sabe o que é TCC e todas as suas possibilidades, que tal se tornar um aluno Anhanguera para poder se dedicar a um projeto de excelência? Confira as diversas opções de cursos, nas mais diversas áreas do conhecimento, e inscreva-se ainda hoje na sua pós-graduação ideal!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades