Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Pausas curtas e como incorporá-las ao seu dia: 5 dicas

pausas curtas

Pode parecer que seguir uma jornada inteira de tarefas seja o mais adequado, mas a realidade é que fazer várias pausas curtas pode ajudar o cérebro a lidar melhor com as atividades, sem sobrecarga.

Em uma pesquisa publicada na revista científica Cell Reports, um grupo de cientistas do Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH) revelou que essas pequenas pausas beneficiam na hora de aprender coisas novas.

Enquanto isso, neste ano, um estudo da  Universidade de Sidney chegou a apontar que pausar as atividades por cinco minutos é suficiente para devolver ao cérebro a capacidade de atenção.

Importância das pausas curtas

Dito isso, é científico! Fazer pequenas pausas é a melhor coisa para que você não fique exausto e possa concluir suas tarefas de maneira eficiente. É como reiniciar um computador: os pensamentos ficam mais “frescos” depois desses intervalos, dando ao cérebro a oportunidade de se preparar para uma nova leva de demandas.

Saúde física

Essas pausas podem ajudar a aliviar a tensão física, no caso de envolvimento com atividades que exigem posturas fixas por longos períodos. Assim, é uma dica para quem precisa reduzir o estresse nas costas, pescoço e ombros.

Seguindo essa linha de raciocínio, as pausas curtas são importantes para prevenir lesões relacionadas ao trabalho, como a síndrome do túnel do carpo, dores nas costas e problemas oculares. Funcionam como uma maneira de reduzir a fadiga, que pode levar a condições de saúde a longo prazo.

Saúde mental

É importante acrescentar que as pausas curtas são uma maneira eficaz de lidar com o estresse, levando em consideração que proporcionam momentos de relaxamento que podem reduzir a ansiedade e melhorar o bem-estar emocional.

A falta de pausas adequadas pode levar à síndrome de Burnout, que é uma condição de esgotamento físico e mental. Por isso, intervalos regulares ajudam a prevenir esse esgotamento, mantendo um equilíbrio entre trabalho e descanso.

Outros benefícios

Ao permitir que o cérebro descanse por curtos períodos, é possível melhorar a eficiência e a eficácia das tarefas, o que pode ajudar principalmente em trabalhos que exigem foco constante.

Já para os profissionais ou estudantes que precisam lidar diretamente com a criatividade, esses intervalos também podem ser grandes aliados, uma vez que proporcionam oportunidades para a mente vagar, benéfico para a criatividade. Ideias muitas vezes surgem quando se permite que a mente afaste um pouco da tarefa principal. 

Banner 2 do projeto de pós-graduação

Como implementar as pausas curtas

Ao incorporar as pausas no seu cotidiano, estará melhor posicionado para aproveitar os benefícios das pausas curtas e manter um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Veja como implementar esses intervalos:

1 – Estabeleça horários

Se você achar que fazer intervalos aleatórios pode mais atrapalhar do que ajudar, uma dica é definir os horários dessas pausas. O gerenciamento de tempo é o primeiro passo para uma organização pessoal, e pode fazer uma grande diferença na rotina.

Para isso, é necessário ter em vista todos os momentos que constituem a sua rotina e aproveitar esse conhecimento para dividir as tarefas de maneira adequada. Você sabe quando as demandas são mais intensas e quando pode tirar uma pausa maior, por exemplo.

2 – Use a técnica Pomodoro

Algumas técnicas específicas podem ajudar a estabelecer melhor esses intervalos. É o caso de Pomodoro, por exemplo, um método em que se faz uma tarefa por 25 minutos e faz uma pausa de cinco. A ideia é que, após quatro intervalos, as pausas sejam um pouco mais longas.

A técnica é projetada para melhorar a eficiência e a produtividade, especialmente durante tarefas que exigem foco intenso. Durante o pomodoro, evite distrações e interrupções. Desative notificações e informe aos colegas que você está em um período de trabalho concentrado.

Além disso, se 25 minutos parecer muito longo ou curto, ajuste o tempo do pomodoro de acordo com sua preferência. Outra dica é que, se algo importante surgir durante o pomodoro, anote para lidar depois. Não interrompa o fluxo de trabalho.

3 – Mude de ambiente

Além de tirar a pausa, é importante mudar de ambiente. Levante e faça caminhadas curtas ao redor do escritório ou da área onde você estiver trabalhando, assim pode espairecer de forma mais eficiente.

4 – Socialize

O isolamento pode ser prejudicial para a saúde mental, então ficar por muitas horas sem conversar com ninguém traz impactos negativos. Para compensar isso, você pode aproveitar os intervalos para conversar com os colegas. Ver pessoas pode ser bom, afinal.

5 – Desligue dos estudos

As pausas curtas são importantes não apenas no cotidiano profissional, mas também durante os estudos. Por isso, quando estiver fazendo a sua pós-graduação, não esqueça de estabelecer intervalos para que consiga “reiniciar” o cérebro e fazer a imersão em novos conteúdos posteriormente. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades