Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

O que é ser pessoa autêntica? Saiba a importância!

homem com expressão de dúvida para ilustrar texto sobre pessoa autêntica

O velho ditado “maria vai com as outras” é a forma mais fácil de definir quem passa mais tempo tentando ser como os outros, ao invés de ser uma pessoa autêntica. Mas isso pode acontecer por inúmeros motivos, como pressão social, necessidade de se encaixar em padrões ou até mesmo dificuldade para se reconhecer e aceitar como é. 

Mas a autenticidade, além de tudo, é a capacidade de uma pessoa de ser fiel a sua verdade, e colocar a honestidade à frente em sua forma de viver, seja nos círculos de amizade, seja na família ou no trabalho. 

Mas basta olhar as redes sociais para perceber pessoas seguindo determinados padrões, seja na estética das imagens, seja nos lugares que frequenta e até no visual. Até mesmo os filtros dos aplicativos inspiram as pessoas a serem parecidas umas com as outras. E com a presença digital tão forte nas nossas vidas, pode ser difícil compreender quais são as características que o fazem uma pessoa única. 

Até porque ser autêntico não significa necessariamente ser diferente dos outros. Não é preciso que uma pessoa escolha o oposto do que todos estão fazendo, ou seja, ser “do contra” para ser considerada autêntica, mas sim viver sua própria verdade, não traindo a si mesma. 

Como saber se sou autêntica?

A forma mais simples de entender se uma pessoa é autêntica é fazer um balanço sobre como ela se vê e como é vista pelos outros. Analise também o quanto você faz ou fala coisas só para agradar os outros. Longe de ser uma característica de um “puxa-saco”, esse comportamento pode indicar a necessidade de agradar, a dificuldade em dizer o que realmente pensa ou mostrar o que realmente gosta. 

Mas essas características são essenciais para uma pessoa autêntica, como veremos mais à frente neste texto. Por enquanto, tente ver se é uma pessoa autêntica respondendo às questões abaixo: 

  • Que atividades que eu faço mostram quem eu sou de verdade?
  • Com que frequência sou influenciado pelos outros?
  • Quando foi a última vez que tomou uma decisão importante com confiança?
  • Que tipo de pessoa sou em público?

Como podemos ver, essa característica da personalidade é complexa, e exige autoconhecimento. Ao responder as perguntas acima é preciso ser honesto consigo mesmo. E esse é um dos principais desafios para se tornar alguém autêntico. 

Como ser uma pessoa mais autêntica? 

A primeira atitude que uma pessoa precisa tomar para viver sua versão mais autêntica, então, é ser sincera consigo mesma. Isso significa olhar para dentro e identificar, além das qualidades, os defeitos também. 

Honestidade

Portanto, a característica número um de uma pessoa autêntica é a honestidade. Somente alguém sincero consigo mesmo é capaz de transmitir verdade também para os outros, e refletir isso em seu modo de viver. 

Mas cuidado, ser honesto não significa sair por aí dizendo tudo o que pensa e arriscando desrespeitar e chatear outras pessoas. A honestidade acontece através da forma sincera de se expressar, deixando claro o que gosta ou não. 

É comum que as pessoas deixem de compartilhar sua opinião por medo de como serão vistas, ou apenas em nome da cordialidade. Seja por não querer magoar alguém que amamos, seja ainda para manter um equilíbrio com colegas de trabalho, podemos deixar de expressar nossa opinião sincera. 

Mas isso impede que os laços com as pessoas que nos relacionamos se fortaleçam, pois elas nunca vão saber exatamente quem somos. No trabalho, pode até impedir o desenvolvimento profissional. 

Originalidade

Autenticidade não tem nada a ver com ser extrovertido, chamar atenção dos outros ou ser o centro das atenções. Pessoas autênticas podem ser tímidas, se vestir de forma tradicional e discreta e ter poucos (e bons) amigos. 

A autenticidade não está em usar roupas diferentes, embora esse possa ser um traço da individualidade de cada um, mas sim em ser original dentro dos próprios padrões. Isso significa se comparar menos com os outros, e viver mais como lhe faz feliz. Para isso, é preciso parar de se preocupar com o julgamento dos outros e, principalmente, evitar comparações. 

Saber mudar

Ser autêntico não significa ser sempre a mesma pessoa. As experiências que enfrentamos na vida, os lugares que conhecemos, pessoas com quem convivemos, tudo isso afeta nossa percepção sobre o mundo e nós mesmos. Com isso, saber mudar, seja de opinião, seja de estilo ou região, também faz parte de ser autêntico. 

Aliás, uma pessoa que fica presa à características que crê que a fazem autêntica pode perder esse traço, já que com o tempo isso não parece mais com uma singularidade.

Quais são as vantagens de ser uma pessoa autêntica? 

Acredite, ser uma pessoa autêntica atrairá as pessoas. Por mais que seja difícil ouvir uma verdade às vezes, as pessoas tendem a querer se relacionar com alguém que transmite sua honestidade. Isso pode, inclusive, inspirar os outros, criando conexões profundas. 

Ser sincero consigo mesmo também irá despertar um sentimento de clareza em relação aos interesses pessoais e profissionais. Isso pode abrir caminhos na carreira e indicar, por exemplo, o interesse em uma nova especialização. Muitas pessoas têm medo de seguir os estudos e realizar uma pós-graduação, por exemplo, por não ter certeza do caminho a seguir. 

Uma pessoa autêntica não terá medo de ouvir sua intuição nem de se arriscar em novas áreas, buscando o bem-estar pessoal e o sucesso. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades