Assumir uma equipe e se tornar um gestor é o plano de muitos profissionais. Mas, para chegar lá, é preciso se preparar e entender qual é o perfil indicado para um cargo de liderança.
Ao fazer um plano de carreira, é possível que os profissionais que visualizem ocupar um cargo de gestão se dediquem a ampliar seu conhecimento técnico. Isso é, ao menos, o que eles deveriam fazer.
Essa função tem um papel estratégico e exige que o profissional tenha domínio de sua área de atuação e experiência na carreira, que o permitirão tomar decisões adequadas e em conformidade com o que a empresa espera.
Mas é um cargo que também demanda muitas habilidades comportamentais para liderar um time e saber como motivá-lo.
Qual é o perfil indicado para um cargo de liderança?
Existem diferentes tipos de liderança, e saber o estilo adequado depende de cada profissional, a cultura da empresa ou o ramo de atuação. Porém, algumas características são imprescindíveis para atuar em um cargo de liderança.
Muitas pessoas acham que, por não ter uma dessas qualificações, não é capaz de assumir esse papel, mas a verdade é que conhecimento técnico e comportamental se aprende, então os profissionais que gostariam de se tornar líderes devem observar os pontos a seguir e trabalhar para desenvolvê-los:
Capacidade de adaptação
Mesmo preparado para assumir o cargo, o profissional pode enfrentar dificuldades no início, seja para ganhar a confiança do time, seja para propor mudanças ou até mesmo se adaptar a um novo estilo de trabalho, que envolve menos tarefas práticas e mais atividades estratégicas.
Com isso, já é necessário trabalhar sua capacidade de adaptação, mas existem um fator extra que é a rápida transformação do mercado de trabalho. Estamos passando por um período de avanços tecnológicos que mudam com agilidade processos e conceitos e, logo, o que era considerado inovador pode se tornar obsoleto.
Portanto, o perfil de liderança exige um olhar atento a essas transições, para ser capaz de ajustar sua atuação e a performance da equipe sem afetar os resultados.
Proatividade
Essa característica profissional é muito utilizada quando alguém quer destacar os próprios pontos positivos, porém nem todos compreendem o real significado de ser proativo. Essa, na verdade, é uma qualidade primordial para a atuação de um líder, pois se baseia em uma aguçada visão de futuro.
Como gestor, o profissional deve ser capaz de olhar para o que está sendo feito internamente e no mercado, antecipar possíveis cenários e atuar em cima disso.
Ser proativo significa observar esses aspectos e buscar soluções, pesquisando a concorrência e avaliando boas práticas, sem esperar que algo se torne um problema maior e afete a empresa.
Gerenciamento de equipe
Supervisionar uma equipe envolve vários fatores como identificar as melhores características de cada um, saber como motivá-los, dar autonomia para se desenvolverem, mas sem perder de vista o andamento das atividades e sua execução adequada e dentro do prazo.
Também exige boa capacidade de ouvir e criar empatia pelas pessoas, já que o líder contribui para o desempenho profissional. ter uma boa comunicação permite que os colaboradores apontem suas dificuldades, seus planos profissionais, fazendo com que o gestor seja capaz de apoiá-los em seu crescimento na carreira.
Ele precisa ter certo afastamento para ser capaz de agir com sinceridade, mesmo quando tiver que dizer algo difícil ou apontar erros, mas também deve incentivar e motivar os profissionais, passando confiança que demonstra que o empenho e trabalho em equipe resulta em metas alcançadas.
Comunicação eficaz
Como falamos, o líder deve ser capaz de conversar com sua equipe para motivá-los e ajustar suas habilidades para atingir os resultados. Ele também é uma ponte com outras lideranças da empresa, e deve ter boa comunicação com todos.
Isso significa ser sucinto e prático durante reuniões, ter boa capacidade para comentar sobre as atividades do time, e detalhar projetos.
Desenvolvimento constante
Para conseguir desenvolver as habilidades acima, é necessário que esse profissional busque o aperfeiçoamento constante. É preciso ler e estudar seu segmento, avaliar o que os concorrentes estão fazendo e participar de workshops e eventos do setor.
Além disso, desenvolver novas habilidades de liderança pode implicar em buscar uma especialização. Cursos como a pós-graduação em Gestão e Educação Corporativa permitem que esse profissional se intere de novas técnicas, conheça diferentes estilos de gestão e se aprofunde em ferramentas que o ajudarão a ser um líder mais eficiente.
Estilos de liderança
Essas características acima servem como base para qualquer atuação como líder, porém, dentro desse perfil, existem diferentes perfis de liderança. Confira os principais:
Democrático
Apesar de ser o responsável por desenvolver as estratégias e fazer o planejamento da equipe, o líder democrático valoriza a opinião dos colaboradores e permite que eles opinem e deem sugestões antes de definir os processos, aumentando o senso de pertencimento do time.
Autocrático
Embora menos aconselhado, é um perfil mais tradicional no mercado, onde assume o controle de tudo e centraliza a tomada de decisões. Geralmente, não segue as características apontadas acima, e pode acabar prejudicando o clima e o desempenho da equipe.
Liberal
Esse modelo preza pela autogestão. A confiabilidade na equipe é alta, e esse tipo de líder costuma deixar para que cada um determine suas atribuições e prazos. Embora seja bom para a autonomia da equipe, exige ótima comunicação e processos definidos para funcionar bem.
Saber qual é o perfil indicado para um cargo de liderança permite que os profissionais foquem seus esforços em adquirir essas qualidades em seu desenvolvimento profissional, sendo capazes de ser promovidos e liderar uma equipe.