O que é WhatsApp e para que serve? Quais as funções? Saiba!

o que é WhatsApp

Afinal, o que é WhatsApp? Você sabe realmente todas as funções e possibilidades que a plataforma oferece? O aplicativo de mensagens não foi o primeiro do mercado, mas sua criação revolucionou a maneira como nos comunicamos. Hoje, tornou-se uma ferramenta essencial no nosso dia a dia, tanto na vida pessoal quanto profissional. 

Os anos 1990 aconteceram há cerca de 30 anos, mas de lá para cá a comunicação se transformou profundamente, alterando a maneira como nos comportamos. É comum, ao conversar com pessoas mais velhas, até mesmo os pais ou avós, ouvir histórias sobre como era diferente manter contato quando a única coisa disponível eram as linhas fixas. 

Depois, com a chegada do celular, esse processo foi facilitado, com ligações móveis e mensagens de texto curtas, o SMS. Ainda assim, era necessário pagar por cada mensagem enviada, portanto não se fazia com a mesma frequência que temos hoje. 

Essas mensagens passaram por muitas transformações e aprimoramentos ao longo dos anos, além de diversos aplicativos e sites que já caíram em desuso, como o MSN Messenger, mas o hábito de conversar de forma rápida pela internet por meio de texto só evoluiu. 

O que é WhatsApp?

O WhatsApp é uma rede social de trocas de mensagens, que pode ser utilizado por meio do celular e outros dispositivos móveis, além do computador, que permite uma comunicação instantânea de forma gratuita. 

Por conta dessa praticidade na comunicação, o aplicativo se tornou essencial na vida dos brasileiros. As operadoras telefônicas comumente oferecem pacotes com mensagens ilimitadas, e hoje o app é a rede social mais utilizada no país. 

No mundo, a plataforma conta com cerca de 2 bilhões de usuários e, embora não haja dados oficiais do próprio WhatsApp, estudos apontam que cerca de 147 milhões de pessoas utilizam a ferramenta, o que representa cerca de 99% da população nacional, fazendo do Brasil o segundo maior mercado da rede, atrás apenas da Índia. 

Além disso, 80% das pessoas acessam o WhatsApp todos os dias, e o app é o mais visualizado pelos usuários ao longo do dia. Isso demonstra a força que o aplicativo tem, e como seu uso já faz parte da rotina dos brasileiros. 

Para que serve o WhatsApp?

O WhatsApp serve como um canal de comunicação, com diversas funcionalidades. Além das trocas de mensagens, permite ligações e o envio de áudio, fotos e vídeos. Com isso, se tornou o principal meio para que as pessoas se comuniquem. 

Seu uso serve para encurtar distâncias e agilizar a informação. No aspecto pessoal, permite que os indivíduos se conectem com amigos e familiares que estão distantes, ou até mesmo próximos, compartilhando coisas sobre sua vida, planejando encontros, mantendo-se informados. 

A possibilidade de criar grupos também permite que as pessoas de um mesmo círculo social interajam, fortalecendo vínculos e até mesmo compartilhando tarefas do dia a dia familiar e questões práticas da rotina. 

Já no âmbito profissional, também pode ser uma ferramenta interna de trabalho, especialmente no momento atual onde o home office é opção comum e os colaboradores não estão sempre juntos presencialmente. 

Também permite criar grupos específicos de trabalho em determinado projeto e facilitar o acesso à informações. 

Também pode ser utilizado de maneira similar no meio acadêmico, encurtando as distâncias e permitindo que os estudantes se comuniquem de maneira eficaz para compartilhar trabalhos e conteúdos. 

Como começar a utilizar o WhatsApp?

