Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós-graduação em Educação Ambiental: conheça essa especialização

imagem para ilustrar o texto sobre pós-graduação em educação ambiental

Se você está precisando de um crescimento profissional, a pós-graduação EAD em Educação Ambiental é uma ótima opção de curso para investir na sua carreira. Na especialização, você se tornará um profissional que elabora ações de planejamento, execução e avaliação voltadas para a Educação Ambiental.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O curso é destinado a profissionais da educação e de outras áreas ligadas às ciências da natureza, bem como aos demais interessados em adquirir ferramentas para a capacitação do desenvolvimento de políticas e ações educativas voltadas para conservação ambiental.  

Gostou da especialização? Continue a leitura!

Qual a importância da pós-graduação em Educação Ambiental?

Antes de falar mais sobre o curso de pós graduação em educação ambiental, é preciso falar um pouco da importância desse tipo de educação mais sustentável. 

Como sociedade, a educação nos proporciona a construção coletiva de técnicas produtivas, de estratégias de gestão política e social, de práticas culturais, de saberes filosóficos e de orientação ética e moral, de conhecimentos acerca das trajetórias humanas e sua relação com o ambiente. 

Se educar é formar as gerações futuras para atuar no e sobre o mundo. Um dos mais importantes temas a serem trabalhados quando se refere à educação é a conservação do meio ambiente. 

Desde a expansão da Revolução Industrial, no século XIX, a humanidade tem produzido transformações cada vez mais drásticas no planeta: níveis inéditos de poluição, emissão de gases na atmosfera, aquecimento global, entre outros. Estes são alguns efeitos nocivos produzidos pela humanidade.

Em resposta a isso, desde a segunda metade do século XX, os países têm desenvolvido estratégias para lidar com o desenvolvimento sustentável. Promulgada em 1999 no Brasil, a Lei 9795/1999 versa sobre a Política Nacional de Educação Ambiental e a define da seguinte maneira: 

“Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.” (Política Nacional de Educação Ambiental – Lei nº 9795/1999, Art 1º). 

Diante do desafio da conservação ambiental, alinhando-se ao proposto pela Lei 9795/1999, é urgente e imprescindível que a educação se empenhe em construir caminhos que garantam ao mesmo tempo a continuidade do desenvolvimento tecnológico humano e a sobrevivência das futuras gerações. 

Por isso, a educação ambiental se trata de um processo educativo que garanta que esse desenvolvimento se dê de maneira sustentável. É este o objetivo da pós-graduação em Educação Ambiental: fornecer ferramentas para a elaboração de ações de planejamento, execução e avaliação voltadas para a Educação Ambiental.

Objetivos do curso

O curso de especialização em Educação Ambiental tem como objetivo principal proporcionar a profissionais de diversas áreas ferramentas teórico metodológicas para o desenvolvimento de processos educativos voltados para a importância da Educação ambiental na formação cidadã do sujeito e no desenvolvimento sustentável da sociedade

Além disso, há outros objetivos, como: 

  • Avaliar Políticas Públicas em Educação Ambiental e sua importância da noção de sustentabilidade na sociedade contemporânea. 
  • Compreender a concepção de ciências naturais como construção humana, que exerce influência nos processos produtivos e no desenvolvimento econômico e social das sociedades.
  • Analisar os impactos de intervenções humanas na degradação ou conservação ambiental, capacitando a análise de proposições e resoluções favorecedoras da conservação do meio ambiente como uma necessidade humana. 

Quais as competências desenvolvidas?

O profissional da pós-graduação em Educação Ambiental será capaz de atuar no campo da educação – presencial ou a distância – utilizando ferramentas metodológicas capacitadoras do desenvolvimento de uma educação voltada para a importância da conservação ambiental no desenvolvimento humano e social. 

Em relação às habilidades, os profissionais podem:

  • Analisar a elaboração de Políticas Públicas em Educação Ambiental, compreendendo seus impactos no desenvolvimento social e econômico dos países;
  • Fomentar a noção de ética e consciência ambiental como elemento fundamental para a formação cidadã;
  • Utilizar ferramentas teórico-metodológicas oriundas das ciências naturais para analisar processos produtivos e de desenvolvimento econômico e social;
  • Elaborar proposições de intervenções humanas que fomentem a conservação ambiental.  

Quer saber mais? Confira o vídeo que a Giani Vendramel De Oliveira, coordenadora de pós-graduação, preparou sobre o assunto:

Disciplinas e carga horária do curso

  1. Educação ambiental e o enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA);
  2. Gestão da responsabilidade social e ambiental;
  3. Sustentabilidade;
  4. Aprendizagem Criativa e Cultura Maker;
  5. Sistemas Adaptativos, Ensino Híbrido e Metodologias Ativas;
  6. Competências e habilidades em ciências da natureza e suas tecnologias;
  7. Planejamento, didática e avaliação no ensino fundamental e ensino médio;
  8. BNCC e as Competências Socioemocionais;
  9. Gestão de carreira.

A carga horária total do curso é de 360 horas, sendo ministrado em 9 disciplinas. A pós-graduação EAD em Educação Ambiental pode ser realizada em 6 ou 10 meses. Aproveite e confira a importância da educação ambiental para a sociedade atual.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades