O que faz um copywriter: conheça as funções e como ter sucesso

mulher trabalhando para ilustrar texto sobre o que faz um copywriter

Você pode até já ter ouvido falar na expressão, mas sabe o que faz um copywriter? Essa categoria da área de comunicação une qualidade textual com características de marketing e tem se tornado um dos principais instrumentos para o sucesso de ações digitais. 

O copywriting é uma técnica para escrever conteúdos com um viés persuasivo, e tem grande potencial como ferramenta de marketing e vendas. Somos impactados por um mar de informações digitais, desde cookies em sites, banners, e-mails marketing, google ads, e o texto fará toda a diferença para garantir que o usuário acompanhe o link. 

O mundo da publicidade e propaganda sempre foi conhecido por produzir slogans inesquecíveis. Isso nada mais é do que um tipo de copywriting. Porém, hoje existem diversas mídias utilizadas para promover um produto ou marca, portanto além do slogan, outros tipos de texto são necessários para ajudar a convencer o público-alvo do que se pretende anunciar. 

A arte de persuasão

Embora os dois conceitos possam se assemelhar, o copywriting não é o mesmo que texto publicitário. O segundo tem o propósito de apresentar um produto ou empresa, usando dados e argumentos que ajudem a fazer público compreender o que há de importante ou diferente em determinada solução.

Já o copywriting tem o papel de persuadir um usuário a realizar uma ação: clicar em um botão para saber mais, seguir o link e ver a promoção, conferir se o frete é grátis, se inscrever e receber um bônus, etc. Por isso, o profissional responsável por realizar essa tarefa, chamado de copywriter, tem que dominar a arte da persuasão, especialmente se tiver poucas palavras e frases para cumprir esse propósito. 

Tudo isso, porém, deve ser alinhado a uma estratégia de marketing, pois é através de um planejamento que esse profissional consegue desdobrar suas tarefas e descobrir a melhor forma de atingir seu público. 

Esse, inclusive, é o primeiro passo para desenvolver um bom copywriting: entender seu público-alvo. Esse tipo de trabalho é baseado na comunicação, portanto entender com quem está falando é o mais importante. É preciso primeiro saber com quem está falando para então descobrir como falar com essa pessoa. 

A partir disso, a empresa chega em alguns perfis diferentes. Para desenvolver uma estratégia eficiente, uma possibilidade do marketing é a criação de personas, um perfil que simboliza esse cliente na vida real. 

Por exemplo, uma empresa de cosméticos. Seu público-alvo primeiro pode ser as mulheres, mas como afunilar mais esse perfil? Qual a faixa etária média que as consumidoras têm, o que elas buscam em um produto para cabelos, quanto estão dispostas a pagar por um creme?

Mais ainda, as personas podem ajudar a conquistar novos públicos. Usando o mesmo exemplo, digamos que a marca lançou uma nova linha de produtos para mulheres mais velhas. Como dialogar com elas, em que rede elas estão mais presentes? Esse estudo é feito antes de montar o planejamento e, através dele, é possível criar uma personagem que represente esse público.

O que faz um copywriter

Utilizando as informações acima, portanto, seu papel é criar textos criativos e persuasivos, que façam as pessoas realizarem as ações propostas. Muitas vezes, o tamanho do texto é limitado a uma frase, ou até mesmo um título, além de textos diferentes servirem para mídias diferentes. 

Sua função é entender como falar com as pessoas em cada um desses meios, sempre pensando em como agregar valor ao produto. A maioria das empresas faz uso de copywriting quase que diariamente, incluindo posts nas redes sociais com legendas que incluem “clique no link na bio para saber mais”. 

Essa técnica também pode ser utilizada em roteiros para televisão e rádio, vídeos para o Youtube, lives e até para atendimento de telemarketing. Também é utilizado para desenvolver landing pages, textos de blogs e anúncios.

Como essa é uma ferramenta utilizada em todo tipo de negócio, esse profissional tem um leque de opções maior, podendo atuar em inúmeros segmentos. 

Habilidades do copywriter

Além da persuasão, é preciso ter outras habilidades para se destacar nessa área. Confira as principais para ter sucesso nessa profissão: 

Boa escrita

A habilidade número um é a capacidade de redigir bons textos. Não só coerentes no sentido gramatical, mas coesos e consistentes com os objetivos traçados no planejamento.  

Criatividade

Desenvolver o potencial criativo é muito importante pois é a base desse cargo. É por meio da criatividade que o profissional consegue pensar em conteúdos que estão fora do senso comum e podem se destacar e chamar a atenção dos potenciais clientes. 

Storytelling

Outra técnica do marketing, o storytelling apresenta valor do produto ou empresa, e utiliza da construção de uma narrativa para manter uma comunicação coesa. Assim, a história divulgada serve como referência para o copywriting, que sempre levará em consideração a mensagem que a empresa quer passar na hora de produzir o conteúdo. 

Versatilidade

Como falamos, o campo de atuação é vasto e cada plataforma tem suas próprias regras relacionadas a palavras, quantidade de texto e uso de hashtags. Por isso, o profissional deve ser dinâmico e capaz de transitar por diversas mídias. 

Aperfeiçoamento constante

No mundo digital tudo se transforma rapidamente, inclusive na forma de fazer anúncios na internet. O copywriter deve estar sempre atualizado ao que o consumidor e as plataformas estão fazendo para garantir a visibilidade das marcas. 

Além disso, fazer uma especialização permite aprofundar o nível de conhecimento no tema, tornando o profissional mais capacidade e competitivo no mercado. Com uma pós-graduação em 6 meses reconhecida pelo MEC, os especialistas conhecerão a fundo o que faz um copywriter e trabalharão as habilidades certas para se destacar na área.  

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