Começar um novo ano é sempre animador, não é mesmo? Afinal, eles representam novos começos, oportunidades e possibilidades, especialmente no âmbito profissional. Inclusive, você sabia que os planos de contratação para 2024 são bem positivos no mercado brasileiro?
O mercado de trabalho está aquecido e as companhias estão bastante otimistas com o que está por vir. Por isso, se você quer fazer grandes movimentos de carreira, vale a pena entender as expectativas das empresas e começar a se planejar para ter ótimos desempenhos em processos seletivos.
Para isso, descubra abaixo todas as projeções de empregabilidade para 2024, e aproveite para conferir um tutorial do que fazer para se preparar para conseguir um novo emprego.
Planos de contratação para 2024: cenário é positivo
De acordo com o Guia Salarial 2024, da consultoria Robert Half, os profissionais podem ficar animados para o próximo ano.
A pesquisa mostrou que 54% das empresas consultadas esperam abrir novas vagas permanentes e 38% querem preencher posições que já estão abertas no momento. E as boas notícias não param por aí.
Para contratações temporárias, 47% das companhias estão em busca de novos profissionais para projetos de curto prazo. Enquanto isso, 38% querem contratar colaboradores para projetos de longo prazo.
O cenário fica ainda mais positivo quando olhamos o percentual de reduções. Apenas 2% das organizações esperam reduzir seu quadro de colaboradores permanentes em 2024. Para projetos temporários, os percentuais ficam em 2% e 5%, respectivamente, para projetos de curto e longo prazo.
Então, se você está em busca de novas oportunidades ou pensa em trocar de emprego em breve, as chances de obter sucesso no próximo ano são grandes. Isso significa que esse é o momento certo para começar a se preparar para o mercado de trabalho.
Como se preparar para o mercado de trabalho?
Para te ajudar, montamos um tutorial estratégico. Dessa maneira, você vai conseguir se organizar para seguir os passos certos e, tomando decisões focadas, aumentar as chances de chamar a atenção dos recrutadores.
Está pronto para ganhar todos os holofotes?
1 – Defina os seus objetivos e atualize seu plano de carreira
O primeiro passo é revisitar o seu plano de carreira. Nele você vai encontrar os seus objetivos profissionais e todos os passos que já deu para alcançar suas metas. Por isso, é fundamental revisar o documento e entender o que já foi feito e quais são as próximas etapas, para que você aja de forma estratégica.
Além disso, vale a pena checar se os seus objetivos continuam os mesmos. É normal mudar de ideia ao longo da carreira e desenvolver novos interesses e vontades no meio da jornada. Então, se esse for o caso, não deixe de atualizar o documento e entender quais mudanças devem ser feitas antes de partir para os próximos itens da lista.
2 – Aumente e cultive a sua rede de contatos
Já sabe quais são suas metas e o que vai fazer para alcançá-las em 2024? Isso significa que chegou a hora de ativar o seu networking. Aproveite para fazer novos contatos, seja pelo LinkedIn, seja em eventos, cursos e outras oportunidades presenciais. E também para retomar as conversas com profissionais que já estão na sua rede.
Isso vai te colocar no radar das pessoas. Além desta ser uma excelente oportunidade para falar sobre tendências da área, entender melhor o mercado, trocar informações, ajudar outros profissionais e deixar os relacionamentos mais fortes.
Assim, quando você estiver pronto para buscar novas oportunidades, seu networking poderá ser um grande aliado.
3 – Acompanhe as tendências da sua área de atuação
Já que mencionamos tendências, que tal falar mais sobre sua importância?
Manter a relevância para o mercado é fundamental para qualquer profissional, e isso significa, dentre outros pontos, estar atualizado. Para isso, você precisa saber quais são as novidades e tendências na sua área, entendendo em profundidade os atuais debates envolvendo a profissão e o seu setor.
Além disso, ter esse conhecimento também vai te ajudar a definir que habilidades você precisa desenvolver ou lapidar, deixando seu currículo mais atrativo para recrutadores e profissionais de Recursos Humanos.
4- Desenvolva soft skills de forma estratégica
Com as habilidades mapeadas, vale a pena começar com as soft skills. Ou seja, as competências comportamentais, como comunicação, liderança, jogo de cintura, senso crítico, resiliência, flexibilidade, resolução de problemas e muitas outras.
Hoje em dia, as empresas já encaram as soft skills como tão importantes quanto as hard skills, que são as habilidades técnicas. Por isso, não se esqueça delas e monte um plano para desenvolver as que são mais buscadas na sua área, bem como as que você sabe que precisa melhorar em si mesmo.
5 – Compreenda as habilidades técnicas que precisa aprimorar
Depois, foque nas hard skills. As competências técnicas são aquelas diretamente relacionadas com a sua profissão, sendo fundamentais para que você exerça o seu papel. Sendo assim, identifique as competências que vão elevar seu perfil profissional, fazendo de você um candidato ainda mais preparado e especializado para o mercado de trabalho.
6 – Invista na sua formação acadêmica
Inclusive, a melhor maneira de desenvolver novas hard skills é por meio de cursos de especialização. Ou seja, fazendo uma pós.
Desta maneira, você vai se aprofundar em um tema específico da sua área, mergulhando em conhecimentos atualizados e de excelência. Eles serão o seu passaporte para ter um currículo ainda mais competitivo e completo, que sai na frente nos processos seletivos e garante a você mais chances de assumir cargos elevados e ter aumentos no salário.
Então, para aproveitar as oportunidades dos grandes planos de contratação para 2024, comece o ano cursando uma pós-graduação!