Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como elaborar um plano de negócios eficiente? Confira 7 dicas

empresários para ilustrar texto sobre plano de negócios eficiente

Elaborar um plano de negócios eficiente pode ser um fator decisivo para que o seu empreendimento seja bem-sucedido. A ideia é fazê-lo antes de investir em um novo negócio, ou mesmo durante uma fase de planejamento estratégico em uma empresa existente. De qualquer forma, é um método de evitar as dificuldades que acompanham a falta de planejamento.

É preciso levar em consideração que um negócio sem planejamento adequado pode ficar suscetível a uma série de desafios que comprometem as chances de sucesso. Quando não há um plano, também não há uma visão clara dos objetivos, o que afeta diretamente a tomada de decisões.

Vale o alerta de que essa falta de planejamento também pode levar a processos ineficientes e desencadear consequências negativas como o desperdício de recursos e a baixa produtividade. Considerando que a empresa sem um plano de negócios também não tem uma pesquisa adequada de mercado, fica mais difícil compreender as necessidades dos clientes e aproveitar oportunidades de crescimento.

No entanto, a ausência de um plano não afeta apenas o operacional e a relação com os clientes — o que por si só já é grave —, mas também o financeiro, ocasionando em orçamentos desequilibrados. Ainda seguindo essa linha de raciocínio, outro ponto importante de se observar é que, de modo geral, investidores e instituições financeiras  exigem um plano de negócios sólido antes de fornecerem financiamento.  

Como elaborar um plano de negócios eficiente 

A elaboração de um plano de negócios eficiente pode não ser exatamente uma tarefa fácil, mas ficar atento a determinados aspectos e aderir a alguns comportamentos pode ajudar a tornar esse objetivo mais alcançável:  

1 – Pense nas informações principais do seu negócio

O primeiro passo é ter em mãos as principais informações da empresa que você pretende montar, ou seja, é a base do seu negócio: 

  • Qual a missão e quais são os valores? 
  • Quais são os seus objetivos ao abrir este empreendimento
  • Quais as principais estratégias? 

Responder a essas questões pode ser um eficaz ponto de partida.  

2 – Conheça bem o seu nicho

A essa altura, você já deve ter em mente o nicho que deseja integrar (ou seja, qual vai ser o ramo do seu negócio). Antes de elaborar um plano, conheça bem esse cenário. Investigue as atividades das outras empresas, que futuramente devem se tornar suas concorrentes. Perceba os desafios que atingem esse ramo e as principais características dos negócios que prosperaram.

3 – Saiba o seu diferencial

Se for para construir um negócio igual aos outros, saiba que os clientes não têm um motivo para deixar de consumir aqueles produtos e serviços que já consomem para se arriscar no que você está oferecendo. Isso só vai acontecer se houver um diferencial. Por isso, já no plano de negócios, você precisa ter muito claro qual característica lhe dá destaque, em comparação com as outras empresas. 

4 – Não esqueça do marketing

O marketing é uma parte muito importante de uma organização, porque é a forma que você vai utilizar para alcançar os clientes. Assim, já nessa etapa de planejamento, as estratégias de marketing não podem ficar de fora. De que forma os seus futuros consumidores vão passar a ouvir falar dos seus produtos ou serviços? Se não tiver essa questão clara, o seu negócio pode não conquistar o sucesso desejado. 

5 – Monte a estrutura organizacional

A princípio, você também deve saber a estrutura organizacional — a forma como as atividades, responsabilidades e autoridades são distribuídas e coordenadas dentro de uma empresa. Basicamente, estamos falando do arranjo das funções, departamentos e níveis hierárquicos que compõem a organização. É um aspecto importante, que não deve ser deixado de lado durante o plano de negócios.

Para isso, comece identificando as funções essenciais necessárias para operar o seu negócio. Uma vez que essas funções estiverem identificadas, defina claramente as responsabilidades e tarefas associadas a cada uma delas.

6 – Monte o plano de operações 

Outro aspecto que não deve ser esquecido: o plano de operações, que descreve como as atividades diárias do negócio serão realizadas e engloba fornecedores, logística, processos operacionais, instalações e recursos necessários para a empresa funcionar.

Para chegar a um plano de operações, é necessário descrever os processos-chave para a produção e entrega dos produtos ou serviços. Além disso, identificar as etapas envolvidas (desde a aquisição de matérias-primas até a entrega final ao cliente) pode ser crucial.  

7 – Projeções financeiras

Ao fazer projeções financeiras, é necessário ser realista e tomar cuidado com o otimismo. Aqui, novamente se faz presente a importância de uma boa pesquisa. Considere os custos iniciais, as despesas operacionais, as vendas previstas e os possíveis investimentos necessários. 

Fazer uma especialização pode te ajudar a compreender como elaborar um plano de negócios eficiente, e você nem precisa sair de casa para isso! A pós-graduação EAD em administração, marketing ou gestão de projetos tem potencial para ajudá-lo a conquistar o que deseja. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades