Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como pedir o desligamento da empresa: veja 7 dicas

duas mulheres conversando para ilustrar texto sobre como pedir o desligamento da empresa

Pedir demissão do seu trabalho atual é um momento importante, que merece ser abordado com seriedade. Afinal, por mais que você esteja feliz de deixar um emprego que não te satisfaz, é preciso ter muita cautela e tranquilidade para fazer tudo da melhor maneira, ou seja, “saindo pela porta da frente”. E sabendo como pedir o desligamento da empresa, você vai descobrir como encerrar esse ciclo com harmonia.

Porém, qual é a melhor forma de fazer isso? Quais são as boas práticas para a situação? O que evitar? E o que fazer? Como o tema é delicado, é normal que você tenha uma série de dúvidas sobre a melhor postura para o momento. Contudo, você não precisa entrar em desespero.

Tomar as atitudes certas na hora da demissão pode ser mais simples do que você imagina. E para descobrir exatamente o que fazer, confira abaixo o tutorial de 7 passos que elaboramos para você.

Como pedir o desligamento da empresa em 7 passos

1 – Não tome decisões ou comunique mudanças de cabeça “quente”

O primeiro passo é controlar as emoções e não tomar decisões precipitadas. Por mais que você já esteja decidido quanto ao desligamento, ou até mesmo aprovado em outros processos seletivos, espere o momento certo para comunicar essa movimentação.

É muito fácil cogitar a “tentação” de anunciar a sua saída em momentos de estresse e tensão com os gestores, porém, optar por esse caminho não é uma boa escolha. No fim das contas, você vai passar uma imagem negativa, criar uma atmosfera pesada no ambiente, impactar seus colegas e prejudicar o seu networking.

Então, respire fundo e planeje a sua saída de forma estratégica, sem criar problemas desnecessários. Afinal, você já está mudando de emprego, e logo não terá que lidar com questões que te desagradam no trabalho atual.

2 – Marque uma reunião com seu gestor

A próxima etapa é agendar uma reunião com o seu gestor, que deve ser a primeira pessoa a ser comunicada do desligamento. Escolha um dia mais tranquilo, organize uma conversa presencial, se possível, e deixe o ímpeto de abordar todos os pontos negativos da sua experiência de lado.

3 – Explique tudo o que está acontecendo

No lugar, opte por explicar o que está acontecendo. Fale sobre seu atual momento profissional, o que você está buscando, que o emprego atual não te oferece as oportunidades que deseja, e foque em ressaltar os benefícios que você irá receber com a mudança.

Aqui, é válido evitar falar mal da empresa e também não se justificar muito. Você precisa deixar seus motivos claros, mas não precisa contar todos os detalhes e circunstâncias para o seu líder.

4 – Mantenha uma postura agradável e tranquila

Para deixar a situação um pouco mais leve, mantenha uma postura tranquila e agradável. Assim, você passa uma imagem positiva e mostra que não está ali para gerar conflitos ou problemas para a empresa. Você pode, inclusive, se oferecer para indicar profissionais que teriam interesse na sua posição.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

5 – Resolva todas as pendências e repasse suas responsabilidades

Inclusive, uma ótima maneira de evitar problemas em seus últimos dias na empresa é garantir que tudo estará resolvido até a sua saída. Então, resolva todas as pendências que estiverem sob sua responsabilidade e mostre que, mesmo encerrando o seu ciclo, você ainda é um profissional responsável, justo, sério e maduro.

Também busque entender quem será o colaborador a assumir as suas demandas. Dessa maneira, você poderá treiná-lo para garantir que o processo de transição seja o mais tranquilo e eficiente possível.

6 – Mantenha o comprometimento até o último dia

Não existe nada pior do que um colaborador que, após comunicar a sua demissão, decide “relaxar” durante o aviso prévio. Ele para de trabalhar com o mesmo afinco, assume que tudo deixou de ser sua responsabilidade, perde reuniões, chega atrasado, não colabora com a equipe e começa a ser mais agressivo com os gestores.

Esse tipo de postura não contribui para a sua reputação profissional, e seu resultado será apenas gestores e colegas irritados e sobrecarregados por conta do seu comportamento. Então, evite-o ao máximo e garanta que você continuará bem visto mesmo depois de sair da empresa.

7 – Não perca o contato com seus antigos colegas

Por fim, faça de tudo para manter o contato com seus antigos colegas. Por mais que eles não façam mais parte do seu dia a dia, eles continuarão sendo profissionais da sua área, o que significa uma grande oportunidade de networking para oportunidades futuras.

Além disso, você provavelmente ficou mais próximo de algumas pessoas, não? Amizades devem ser levadas para toda a vida, e não vale a pena deixá-las pelo caminho apenas porque a sua jornada, agora, percorre novas estradas.

Agora que você já sabe como pedir o desligamento da empresa e vai iniciar uma nova etapa, por que não se desafiar ainda mais com uma pós-graduação EAD? Dessa maneira, você vai continuar crescendo na carreira ao desenvolver novas habilidades e se atualizar na sua área de atuação. Não deixe sua vida profissional para depois, se inscreva já!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades