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Mercado de Trabalho

Afinal, o que falar em um feedback? Saiba o que fazer!

o que falar em um feedback

O momento do feedback é um dos mais importantes na jornada corporativa de um profissional. Apesar de curta, a reunião de avaliação vai resumir o desempenho do colaborador nos últimos tempos, mostrando seus pontos de destaque e de melhorias. Sendo assim, o responsável por passar essa análise precisa ser o que falar em um feedback, garantindo que tudo ocorra da melhor forma possível.

Afinal de contas, buscar a empatia, o acolhimento e a humanidade precisam estar entre os focos de gestores, líderes e mentores para o momento do feedback. Mesmo que o colaborador não esteja performando da maneira esperada, ele ainda faz parte do time e precisa sentir que está no local certo para “aparar as arestas”, melhorar e evoluir ao máximo.

Sendo assim, caso tenha dúvidas do que abordar nas reuniões de feedback, hoje você poderá esclarecer todas elas. Abaixo, você encontrará um guia para saber o que dizer em avaliações, buscando o máximo aproveitamento desse valioso encontro.

O que falar em um feedback?

No geral, podemos dividir os feedbacks entre positivos e corretivos. Ou seja, eles podem reconhecer e reforçar comportamentos e atitudes positivas, e apontar pontos que precisam ser melhorados, ou não devem ser repetidos.

Isso acontece porque o feedback é uma verdadeira análise do desempenho do colaborador em um período específico. Durante esse tempo, ele deve ser avaliado por seus colegas e superiores, para que um feedback sincero e efetivo seja feito, deixando claro o que foi bom, e o que precisa de mais desenvolvimento.

Essa é uma das maneiras mais objetivas de ajudar no crescimento de um profissional. Afinal de contas, ele saberá exatamente como performou, tendo clareza sobre suas qualidades e aspectos que merecem incrementos.

Contudo, o que são esses aspectos e características, exatamente?

8 pontos para abordar em reuniões de avaliação

Na realidade, os pontos que devem ser ditos durante uma avaliação de feedback podem variar muito.

Uma lista completa teria centenas de possibilidades, já que cada área, setor, profissão e departamento contam com habilidades, competências e características diferentes. Elas são avaliadas de acordo com a senioridade do profissional, por isso, seria impossível montar uma relação exaustiva com todos os itens.

Todavia, para te ajudar a ter uma noção mais clara dos pontos dos feedbacks, separamos os 8 principais pontos que podem aparecer na avaliação. Geralmente, eles são importantes em qualquer cenário corporativo, e passam pela análise de mentores, gestores e líderes.

1 – Produtividade

O primeiro ponto é a produtividade. Independente da posição, ser um profissional produtivo é a base do relacionamento corporativo, não é mesmo? Por isso, analisar se o colaborador está sendo produtivo ou não é essencial, e isso pode ser medido por diversas métricas de RH.

2 – Qualidade de entregas

Se a produtividade costuma ser um aspecto quantitativo, as condições de entregas são qualitativas. Isso significa que de nada adianta entregar as tarefas nas datas estipuladas, se elas não têm a qualidade esperada. Por isso, uma avaliação do nível das entregas também pode ser um bom item para incluir nos feedbacks.

3 – Comportamento no ambiente organizacional

O colaborador sabe se comportar? Tem postura? É educado e respeitoso com todos à sua volta? Sabe lidar com os detalhes do mundo corporativo e se sair bem em interações? 

4 – Pontualidade

Falando em aspectos comportamentais, a pontualidade também é fundamental para o todo da vida corporativa do profissional. Ele chega no horário esperado? Cumpre o expediente? Tem responsabilidade para lidar com prazos?

5 – Soft skills: comunicação, proatividade, resiliência, jogo de cintura

Falando em habilidades emocionais, algumas outras também devem ser analisadas. Elas envolvem os níveis de comunicação, empatia, proatividade, resiliência, liderança, jogo de cintura e muitos outros. Lembrando que os pontos devem fazer sentido para o cargo e a profissão em questão.

6 – Atenção e cuidado aos detalhes

Mais do que nunca, contar com colaboradores que são atentos e cuidam bastante dos detalhes faz todo o sentido. Erros de atenção, desleixos em materiais e problemas de revisão também podem ser avaliados, afinal de contas, eles impactam em toda a cadeia de produção de qualquer indústria.

7 – Agilidade

Hoje em dia, os profissionais precisam ser ágeis e rápidos para lidar com os imprevistos e a dinâmica do mundo atual. Sendo assim, se o colaborador não tem agilidade o suficiente para entregar suas demandas com qualidade e dentro do prazo esperado, vale a pena pontuar essa situação na avaliação, e dar dicas de como melhorar.

8 – Senso de equipe 

Por fim, também é fundamental analisar se o colaborador sabe trabalhar em equipe e entende a importância desse senso ao atuar em um time.

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Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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