Ir para o conteúdo
Você na Pós

Conheça a pós-graduação em Inclusão e Diversidade na Educação e confira tudo sobre o curso

imagem para ilustrar o texto de pós-graduação em Inclusão e Diversidade na Educação

A inclusão e diversidade são temas muito importantes para a área educacional. É preciso aperfeiçoar cada vez mais profissionais com ferramentas teórico-metodológicas que  facilitem a elaboração, planejamento e execução de ações educacionais voltadas para a inclusão e o respeito à diversidade na educação. Pensando nisso, ao longo da pós-graduação em Inclusão e Diversidade na Educação, profissionais terão acesso a bases legais, ferramentas teóricas e metodológicas, e a conhecimentos esquematizados para a prática docente voltada à promoção da inclusão e da diversidade nos mais diversos ambientes educacionais. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

O curso é destinado aos professores, educadores, coordenadores pedagógicos, gestores e demais profissionais da educação.

Gostou desta especialização? Continue a leitura abaixo!

Por que apostar na pós-graduação em Inclusão e Diversidade na Educação?

A educação é um pilar fundamental na construção de qualquer sociedade. Na sociedade contemporânea, a educação formal ocupa um lugar imprescindível, fornecendo aos sujeitos em formação ferramentas intelectuais acumuladas ao longo de séculos. Estes instrumentos possibilitam aos alunos crescer e se inserir em uma sociedade na qual o trabalho, a ciência, a ética nas relações sociais, o pensamento crítico e o espírito investigativo/criativo se tornaram elementos fundamentais ao convívio e bem-estar coletivo.

Leia mais: conheça empresas que são exemplos de diversidade e inclusão

É crescente a preocupação com a inclusão no processo educacional. Sabendo que a construção de uma sociedade plural só é possível por meio de uma educação que valorize a pluralidade – seja étnico-racial, de gênero, ou de ritmos de desenvolvimento cognitivo – e atue na construção de processos educativos verdadeiramente inclusivos.

Para além de “matricular” o estudante na escola, seu processo de inclusão depende não apenas de sua permanência, mas da pavimentação de um caminho que lhe permita o desenvolvimento máximo de suas potencialidades técnicas, intelectuais e artísticas, bem como levem em conta o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais, possibilitando que este estudante se entenda como parte – e parte importante – de uma sociedade que procura avançar na direção da pluralidade, da diversidade e da inclusão.

Objetivos da pós-graduação EAD

O objetivo do curso é capacitar profissionais da educação de diversas áreas para a instrumentalização de ferramentas teórico-metodológicas que possibilitem, ampliem e consolidem práticas educacionais de inclusão e respeito à diversidade na educação.

Além disso, há outros objetivos, como: 

  • Analisar as principais legislações que envolvem a regulamentação das políticas públicas de inclusão e multiculturalidade.
  • Compreender a importância das relações de gênero e étnico-raciais no contexto da democratização do acesso e permanência dos estudantes no ambiente escolar e seu consequente sucesso no processo educacional.
  • Discutir o processo de formação inicial e continuada do profissional da educação, em especial no que tange à capacidade de fomento de uma educação inclusiva e uma gestão democrática do ambiente escolar.
  • Conhecer processos educacionais que envolvam estudantes com TGD (Transtornos Globais do Desenvolvimento), altas habilidades ou superdotação, avaliando estratégias para o Atendimento Educacional Especializado. 

banner sobre o e-book com tendências de carreira na área de Educação e Tecnologia

Quais as competências desenvolvidas?

Atuar em diversos setores da educação – como educador, professor, coordenador pedagógico ou gestor educacional – recrutando ferramentas teórico-metodológicas que possibilitem ao profissional o planejamento, execução e avaliação de estratégias educacionais que fomentem uma educação inclusiva, considerem a diversidade dos sujeitos envolvidos na educação e, assim, ampliem a noção de uma educação cidadã.

Em relação às habilidades, os profissionais podem:

✔ Instrumentalizar de maneira reflexiva conceitos teórico-metodológicos que viabilizem uma educação inclusiva e respeitem a diversidade do ambiente escolar;

✔ Fomentar situações educacionais inclusivas, que respeitem a democratização do ensino e auxiliem no desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes;

✔ Aplicar estratégias que possibilitem o acompanhamento de estudantes com TDG, altas habilidades ou superdotação, considerando os conhecimentos produzidos no campo do AEE – Atendimento Educacional Especializado;

✔ Construir situações educacionais que considerem a importância das relações de gênero e étnico-raciais no processo de democratização do ensino nos diversos ambientes educativos. 

Disciplinas e carga horária do curso

  1. Legislação e Políticas Públicas de Inclusão e Multiculturalidade;
  2. Educação e Relações de Gênero: A Escola e o Combate à Violência de Gênero;
  3. Educação e Relações Étnico-Raciais: A Escola e o Combate ao Racismo;
  4. TGD, altas habilidades, superdotação e AEE;
  5. Tecnologia assistiva e comunicação alternativa;
  6. Gestão democrática e interfaces com os espaços educativos;
  7. Adolescência e juventude: características e desafios;
  8. BNCC e as Competências Socioemocionais;
  9. Gestão de Carreira.

A carga horária total do curso é de 360 horas, sendo ministrado em 9 disciplinas. Invista na sua carreira com uma pós-graduação EAD em Inclusão e Diversidade na Educação em 6 ou 10 meses. Não pense duas vezes e faça a sua especialização agora mesmo! Você sempre estará na frente do seu objetivo profissional e ainda se manterá atualizado na área escolhida.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades