Essas são as perguntas que mais assustam candidatos em entrevistas

perguntas que mais assustam

Você quer se dar bem em uma entrevista? Então precisa estar preparado. Saber antecipadamente as perguntas que mais assustam pode te ajudar a se prevenir das surpresas indesejadas.

Quanto mais perguntas você revisar antes de uma entrevista, maiores as chances de conseguir responder de maneira apropriada. Por isso, recomendamos que faça uma pesquisa bem aprofundada.

Experimente ensaiar essas respostas e elaborar diferentes opções que possa utilizar durante o processo seletivo. No entanto, não se concentre em decorá-las, pois pode dar um ar robótico na entrevista.

Perguntas que mais assustam em uma entrevista

Algumas perguntas podem assustar os candidatos por causa da complexidade ou por focar em aspectos pessoais e delicados da trajetória profissional, deixando uma sensação de vulnerabilidade, desconforto ou exposição.

Justamente por isso, é importante entender que a entrevista de emprego deve ser encarada como uma simples conversa, e que o objetivo é fazer com que o recrutador te conheça.

Pensar nisso pode te ajudar a não ter tanto medo da entrevista. Sabemos que é um processo que intimida, mas quanto mais confortável e confiante você conseguir ficar, maiores as chances de alcançar um bom desempenho. Dito isso, vamos às perguntas mais temidas:

1 – Como você lida com críticas?

Essa pergunta assusta porque pode ser desafiador mostrar que você aceita críticas sem parecer inseguro. Por isso, a ideia é mostrar que você valoriza o feedback e usa para crescimento pessoal e profissional.

Exemplo de resposta: “Vejo as críticas como oportunidades de aprendizado. Sempre ouço atentamente e trabalho para melhorar nas áreas mencionadas.”

2 – Qual o seu maior defeito?

Uma das mais temidas. E nada de falar de perfeccionismo, ok?! Aqui é um momento para você expor suas vulnerabilidades ao recrutador para que ele te veja de uma forma mais humana. No entanto, é necessário ter estratégia e apresentar um defeito que você sabe que não vai comprometer seu resultado no processo.

Uma dica para responder bem a essa pergunta é mostrar que você está ciente do problema e que está trabalhando para melhorá-lo.

Exemplo de resposta: “Costumava ser impaciente com processos lentos, mas estou trabalhando em melhorar minha paciência e compreensão do ritmo necessário para garantir a qualidade.”

3 – Você prefere trabalhar sozinho ou em equipe?

Assim como a anterior, essa também pode parecer uma armadilha. Nesse caso, o ideal é mostrar flexibilidade e a capacidade de se adaptar a diferentes situações.

Exemplo: “Gosto de ambos. Aprecio a colaboração em equipe para projetos complexos, mas também valorizo o foco e a autonomia que o trabalho individual proporciona.”

4 – Como você lida com prazos?

Essa pergunta é destinada a avaliar sua habilidade de gerenciamento de tempo e prioridades, então aqui vai uma recomendação para ir bem: explique um método para gerenciar múltiplas tarefas eficazmente.

Exemplo: “Eu uso ferramentas de gestão de projetos para organizar minhas tarefas e definir prioridades. Também faço check-ins regulares para ajustar meu foco conforme necessário.”

Você também pode complementar a resposta ao fornecer um exemplo concreto e mostrar como você gerenciou o tempo de forma eficaz: “Trabalhei em um projeto que exigia uma entrega rápida. Organizei minha equipe, deleguei tarefas claramente e mantive uma comunicação constante para garantir que cumpríssemos o prazo sem comprometer a qualidade.”

5 – Por que você quer trabalhar aqui?

Essa pergunta também costuma pegar os candidatos de surpresa, por isso é válido ficar atento e se preparar para ela antes. 

Inclusive, talvez seja a pergunta que mais exige uma pesquisa prévia — nesse caso, acerca da empresa em si para que você consiga elaborar com exatidão quais são os principais pontos em que se identifica. 

Então essa é a hora em que você mostra que pesquisou. Fale sobre aspectos específicos da empresa que você admira e como seus valores e objetivos se alinham com os deles.

Exemplo: “Eu admiro a dedicação da empresa à inovação e sustentabilidade. Acredito que minha experiência na área pode contribuir significativamente para os projetos em andamento e futuros.”

6 – Por que você saiu do último emprego?

Por mais que você tenha passado por uma experiência terrível no último emprego, essa não é a hora de desabafar. Falar mal da empresa ou do último líder pode sugerir uma conduta antiprofissional, então evite.

Encontre pontos que realmente deixaram a desejar na última empresa, como a ausência de perspectiva. Assim você mostra interesse em crescer.

Exemplo de resposta: “Saí do meu último emprego porque, após vários anos na mesma empresa, senti que era hora de buscar novos desafios e oportunidades para crescer profissionalmente” ou então “Na empresa, não havia mais oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. Estou procurando um lugar onde possa continuar a evoluir e enfrentar novos desafios”.

Agora que já está preparado para as perguntas que mais assustam, aumente ainda mais as suas chances de ser selecionado nas entrevistas ao investir nos estudos. A pós-graduação Anhanguera te dá toda a credibilidade e o conhecimento necessários. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!