Para que serve um currículo e o que incluir no documento [Guia]

para que serve um currículo

Na hora de buscar novas oportunidades de trabalho, o primeiro passo é atualizar o CV. Mas você sabe para que serve um currículo? O documento é essencial para aplicar para vagas, mas ele não é necessário apenas para listar suas aptidões, e funciona como uma vitrine para mostrar que tipo de profissional você é. 

Utilizado mundialmente por profissionais que se candidatam a vagas de emprego, ele segue um padrão que permite que a pessoa inclua informações importantes para os recrutadores,  como experiências profissionais, habilidades e formação acadêmica. 

Sendo assim, costuma ser a primeira informação vista sobre os candidatos e deve sintetizar suas principais qualidades para ser capaz de chamar a atenção no processo seletivo. 

Para que serve um currículo?

Conhecido também como curriculum vitae, ou apenas CV, o currículo serve para apresentar os profissionais e suas qualificações. É informalmente obrigatório no mercado de trabalho e, mesmo empresas que contam com plataformas próprias de recrutamento, abrem espaço para que o profissional inclua seu documento. 

Montar um currículo também pode ser um desafio pois existem certas regras e boas práticas que devem ser aplicadas ao mesmo tempo em que oferece um panorama completo sobre quem o profissional é. 

Quando uma empresa abre uma oportunidade de trabalho, a avaliação dos currículos é a primeira etapa para decidir quem serão os escolhidos para passar por entrevistas. Por isso, esse documento precisa ser capaz de impressionar, apontando características profissionais alinhadas com a vaga. 

Por isso, é recomendado que, mesmo tendo um modelo padrão de currículo, os profissionais ajustem as informações de acordo com a oportunidade a qual estão aplicando, deixando evidente suas capacitações mais condizentes com o cargo. 

O que evitar no currículo?

O primeiro passo para destacar seu currículo é conhecer as boas práticas na hora de montar um CV. Isso porque, segundo pesquisas, os recrutadores podem levar cerca de 10 segundos para avaliar e até descartar um documento. Entenda quais fatores farão os recrutadores descartarem o documento:

Erros gramaticais

Depois que completar o texto, é preciso fazer uma revisão atenta para checar erros gramaticais e de concordância. Erros de conjugação verbal, singular e plural e palavras grafadas erroneamente farão com que os recrutadores tenham a impressão de falta de cuidado e atenção do profissional. 

Textos extensos

Por mais importante que seja detalhar as atribuições nas experiências profissionais, é preciso fazê-lo com o uso de palavras chaves e frases sucintas. Informações prolixas indicam que a pessoa não consegue ser objetiva nem descrever com precisão suas atividades. 

Informações incompletas

Números de telefone ou endereço de e-mail desatualizados impedirão que o recrutador entre em contato, portanto, confira esses dados no documento. Além disso, é preciso descrever informações como cargos, data em que trabalhou nas empresas e outras informações completas, que não deixem dúvidas ao ler o CV.

Como montar um currículo?

Com isso em mente, veja quais são as principais seções do currículo e como preenchê-las da forma adequada. Lembre-se que esse não é um documento com texto corrido, e é preciso organizar de forma que cada área seja fácil de visualizar. Existem diversos modelos prontos disponíveis on-line que podem servir como base para o design do documento. 

Caso queira se aventurar e criar o próprio, lembre-se de evitar designs ou fontes de texto muito diferentes, que podem chamar a atenção de forma negativa. Entenda como montar um currículo:

Dados pessoais

Em geral, aqui são informados apenas o nome completo, informações de contato, bairro, cidade e estado onde reside. Informações pessoais como CPF e estado civil não são necessários. 

Objetivo profissional

O objetivo é um dos principais desafios do currículo, pois deve ser curto, resumido em apenas um parágrafo, e direto ao ponto. Muitas pessoas optam por frases genéricas como “contribuir para o crescimento da organização”, mas esse é o espaço adequado para indicar o que almeja com o cargo, apontando a área que deseja, como “atuar com enfermaria hospitalar especializada em geriatria”. 

Também é possível indicar algumas capacitações pessoais, contando que façam sentido como, por exemplo, “Designer com cinco anos de experiência em branding e atuação em agência de publicidade de destaque nacional”. 

Experiência profissional

Outra parte importante que deve ser feita é colocar em primeiro lugar a experiência mais recente. Caso tenha passado por muitas empresas, liste as mais relevantes. Inclua o último cargo que ocupou, as principais conquistas realizadas e o período em que atuou. 

Formação acadêmica

Também formatada começando pela mais recente, deve incluir apenas cursos profissionalizantes, como ensino médio, graduações, pós-graduações, mestrados, etc. Também deve incluir período em que estudou, nome da instituição, grau de ensino e curso. 

Idiomas e competências

Conhecimentos específicos dentro de sua área de atuação, como o domínio de certas ferramentas, deve ser adicionado, bem como o conhecimento de outro idioma. Neste caso, é preciso especificar a língua e o grau de domínio.

Informações complementares

Ao fim do documento é possível incluir informações complementares, caso sejam relevantes para a vaga. Cursos livres, trabalho voluntário ou certificações podem ocupar esse espaço. 

Além de saber para que serve um currículo e como organizá-lo, o que realmente irá destacar o profissional é sua capacitação e habilidade, portanto siga se aperfeiçoando e conheça os cursos de pós-graduação intensiva a distância.

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