O aplicativo é muito simples de usar, porém é necessário ter um número de telefone e estar conectado à internet para começar na plataforma. Entenda o passo a passo para utilizar o app:

1- Baixe o aplicativo

Vá até a loja de aplicativos disponível em seu sistema operacional, procure por “WhatsApp Messenger” e faça o download gratuitamente. O app é compatível com diversos sistemas operacionais, mas esses são os que a empresa recomenda:

  • Aparelhos com sistema operacional Android 5.0 e posterior
  • iPhones com iOS 12 e posterior
  • Aparelhos com KaiOS 2.5.0 e posterior, incluindo JioPhone e JioPhone 2

2- Inclua seu número de telefone

Como falamos, o contato é essencial para criar uma conta. Ainda assim, o aplicativo pode ser conectado a outros dispositivos, contato que tenha ao menos um número atrelado à conta. Nesta etapa, uma verificação de número será feita, portanto o contato deve estar ativo para receber um código por SMS.  

3- Crie o perfil

Depois de colocar as informações básicas, as pessoas podem personalizar seu perfil, incluindo foto, nome, ou até uma frase mais detalhada sobre si. 

Com esses três passos a conta já está pronta para ser utilizada. Você pode sincronizar os contatos com os números salvos no aparelho, e começar a conversar. É importante também fazer algumas configurações para aumentar a segurança da conta, como ativar um código, que será solicitado esporadicamente. 

Quais são as principais funções do WhatsApp?

O objetivo principal do WhatsApp é ser uma ferramenta de comunicação mas, ao longo dos anos, o aplicativo evoluiu e acrescentou diversos recursos e funcionalidades. Veja quais são as principais funções do app:

Conversas

A principal função, como falamos, continua sendo a comunicação por meio de texto. Ao invés de trocar SMS, as pessoas simplesmente mandam mensagens para qualquer contato que tenham e, se o receptor também estiver conectado à internet, o conteúdo será recebido imediatamente. 

Áudio

Uma evolução das conversas é a possibilidade de gravar mensagens de áudio. Nem todos gostam dessa funcionalidade, mas pode ser uma maneira eficiente de se expressar sobre assuntos mais complexos ou dar informações mais longas. 

O Brasil é o país que mais utiliza essa funcionalidade, de acordo com o próprio WhatsApp. A ferramenta também evoluiu com novas funcionalidades como o botão para gravar sem ter que ficar segurando e as diferentes velocidades de reprodução dos áudios. 

Vídeos e fotos

Outra possibilidade que o WhatsApp tem é permitir o compartilhamento de vídeos e fotos. É importante lembrar, porém, que as imagens podem ser enviadas com uma qualidade menor que a original. 

Além disso, dentro das configurações do aplicativo é possível determinar se quer salvar qualquer imagem recebida automaticamente, ou fazer o processo manualmente, de acordo com os interesses e necessidades de cada um. 

Além disso, outra função visual envolve as figurinhas, recursos específicos da plataforma, e que se tornou um alívio cômico e uma forma divertida de trocar mensagens. 

Ligações e videochamadas

Além das conversas por mensagem, o WhatsApp evoluiu para uma ferramenta que permite ligações e videochamadas. Também sem custo, o uso dessa funcionalidade depende de acesso à internet, mas permite fazer ligações só de áudio ou com vídeo. No caso das videochamadas, o aplicativo permite até 32 pessoas na mesma ligação. 

Localização

Esse recurso facilita o encontro entre os usuários, e pode ajudar até com a sua segurança. Eles podem compartilhar sua localização em tempo real por até 24 horas, permitindo que outras pessoas vejam onde está a todo tempo. 

Grupos

Outra função muito utilizada é a criação de grupos, que permite até 1.024 membros. É uma forma prática de reunir amigos, pessoas que vivem na mesma casa, equipes de trabalho em um mesmo lugar. 

Os grupos também podem ser temporários, para falar sobre eventos específicos como projetos de trabalho ou viagens.

Comunidades

As comunidades são um passo além dos grupos e conseguem reunir vários deles no mesmo espaço. Assim, quem administra esses grupos pode organizá-los em um mesmo espaço, facilitando o gerenciamento e agilizando a comunicação, já que a mesma mensagem pode ser enviada para todos os grupos de uma mesma comunidade de uma vez só. 

Lista de transmissão

Essa é uma opção para quem precisa mandar a mesma mensagem para várias pessoas individualmente. Ao criar uma lista de transmissão, o usuário não desenvolve uma conversa em grupo, mas pode selecionar uma série de contatos para enviar o mesmo conteúdo. As pessoas que receberem podem responder, mas no chat privado. 

Canais 

Os canais são uma criação recente, que já tem chamado a atenção, especialmente de empresas. Ao contrário da maioria das funções, não abrange uma comunicação bilateral, ou seja, somente os administradores podem enviar mensagens. Mas as pessoas podem interagir respondendo individualmente e reagindo com emojis. 

O formato é ideal para empresas que querem se aproximar dos clientes para divulgar informações pertinentes e identificar seu público com mais profundidade. Nesse formato, porém, são os usuários que decidem se querem participar ou não, e nenhum número de celular é divulgado. 

Status

Essa funcionalidade saiu diretamente dos stories do Instagram, e basicamente funciona da mesma forma. Além de mandar mensagens individuais, as pessoas podem compartilhar fotos em seu status, e o conteúdo ficará disponível por 24 horas para qualquer pessoa que tenha seu número salvo. 

Pagamento

Por fim, o pagamento é uma função recente que permite fazer transações financeiras diretamente do aplicativo. Já que hoje o WhatsApp faz parte da Meta, detentora do Facebook, para habilitar essa função é necessário acessar o Meta Pay e configurar uma conta indicando um cartão de crédito. 

Existem ainda outras funcionalidades menores, mas muito práticas para os usuários, como silenciar ou arquivar grupos, encaminhar e apagar mensagens, ativar ou desativar confirmação de leitura e alterar administradores de grupos. 

Qual a importância do WhatsApp na vida das pessoas?

Como falamos, o WhatsApp não foi a primeira ferramenta de mensagens, mas seu formato revolucionou a maneira como as pessoas se comunicam. O fato de não cobrar por mensagem enviada nem ter limite de caracteres, como o SMS, fez com que seu uso crescesse e, como vimos, hoje está presente no celular da maioria dos brasileiros. 

Com isso, também mudou a forma de conversar, incluindo áudios, emojis e figurinhas, além de facilitar o acesso às pessoas que amamos. Sua praticidade permite encurtar distâncias e conversar com pessoas que estão longe e não podemos ver com frequência. 

Por fim, ele agiliza as conversas, e torna os processos mais rápidos, tanto na hora de conversas com familiares e amigos, até para resolver questões profissionais. A rede, por exemplo, costuma ser utilizada em processos seletivos, para enviar currículo e ter uma comunicação direta com os candidatos. 

No âmbito comercial, seu uso também tem grande impacto nas empresas. Utilizar a plataforma para o atendimento ao cliente é uma maneira de resolver questões mais rapidamente e evitar a evasão de pessoas ou comentários negativos. 

Para pequenos empreendedores, muitas vezes é a principal forma de atender consumidores e concluir vendas. 

Qual é a origem do WhatsApp? 

O WhatsApp foi fundado em 2009 pelos amigos Brian Acton e Jan Koum, ex-funcionários do Yahoo!. Com a ideia de criar uma ferramenta que fosse uma alternativa ao SMS, eles desenvolveram o app nos Estados Unidos. 

O próprio nome é uma brincadeira com a expressão “E aí?”, ou “What’s Up?”, em inglês, deixando claro que a ideia era justamente poder alcançar as pessoas de forma casual e facilitar a comunicação entre amigos. 

Inicialmente, o app foi pensado para a recém-lançada Apple Store, loja de aplicativos destinados ao iPhone. No ano seguinte, e enxergando o potencial da ferramenta, os criadores lançaram também uma versão para celulares com Android. 

Em 2011, mesmo ano em que surgiu a funcionalidade das conversas em grupo, o WhatsApp já era um dos 20 apps mais baixados na loja de aplicativos da Apple. 

Em 2014, cinco anos após seu lançamento e já um sucesso mundial com cerca de 400 milhões de usuários, a plataforma foi vendida para o Grupo Meta de Mark Zuckerberg por USD 22 bilhões. 

Acton e Koum permaneceram no conselho administrativo e ainda atuaram na empresa por alguns meses, implementando outras melhorias no app. 

Como utilizar o WhatsApp nos negócios?

Como vimos, além de ser uma ferramenta muito utilizada na vida pessoal, o WhatsApp traz muitos benefícios para os negócios. Nas empresas, ele pode ser usado para facilitar a comunicação, contanto que siga boas práticas de uso, como enviar mensagens apenas durante o horário de trabalho. 

Mas ele pode ir muito além como um aliado nos negócios. Sabendo disso, a empresa passou a desenvolver funcionalidades que são úteis para quem o utiliza para trabalho, até que, em 2018, lançou oficialmente uma versão dedicada ao uso comercial, o WhatsApp Business. 

Essa modalidade é exclusiva para quem tem uma empresa e precisa administrar atendimento ao cliente e vendas, e conta com funcionalidades próprias, oferecendo um diferencial competitivo. Conheça os recursos do Business:

Verificação

Assim como em outras redes sociais, é possível ter uma conta verificada no WhatsApp. O processo será analisado pela empresa, mas tem um perfil completo, incluindo foto, descrição e informações importantes como site e endereço ajudam a verificar a conta. 

Catálogo

Outra possibilidade desse formato é a inclusão de um catálogo com informações detalhadas sobre produtos e serviços. Isso agiliza o processo de atendimento, já que o cliente pode acessar o menu com informações importantes como tamanho, cores, preços, tipo de entrega e forma de pagamento. 

Mensagens automáticas

Esse recurso permite que as empresas determinem algumas mensagens que são pré-programadas para atender situações específicas. Assim, quando um cliente entrar em contato, ele pode ter um retorno imediato informando sobre a disponibilidade ou outras informações essenciais. 

Uma loja, por exemplo, pode oferecer uma resposta automática dizendo que entrará em contato em até 30 minutos, e oferecendo um link para o catálogo ou perguntas frequentes. 

Segmentação

Conseguir separar os clientes em públicos-alvo ou “personas” específicas é muito valioso para as organizações. Permite que a empresa tome decisões de forma estratégica e cria ações de marketing com potencial de impactar os clientes com mais eficiência. 

Com a versão Business é possível etiquetar os contatos seguindo padrões que são significativos para a empresa como: primeira compra; pagamento concluído; pedido em processamento. 

Estatísticas

As redes sociais costumam gerar dados importantes para as empresas medirem a eficiência de suas ações, e no WhatsApp não é diferente. O aplicativo oferece estatísticas que indicam o alcance e engajamento dos conteúdos compartilhados, o que permite uma avaliação mais aprofundada sobre a melhor maneira de utilizar o aplicativo no relacionamento com os clientes. 

Além disso, a versão Business inclui as funcionalidades da versão para pessoas físicas, como criação de grupos, comunidades, listas de transmissão e canais. Isso pode ajudar as empresas a criar uma comunicação exclusiva pela rede, aproximando os clientes com assuntos relevantes ou até mesmo divulgando ofertas e lançamentos. 

Conhecer as funcionalidades e oportunidades que o WhatsApp oferece pode ser um diferencial na carreira. Com uma pós-graduação, é possível se aprofundar em temas relevantes para a construção e divulgação de uma marca, que vão além do que é o WhatsApp e englobam estratégias para usar a rede como uma aliada dos negócios.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!