Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Boa performance no trabalho aumenta salário; veja o que fazer

performance no trabalho

Conseguir aumentos de salário é o objetivo de muitos profissionais, não é mesmo? Afinal de contas, obter melhorias na remuneração é uma forma de ser recompensado pelo bom desempenho no cotidiano do seu emprego. Inclusive, se você deseja adicionar alguns cifrões no seu salário no próximo ano, vale a pena focar na performance no trabalho, sabia?

O que fazer para ter aumento de salário?

Existem alguns fatores capazes de influenciar os reajustes na remuneração profissional. Por mais que nem todos eles estejam sob o controle dos colaboradores, é possível conseguir melhores salários por meio da sua atuação no trabalho.

Isso acontece por conta da sua performance profissional. Quando você consegue desempenhar o seu papel com maestria, executando as tarefas que fazem parte do seu escopo de trabalho e mostrando o seu valor para a empresa.

Aliás, a porcentagem de aumento de salários baseada na performance não é nada baixa, sabia? Na realidade, de acordo com o Guia Salarial 2024, da consultoria Robert Half, ela será o principal fator para reajustes em 2024.

O relatório divulgou que 38% dos reajustes acontecerão de acordo com a performance dos colaboradores. Em seguida, 33% deles devem sofrer mudanças por conta de convenções coletivas, enquanto 17% serão modificados segundo a inflação.

Sendo assim, melhorar a sua performance vai aumentar as suas chances de ter um salário melhor. Mas, de qualquer maneira, todos querem ser profissionais melhores, que conseguem resultados satisfatórios e surpreendem colegas e gestores, certo?

Então, que tal começar o próximo ano focado em desenvolver a sua melhor versão profissional?

Boa performance no trabalho: 5 dicas para alcançá-la

Para te ajudar a atingir esse objetivo, reunimos algumas dicas fundamentais para aprimorar seu desempenho no trabalho. Afinal de contas, mais do que um esforço para ter uma remuneração melhor, esse será um investimento imensurável na sua carreira e no seu futuro profissional.

1 – Tenha clareza sobre suas funções, responsabilidades e objetivos

O primeiro passo é entender o que significa, exatamente, ter uma boa performance. A resposta para essa questão vai variar de acordo com cada profissão e cargo. Sendo assim, você precisa ter plena clareza sobre a sua função e responsabilidades para compreender as entregas que precisa realizar.

Assim que fizer isso, não se esqueça de traçar metas e objetivos, para que o seu crescimento seja palpável e baseado em ações estratégicas para a sua carreira.

2 – Exercite o autoconhecimento para entender seus pontos fortes e fracos

Em seguida, faça um exercício de autoconhecimento para entender em que áreas você já está entregando seus melhores resultados, e em que tópicos ainda precisa melhorar.

Dessa maneira, você vai conseguir focar em questões prioritárias e críticas, sendo racional na hora de trabalhar seus pontos fracos e exaltar seus pontos fortes. Afinal de contas, todos nós podemos melhorar em algumas áreas, e ter consciência disso vai fazer com que você pare de deixá-las de lado por medo de encarar suas inseguranças.

Colocar suas fraquezas “embaixo do tapete” não é benéfico para você. Isso apenas significa que você estará perdendo a oportunidade de se desenvolver e, mais do que nunca, ter um desempenho excepcional no trabalho.

3 – Solicite feedbacks e leve-os a sério

Uma ótima maneira de complementar a sua autoavaliação é por meio de feedbacks. Para isso, leve a sério os processos formais do seu atual emprego e seja proativo para solicitar avaliações pontuais.

Não tenha medo de pedir a análise de colegas e gestores sobre o seu trabalho, e mais do que isso, não se auto sabote. Escute as considerações, faça anotações, reflita sobre os pontos levantados, entenda o que deve ou não ser internalizado e coloque as mãos na massa para, em uma próxima rodada de feedbacks, ouvir que a sua melhora foi perceptível.

4 – Seja organizado e aprenda a fazer uma gestão estratégica do tempo

Falando em “arregaçar as mangas”, chegou o momento de agir. Além de ter um plano para melhorar seus pontos de evolução, não se esqueça de um ponto crucial em qualquer trabalho. A organização.

Profissionais organizados conseguem chegar mais longe por diversos motivos. Um deles é a capacidade de ser estratégico com suas ações, organizando os dias com base em prioridades, urgências, processos e objetivos.

Um cérebro organizado consegue otimizar o tempo, realizar tarefas da melhor maneira possível, enxergar oportunidades, trabalhar com calma, entender a necessidade de delegar responsabilidades ou de assumir demandas de outros colegas.

5 – Desenvolva novas habilidades e invista na sua educação

Lembra dos seus pontos fortes e fracos? Chegou a hora de desenvolver as habilidades que você ainda pode melhorar! Depois de entender como você pode aprimorar suas competências, e eleger habilidades que você ainda precisa desenvolver para ter um desempenho fora da curva no trabalho, você terá que agir.

Uma das melhores maneiras para trabalhar em suas competências, sejam elas técnicas ou comportamentais, é por meio de uma especialização. Escolhendo um tema específico para aprofundar seus conhecimentos, você terá uma chance de ouro para se tornar um profissional ainda melhor. Afinal de contas, você vai mergulhar em um assunto e virar um especialista nele.

Sendo assim, não deixe a oportunidade passar e faça sua inscrição em uma pós-graduação. Assim, você vai ver sua performance no trabalho deslanchar, e ainda aumentar suas chances de aumentar o salário: profissionais com pós chegam a ganhar até 150% mais do que colegas que pararam na graduação, sabia?

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades