Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que falar no primeiro dia de trabalho como líder e como agir?

reunião de equipe para ilustrar texto sobre o que falar no primeiro dia de trabalho como líder

Começar em uma nova posição de emprego pode trazer sentimentos ambíguos. Por mais que você esteja muito animado e feliz com a nova etapa, você também pode ficar ansioso, nervoso e preocupado em causar uma boa impressão. Quando estamos falando de cargos de liderança, esse sentimento aumenta ainda mais. Então, o que fazer e o que falar no primeiro dia de trabalho como líder?

Por mais que pareça muito difícil e complexo encontrar as respostas para essa pergunta, nada é tão complicado quanto você imagina. Inclusive, uma ótima forma de começar a descobrir o que fazer é se lembrar da sua competência.

Você foi contratado, ou promovido, porque é um profissional altamente habilidoso e capaz de assumir um papel de liderança. Ter isso em mente vai te ajudar a manter a autoconfiança e a segurança em seguir seus instintos de acordo com sua experiência profissional.

Contudo, para dicas direcionadas e objetivas sobre o que falar e como agir no seu primeiro dia como gestor, confira as listas que organizamos abaixo.

Como agir no primeiro dia na liderança?

Por mais que você queira, com urgência, saber o que deve falar, antes precisamos dar um passo para trás. Para iniciar a construção de uma boa imagem como líder, é essencial saber o que fazer nas primeiras interações com o seu novo time, e portanto, como você deve agir.

1 – Demonstre simpatia e empatia

Os dias de domínio dos “chefes”, que eram rígidos, mal humorados, frios e impessoais já passaram. Hoje em dia, o papel de líder pressupõe profissionais humanos, simpáticos, empáticos e capazes de dar todo o suporte que sua equipe precisa. 

Por isso, desde o princípio, mostre que você é esse profissional e lembre-se dessas duas palavras, simpatia e empatia, toda a vez que for agir ou falar alguma coisa. Colocando-as no centro da sua gestão, as chances de sucesso e conexão com a equipe serão bem maiores.

2 – Seja humilde, afinal, você está iniciando em uma posição nova

Muitos líderes chegam em suas novas empresas com uma postura de “sabe tudo”. Por estarem em um cargo mais alto, acreditam que já sabem tudo o que precisam saber, e mesmo sem perceber, assumem um comportamento arrogante.

Independente da sua experiência, ou até mesmo conhecimento de empresa, se foi promovido, assumir uma posição de liderança nunca é simples. Ela exige mergulhar na nova companhia, função e departamento, descobrir os desafios, problemas, objetivos e, principalmente, as pessoas que agora fazem parte da sua equipe.

Se mostrar arrogante vai contra os ideais de uma liderança empática e simpática. Além disso, o comportamento também te afasta, logo de cara, das pessoas que vão fazer parte do seu dia a dia daqui para a frente.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

3 – Marque conversas individuais com cada membro da sua equipe

As pessoas precisam estar no centro da sua liderança, e a única forma de fazer isso acontecer é conhecendo cada uma delas. Em primeiro lugar, porque elas vão te guiar no processo de descoberta da função e da empresa, mostrando tudo o que você precisa saber. E em segundo, porque você precisa saber com quem vai trabalhar.

Entender a personalidade e comportamento de cada colaborador vai te ajudar a montar um estilo de liderança que funciona, além de ser um passo fundamental para garantir a humanização de todos os processos.

4 – Entenda que algumas pessoas podem mostrar resistência

Seja nessa conversa inicial, seja nas primeiras semanas do trabalho, você pode perceber a resistência de alguns colaboradores. Especialmente se a saída do último líder foi conflituosa, ou se ele era uma pessoa muito querida pela equipe, a adaptação a uma nova figura na liderança pode demorar um pouco mais.

Para lidar com isso, tenha paciência, tente se aproximar, mas sem forçar relacionamentos e interações, e mostre com suas ações que você está ali para contribuir com o trabalho, ser um aliado e melhorar o ambiente para todos. Com o tempo, o comportamento da equipe tende a mudar.

5 – Não faça promessas

Principalmente em cenários de resistência, muitos novos líderes tendem a fazer promessas. Seja para agradar os liderados, seja para mostrar competência, essa atitude não deve ser reproduzida. Fazer promessas cria esperanças e expectativas que nem sempre serão atingidas, especialmente em um contexto de início de emprego.

Você ainda não sabe todos os detalhes e desafios do cargo, e sendo assim, não pode fazer promessas que, muitas vezes, só vão frustrar o seu time.

Card com informações sobre como agir no primeiro dia como líder

O que falar no primeiro dia de trabalho como líder?

Depois de tantas dicas, você já deve ter alguma ideia do que deve e do que não deve falar, não é mesmo? Mas vamos com calma, porque abaixo você vai encontrar muitas outras sugestões e dicas para o primeiro dia de trabalho.

1 – Se apresente e peça para que o time se apresente também

Com os princípios da simpatia e da empatia, comece sua nova jornada se apresentando. Fale sobre a sua trajetória profissional, suas últimas experiências, mencione alguns itens da vida pessoal e não se esqueça de fazer o exercício contrário. 

Apesar das conversas individuais, é sempre interessante ter uma dinâmica em grupo para que as pessoas da sua equipe tenham a chance de se apresentar. Você não precisa de nada muito elaborado, apenas informações como nome, função, há quanto tempo está na empresa, formação e alguma curiosidade da vida pessoal.

Com isso, você já consegue estabelecer uma primeira conexão com os colaboradores, facilitando as interações futuras.

2 – Fale um pouco sobre a sua forma de trabalhar e objetivos, mas com cuidado

Nessa apresentação, e também durante outras conversas, é legal detalhar como você gosta de trabalhar, o que você enxerga como objetivos para essa função e outras informações do gênero. Contudo, tome cuidado com a forma que escolherá fazer isso.

Você não quer ser impositivo, e como já mencionamos, muito da natureza do trabalho só pode ser conhecida após a leitura de muitos documentos, muitas conversas e algum tempo na função. Por isso, assuma um tom mais leve, de sugestões e expectativas, deixando seus liderados confortáveis com o novo gestor.

3 – Deixe claro que você está pronto para acolher, ajudar e impulsionar o time

Lembram de como a postura de “chefe” está desatualizada? Hoje em dia, você vai querer ser um líder acolhedor, que se responsabiliza pelo time, o ajuda e impulsiona no cotidiano. Esses valores e comportamento devem estar presentes desde o começo, e seja na apresentação, seja nas conversas individuais, faça questão de deixar isso claro.

Você não precisa assumir um tom paternal ou professoral, mas sim uma postura que passe confiança e te coloque no papel de aliado.

4 – Demonstre a sua felicidade com o novo ciclo profissional

Pode parecer insignificante, mas mostrar que você está feliz com a nova oportunidade faz toda a diferença. Com cuidado para não parecer forçado, verbalize a satisfação com a posição e a chance de desenvolver um trabalho significativo com uma nova equipe.

5 – Seja sempre objetivo, firme e confiante em suas falas

Uma característica que faz parte de “o que falar no primeiro dia de trabalho como líder”, e vai te acompanhar até o último dia na função, é a fala firme, objetiva e confiante. O seu time espera encontrar todas essas características em você, e é por meio da comunicação que você vai começar a mostrar que você valoriza o diálogo, é confiável e sabe o que está fazendo. Agora, aproveite para fazer download do e-book “7 passos para se tornar um líder de sucesso.”

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades