Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

O que é uma fintech?

o que é uma fintech

Foi-se o tempo em que para guardar, investir e administrar o dinheiro era preciso ir a uma agência bancária. Com as tecnologias nas palmas de nossas mãos, é possível fazer tudo isso diretamente de um aparelho celular. Para acompanhar estas mudanças, as instituições também evoluíram e os bancos estão dando lugar às fintechs. Se você não sabe o que é uma, a gente te explica.

Finanças + tecnologia

Fintech nada mais é do que a junção das palavras “financial” e “technology”, mas o seu significado vai além do literal. Na realidade, as fintech são startups de produtos financeiros 100% digitais que visam priorizar a satisfação e lucro do cliente e não apenas o próprio. A popularidade desse tipo de serviço tem aumentado muito, principalmente pela facilidade oferecida.

Menos burocracia

Um dos principais atrativos das fintechs é a isenção de burocracia que aproxima, principalmente, o público mais jovem e familiarizado com a internet. Por exemplo, em um banco tradicional, você precisa se deslocar até uma agência, pegar fila, falar com um atendente para abrir uma conta. Já em um banco digital, basta baixar um aplicativo e solicitar tudo em alguns toques. 

Por ter menos pessoas envolvidas nesses processos, as fintechs oferecem mais vantagens aos seus clientes, como isenção de taxas e maior rentabilidade. Mas, ao contrário do que parece, não é por isso que o trabalho de quem trabalha em banco está com os dias contados. Essas empresas investem na formação diferenciada de seus funcionários na relação com os clientes, que muitas vezes necessitam de uma pessoa para resolver seus problemas. Apesar de digital, este trato é mais humanizado do que nos bancos tradicionais. 

Tipos de fintech

Existem fintechs para os mais variados serviços, mas todas com o mesmo objetivo: facilitar a relação dos clientes com o dinheiro. Conheça alguns tipos de fintech:

Pagamentos

Maioria no Brasil, facilitam os processos de compra e venda. Entre elas, estão empresas de máquinas de cartão com baixa ou nenhuma taxa de aluguel.

Gestão financeira

Nesse setor, estão aplicativos que facilitam a gestão financeira e controle de gastos pessoais. Também existem versões para empresas. 

Investimentos

Funcionam como corretoras de investimento digital. Ajudam a fazer transferências por meio dos aplicativos e acompanhar investimentos. 

Bancos digitais

Esse tipo de banco está cada vez mais popular e dispensa a necessidade de agências bancárias.

E você, gosta de tecnologia? Já trabalha ou quer trabalhar na área? Então, que tal fazer uma especialização para aprofundar seus conhecimentos? Conheça nossos cursos de pós-graduação e comece a estudar já.

Conheça nossas faculdades