Pontos fortes e fracos de um líder: veja 10 exemplos

pontos fortes e fracos de um líder

Liderar um time é um processo desafiador. Esses profissionais têm grande responsabilidade em relação a sua área e as equipes com as quais trabalham. Porém, assim como qualquer profissão, existem formas de se aprimorar e ser capaz de inspirá-las. Para isso, é preciso compreender quais são os pontos fortes e fracos de um líder

Ser chefe é o sonho de muitas pessoas, mas apesar do termo chefe estar relacionado a um perfil desgastado e ultrapassado no mercado de trabalho, o líder tem um papel essencial que pode ser aprendido e desenvolvido por quem quer ocupar cargos de gestão. 

São características que podem ser trabalhadas e aperfeiçoadas ao longo da carreira e, que para os tomadores de decisão, apresentam sinais de que o profissional está apto a se tornar um líder.

Por outro lado, existem características negativas que, sabendo quais são, permitem que as pessoas trabalhem para mudar esses comportamentos. 

A dinâmica da posição de liderança é complexa. Por mais que tenha grandes responsabilidades com a empresa, também é uma referência direta para a equipe que administra. Por isso, um papel de liderança exige habilidades comportamentais específicas. 

Ao desenvolvê-las, é possível incentivar a equipe e melhorar a produtividade, mas, ao negligenciar aspectos importantes da função, será mais difícil manter o time unido e alcançar as metas. 

Pontos fortes e fracos de um líder

Pontos fortes da liderança

Para entender melhor quais são as principais características de um lidar, vamos exemplificar os pontos fortes e fracos comumente vistos por quem ocupa este papel. 

1 – Capacitação

Um líder precisa estar ciente de que sempre é possível melhorar, tanto em seu trabalho quanto no que é realizado pela equipe. 

Por isso, uma importante característica é seguir se aperfeiçoando, ao buscar novas leituras e referências, consultar outros especialistas do mercado e participar de eventos e palestras sobre assuntos relevantes para o setor. 

O mesmo vale para a equipe, que também deve ser incentivada a seguir melhorando e buscando novos conhecimentos. 

2 – Inteligência emocional

O líder é uma ponte entre os valores e objetivos da empresa e os profissionais que executam o trabalho, e isso significa lidar com inúmeras obrigações. 

Ter inteligência emocional permite manter a cabeça fria e adquirir um comportamento mais analítico que permitirá uma ação racional frente às adversidades. 

3 – Conhecer a equipe

Fazer uma autoanálise e saber onde pode melhorar é importante, e o mesmo deve ser feito com a equipe. O líder deve conhecer as principais características de seus colaboradores e ser capaz de engajar e motivar o time para incentivá-los a usar seus pontos fortes a seu favor. 

Da mesma forma, ele é capaz de apontar os pontos fracos de forma que incentive as pessoas a melhorar essas características. 

4 – Empatia 

Gerenciar pessoas implica lidar com personalidades distintas. O líder precisa desenvolver fortes características de empatia para acolher e escutar a todos, mediar conflitos e encontrar a maneira adequada para conversar com cada um. 

5 – Dar o exemplo

Esse cargo tem forte influência na equipe, o que significa que as pessoas vão adaptar seu comportamento ao do líder. Portanto, ele deve agir da mesma forma que espera que os colaboradores ajam e liderar pelo exemplo. 

Um líder que pede que a equipe seja organizada com prazos, mas está sempre atrasado com suas atividades acabará afetando o grupo nesse sentido. 

Pontos fracos da liderança

1 – Não saber receber feedback

Como a pessoa responsável por supervisionar o trabalho da equipe, ele deve ser capaz de dar feedbacks e apontar onde todos podem melhorar. Porém, uma característica importante é também saber receber esse feedback dos colaboradores e entender em quais aspectos pode se aperfeiçoar. 

2 – Centralizar tarefas

Para ser um bom líder é necessário criar uma relação de confiança que permita oferecer autonomia aos colaboradores. Alguns líderes, porém, têm dificuldade nesse quesito e acabam centralizando as tomadas de decisões. 

Isso tende a atrasar e limitar o trabalho das pessoas, que são impossibilitadas de tomar decisões, desenvolver experiências e usar as próprias habilidades para lidar com as questões do dia a dia. 

3 – Ego 

Uma posição de liderança exige que o profissional carregue uma dose extra de confiança. Para isso, é importante também desenvolver as habilidades técnicas e seguir adquirindo conhecimento dentro de sua área de atuação. 

O problema é que alguns profissionais nessa posição perdem a humildade e acreditam que sabem mais do que os outros. Isso afeta o clima entre a equipe, que se sentirá intimidada e evitará dar sugestões e buscar inovação.

4 – Sobrecarregar o time

Um time sem tempo para fazer as tarefas adequadamente não conseguirá entregar bons resultados. Na ânsia por fazer acontecer e atingir as metas da empresa, o líder pode sobrecarregar sua equipe e ter o efeito inverso: não cumprir com os objetivos estabelecidos.

Portanto, ele deve ser capaz de entender o tempo gasto com as tarefas e as dificuldades enfrentadas, para organizar as atividades da equipe de acordo com o que é possível executar.  

5 – Falta de iniciativa

Como falamos, o líder deve equilibrar diversas tarefas, e para isso, precisa saber tomar decisões difíceis. Muitas vezes, sua atitude pode mudar o andamento das tarefas, e a indecisão e incapacidade de assumir o comando podem acarretar em desgaste para todos e falha na entrega de resultados. 

Esses pontos fortes e fracos de um líder podem ser avaliados e aperfeiçoados, tornando a equipe mais alinhada e os profissionais mais capacitados. Para quem deseja assumir esse papel precisa saber avaliar quais dessas características tem e seguir buscando novos conhecimentos com uma pós-graduação rápida.

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