Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós-graduação em Educação Física Escolar: veja opções

aula de educação física para ilustrar texto sobre pós-graduação em Educação Física Escolar

Os educadores físicos têm um vasto ramo de ocupação no mercado, que inclui hospitais e áreas da saúde, empresas privadas, clínicas, hotéis, academias, entre outros. Além disso, existem oportunidades de especialização, que permitem uma atuação aprofundada, em segmentos como gestão esportiva, natação e atividades aquáticas, entre outros. Uma das áreas com grande procura é a do ensino, e os profissionais que desejam seguir por esse caminho devem fazer uma pós-graduação em Educação Física Escolar

Com a especialização, os profissionais se tornam melhor equipados para atender as necessidades específicas desse ramo de atuação. O ensino exige habilidades adequadas, para que os professores estejam preparados para lidar com os desafios físicos e emocionais dos jovens. 

Além disso, existem oportunidades para quem deseja se especializar na educação inclusiva. O professor tem uma papel fundamental no desenvolvimento intelectual e social dos alunos e, ao atuar com processos inclusivos, consegue apoiar as instituições escolares a formar jovens mais tolerantes, promovendo uma sociedade igualitária. 

Além disso, a pós-graduação permite que o profissional se destaque no mercado e ocupe melhores cargos, podendo atuar como professor universitário, e ainda obter seu Registro de Especialista do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF). 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Confira as oportunidades de pós-graduação em Educação Fìsica Escolar

1- Educação Física Escolar e Educação Especial e Inclusiva

A educação inclusiva é essencial para criar oportunidades iguais e promover o acesso aos estudos para todas as crianças. Como uma política educacional, deve ser promovida nas escolas públicas e particulares, e necessita de profissionais que saibam lidar com os desafios e necessidades desse ensino. 

Com a pós-graduação em Educação Física escolar e Educação Especial e Inclusiva, os educadores físicos estarão aptos a atuar  com mais eficácia e eficiência nas práticas inclusivas, respeitando as especificidades, necessidades, demandas e interesses dessa modalidade. Confira os objetivos da pós EAD:

  • Aplicar os fundamentos teóricos e metodológicos em Educação Física em conformidade com as práticas educativas nos contextos da Educação Especial e inclusiva;
  • Refletir de forma crítica acerca do papel dos educadores físicos escolares para o desenvolvimento dos processos e práticas inclusivas;
  • Compreender a importância do lúdico na Educação Física escolar;
  • Entender os conceitos de inclusão suas relações com as práticas inclusivas em Educação Física.

2- Educação Física escolar – Ensino Fundamental e Ensino Médio

Os desafios também mudam de acordo com a idade das crianças e adolescentes, sendo necessário compreender como apoiar e incentivar os jovens em cada etapa. Por isso, existem capacitações específicas para atender grupos etários distintos, como os alunos do ensino fundamental e médio, que vai até os 17 anos. Entre os objetivos do curso de Educação Física escolar – Ensino Fundamental e Ensino Médio estão:

  • Aplicar os fundamentos teóricos e metodológicos em Educação Física em conformidade com as práticas educativas nos contextos do Ensino Fundamental e Médio;
  • Refletir de forma crítica acerca do papel dos educadores físicos escolares frente às demandas do Ensino Fundamental e Médio e o desenvolvimento dos processos e práticas educacionais nessas modalidades de ensino;
  • Compreender a importância do lúdico na Educação Física escolar;
  • Entender os conceitos de inclusão e suas relações com as práticas as práticas educativas físicas no Ensino Fundamental e Médio.

3 – Educação Física escolar – Educação Infantil e Ensino Fundamental

Neste grupo, são incluídas também as crianças em período pré-alfabetização, que têm outras necessidades de aprendizado. Por isso, as disciplinas do curso de Educação Física escolar – Educação Infantil e Ensino Fundamental incluem:

  • Lúdico: jogos e brincadeiras
  • Psicomotricidade e desenvolvimento motor
  • Cultura corporal: interfaces com a psicomotricidade

4- Educação Física Escolar com ênfase em Deficiência Física

Ainda dentro do contexto de inclusão, os educadores precisam estar aptos para atender alunos com deficiência física e mobilidade reduzida, desenvolvendo atividades adequadas para esse grupo. A pós de Educação Física Escolar com ênfase em Deficiência Física tem os seguintes objetivos:

  • Permitir que o profissional elabore, implemente e avalie propostas educacionais sustentadas nos conceitos, princípios e valores da escola para todos;
  • Promover discussões acadêmicas sobre práticas do ensino inclusivo (Atendimento Educacional Especializado – AEE);
  • Dialogar e elaborar materiais didáticos à luz das perspectivas teóricas estudadas.

Para isso, o curso inclui disciplinas como Deficiência física e AEE e Cultura corporal: interfaces com a psicomotricidade. 

5 – Educação Física Escolar com ênfase na Educação Infantil

Tratando-se de crianças com até cinco anos, a educação infantil lida com período de grande desenvolvimento físico, motor, cognitivo, social e emocional. Por isso, os profissionais que desejam atuar com esse público, precisam desenvolver habilidades específicas. A pós-graduação em Educação Física Escolar com ênfase na Educação Infantil permite:

  • Estimular a reflexão sobre os aspectos diretamente relacionados ao planejamento pedagógico, didática, currículo, seleção de conteúdos e avaliação;
  • Propor a ampliação do olhar do profissional de educação física para a criança como produtora de cultura, a desesportivização e a inserção de discussões sociais como escopo de atuação;
  • Compreender a importância do lúdico na educação física;
  • Conhecer práticas pedagógicas inclusivas que respeitem e privilegiem a diversidade cultural.

Todas essas opções de pós-graduação em Educação Física Escolar oferecem um grau de especialização que, além de tornar o profissional mais preparado para atuar com jovens em diferentes faixas etárias e com diferentes condições, também o torna mais desejado no mercado. A capacitação permite que o profissional de educação física acumule ferramentas que são desejadas para o desenvolvimento das crianças. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades