Pós-graduação em Farmácia: veja as melhores opções

farmacêutica para ilustrar texto sobre pós-graduação em Farmácia

Alguns campos de atuação são tão abrangentes que, ao começar a graduação, já dá para compreender que há muitos caminhos a seguir. Em alguns casos, como no estudo de farmácia, por exemplo, os profissionais têm contato com diversos segmentos e, ainda na universidade, fazem uma variedade de atividades através dos estágios obrigatórios. Mas, como fica claro no curso, em alguns casos é necessário uma especialização, como uma pós-graduação em Farmácia

E há diversas opções como os cursos oferecidos por nossas instituições. Eles permitem uma atuação mais aprofundada, e ainda oferecem oportunidades de crescimento no âmbito corporativo, colocando os profissionais em destaque. 

A pós-graduação EAD ainda é adequada para profissionais de outras áreas, que desejam atuar com o aspecto administrativo do segmento. Além disso, o fato de ser online permite aos profissionais mais flexibilidade para incorporar às aulas ao dia a dia e adequar os estudos à sua rotina. 

Pós-graduação em Farmácia

São cinco opções oferecidas por nossas instituições, incluindo um MBA, que abrangem aspectos distintos da atuação nesse segmento, incluindo gestão, farmácia clínica e até marketing. Confira: 

1 – Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica

Essa pós-graduação é destinada aos farmacêuticos que desejam se especializar no atendimento de pacientes, direta ou indiretamente, realizar consultas, prescrições farmacêuticas ou revisões farmacoterapêuticas seguras. 

As aulas tem como objetivo:

  • Capacitar para realizar anamnese farmacêutica;
  • Realizar prescrição de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e suplementos e revisão farmacoterapêutica;
  • Identificar ações e implementar melhorias na prática da assistência farmacêutica em diversos setores (hospitalar, laboratorial, dispensação, atenção básica, entre outros); 
  • Integrar a interpretação de exames laboratoriais ao atendimento farmacêutico;
  • Compreender os aspectos legais da prescrição farmacêutica e implementação de sala de atendimento farmacêutico.

São 9 disciplinas, incluindo os segmentos da farmacologia e farmácia clínica, como sistema nervoso e endócrino, respiratório e cardiovascular, e gastrointestinal, renal e hepático. Inclui também boas práticas de prescrição e toxicologia clínica, negociação e gestão de conflitos, ética e deontologia e gestão de carreira. 

2 – MBA em Gestão de Farmácia e Drogaria

Além de farmacêuticos, esse MBA abrange profissionais como gestores, administradores e outros cargos que estejam inseridos ou que desejam inserir-se no segmento de gestão de farmácias e drogarias.

O objetivo geral é apresentar aos alunos as principais ferramentas de administração de farmácias e drogarias e sua importância na diferenciação e manutenção da empresa no mercado.

Com a pós-graduação, os estudantes poderão: 

  • Analisar o mercado farmacêutico;
  • Elaborar um planejamento estratégico de diferenciação de serviços;
  • Gerir adequadamente as finanças e estoques da farmácia implementando uma gestão de custos eficiente além de trabalhar com uma parceria melhor com os laboratórios farmacêuticos;
  • Melhorar a motivação e produtividade dos funcionários;
  • Entender e gerenciar as obrigações legais que envolvem a profissão;
  • Criar ferramentas de fidelização e estratégias de marketing;
  • Aprender a criar objetivos alcançáveis e atender às demandas de mercado.

3 – Gestão Farmacêutica

Também voltada para um público mais amplo, a pós em gestão farmacêutica tem foco em profissionais que desejam trabalhar com gestão de farmácias e drogarias. Os objetivos específicos incluem: 

  • Apresentar os principais aspectos regulatórios do varejo farmacêutico;
  • Compreender melhor as obrigações legais que envolvem a profissão; 
  • Gerir adequadamente as finanças e estoques da farmácia implementando uma gestão de custos eficiente;
  • Melhorar a motivação e produtividade dos funcionários; 
  • Criar ferramentas de fidelização e estratégias de marketing; 
  • Aprender a criar objetivos alcançáveis e atender às demandas de mercado.

As disciplinas oferecem um olhar abrangente para a atuação, incluindo ética e deontologia, empreendedorismo, marketing e até competências socioemocionais. 

4 – Marketing em Farmácia

O marketing em farmácia permite aos profissionais uma especialização com um olhar no produto e suas oportunidades. É destinada a profissionais farmacêuticos, da área da dispensação ou manipulação, gerentes, balconistas de loja do ramo farmacêutico, graduados em administração de empresas e propaganda e marketing. Confira os objetivos específicos da pós: 

  • Capacitar o aluno a entender a importância de cada uma das ferramentas que possibilitam bom planejamento do marketing digital;
  • Utilizar as ferramentas e estratégias de marketing digital e suas aplicações; Entender sobre a segmentação de mercado e comportamento do consumidor no mundo digital; 
  • Explorar a marca e desenvolver estratégias de comunicação digital para empresas do ramo farmacêutico.

5 – Farmácia como Negócio Digital

O principal papel da especialização é fornecer conhecimentos que ofereçam uma atuação específica e alinhada com as inovações tecnológicas e tendências do mercado. 

Essa pós-graduação em negócios digitais oferece as duas oportunidades, preparando os profissionais farmacêuticos, gerentes de lojas do ramo, além de graduados em administração de empresas e propaganda e marketing para uma atuação adequada com as renovações do mercado de trabalho. 

Entre os objetivos específicos estão:

  • Capacitar o aluno a compreender sobre a importância dos fatores que interferem num bom planejamento do universo digital; 
  • Ensinar e aplicar as ferramentas e estratégias de marketing digital; 
  • Entender sobre a segmentação de mercado e comportamento do consumidor no mundo digital;
  • Explorar a marca e desenvolver estratégias de comunicação digital para empresas do ramo farmacêutico.

Como vimos, são muitas as possibilidades de pós-graduação em Farmácia, tanto para profissionais farmacêuticos, quanto para quem atua em outros segmentos, mas vê no setor uma oportunidade de se desenvolver profissionalmente.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!