Muitos profissionais, ao planejar a carreira, entram em um grande dilema. Afinal de contas, eles querem pensar no futuro e saber que caminho trilhar. Contudo, nem sempre eles têm plena certeza do que desejam fazer profissionalmente, e acabam travando. Então, será que é possível criar um plano de carreira flexível e adaptável, que comporte todas essas possibilidades?
Pensando que, hoje em dia, muitas profissões passam por grandes transformações, e que está cada vez mais comum buscar uma transição de carreira, é perfeitamente normal ter esse receio e tentar se precaver. Até porque ninguém deseja planejar um futuro nos mínimos detalhes, para depois perceber que aquilo não será mais possível, por inúmeros motivos.
Sendo assim, caso você esteja preso nesse impasse, nós temos uma ótima notícia. É perfeitamente possível montar um plano de carreira com flexibilidade e adaptabilidade. Isso significa que você não precisa abrir mão de um planejamento para manter os caminhos abertos para a sua vida profissional.
Então, se você quer saber mais sobre essa possibilidade, continue lendo o texto. Abaixo, você vai encontrar dicas valiosas para entender melhor como direcionar o seu documento, bem como que ações você precisa tomar, agora e sempre, para manter o material atualizado.
Afinal de contas, plano de carreira bom é aquele que está sempre em dia, com pequenos ou grande ajustes e objetivos que acompanhem as suas mudanças ao longo da carreira. Todos nós mudamos e nos transformamos todos os dias. Dessa maneira, por que deveríamos seguir com os mesmos planos de carreira da juventude, nem nenhuma reflexão?
Plano de carreira flexível e adaptável em 5 dicas
1 – Conheça o plano de carreira em Y
O primeiro passo é entender que existe um tipo de plano de carreira específico para quem quer flexibilidade. É o planejamento de carreira em Y.
Ele segue o formato da letra: você segue um caminho até determinado ponto. A partir dele, poderá optar por duas, ou mais, possibilidades profissionais já mapeadas anteriormente. No geral, cada “perna” do Y corresponde a uma carreira generalista ou de especialista. Contudo, você pode construir o seu plano pensando nas possibilidades que quiser.
Aqui, o importante é entender toda a jornada que você precisa percorrer para se tornar um profissional robusto e completo. Isso é o que vai te levar até o ponto da decisão pelos próximos passos, que também podem ser fluidos. Afinal de contas, com toda a experiência adquirida ao longo dos anos, você também terá a oportunidade de transitar entre possibilidades.
2 – Foque no desenvolvimento de soft skills
Além disso, um ponto fundamental para conseguir adicionar adaptabilidade no seu plano é fortalecer a sua “maleta” de habilidades comportamentais. Independente dos seus objetivos, ter boas soft skills e desenvolver as competências certas é a chave para o sucesso em qualquer área e profissão.
Isso acontece porque, hoje em dia, o mercado de trabalho já entendeu que um bom profissional precisa de muito mais do que só conhecimentos técnicos. Se ele não souber aplicá-los de forma prática, com uma boa comunicação, resolução de problemas, resiliência e organização, dentre muitas outras possibilidades, talvez ele não seja tão completo assim.
Ademais, ter boas soft skills faz com que seja muito mais fácil “recalcular a rota” e pensar em novos caminhos. Afinal de contas, você já terá os comportamentos e mentalidade necessários para se transformar e reinventar.
3 – Não tenha medo de ser expor a novas experiências e possibilidades
Um ponto muito importante nessa trajetória é estar aberto ao novo. Se você deseja um plano de carreira que abraça muitas possibilidades, você também precisa ter disposição para explorar essas ideias, certo?
Então, mantenha a sua curiosidade aguçada e se exponha ao novo. Viu uma nova tendência na sua área? Procure mais sobre ela e veja se combina com você. Um colega te chamou para um evento profissional que não é a sua cara, mas você nunca explorou? Vá, no máximo você vai descobrir que realmente não gosta do caminho. Seu gestor propôs um novo projeto a você? Abrace a oportunidade!
4 – Não tenha medo de mudar o seu planejamento a qualquer momento
Fazendo tudo isso, pode ser que em algum momento você sinta vontade de mudar. Sendo assim, não tenha medo de remanejar seus objetivos e planos, colocando novos planos para a sua vida profissional.
O plano de carreira não deve ser estático ou escrito em pedra. Ele é dinâmico, assim como a vida de todos nós.
5 – Desenvolva habilidades e adquira conhecimentos que serão fundamentais para qualquer caminho
Para finalizar, saiba que ter uma boa base profissional sempre será fundamental para o futuro da sua carreira. Independente dos caminhos, conhecimento nunca é demais, especialmente quando estão atualizados, e eles sempre serão uma ótima maneira de mostrar a sua capacidade e conseguir novas oportunidades.
Então, para conseguir desenvolver um plano de carreira flexível e adaptável, explore os cursos de MBA e pós-graduação Anhanguera. Dessa maneira, você vai se atualizar, aprender novos conhecimentos técnicos e comportamentais, se especializar e estar pronto para qualquer desafio profissional, seja no caminho que você já está trilhando, ou em novas aventuras para o seu futuro.